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Bruno Silva Desenvolvido a partir de

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Apresentação em tema: "Bruno Silva Desenvolvido a partir de"— Transcrição da apresentação:

1 Bruno Silva Desenvolvido a partir de http://www.wthreex.com/rup/
Processo Unificado Bruno Silva Desenvolvido a partir de

2 Processo Unificado Corresponde a uma framework de processos unificado, popular, iterativo e incremental voltado para o desenvolvimento de software. Ciclo de vida Concepção. Elaboração. Construção. Transição.

3 Histórico Criado Pela Rational
Também Criadora da UML Rational é bem conhecida pelo seu investimento em orientação em objetos.  O Rational Unified Process (RUP) é uma metodologia completa criada pela Rational para viabilizar que grandes projetos de software sejam bem sucedidos. 

4 Conceitos Fundamentais
Iterativo e Incremental Voltado à casos de uso Focado em Riscos Centrado na Arquitetura

5 Principios básicos Uso de iterações para evitar o impacto de mudanças no projeto, Gerenciamento de mudanças e Abordagens dos pontos de maior risco o mais cedo possível.

6 Processo Unificado

7 Fases Iterações e Macros

8 Disciplinas Sequência de tarefas encadeadas e relacionadas a um aspecto importante do projeto. As disciplinas descrevem o aspecto estático do processo Descrito em termos de componentes, disciplinas, atividades, fluxos de trabalho, artefatos e papéis do processo

9 Disciplinas

10 Características Apesar de parecer um modelo em cascata, na verdade cada fase é composta de uma ou mais iterações, o que se assemelha a um modelo em espiral.  Iterações Curtas (1-2 semanas) Reduz o impacto de mudanças

11 Conceitos Chaves

12 Processo Um processo é um conjunto de passos parcialmente ordenados com a intenção de atingir uma meta. No RUP, eles são organizados em um conjunto de disciplinas para posteriormente definirem os fluxos de trabalho e outros elementos do processo.

13 Processo

14 Processo em Engenharia de SW
 Em engenharia de software, a meta é criar um software ou aperfeiçoar um existente.

15 Disciplinas Uma disciplina é um conjunto de atividades relacionadas a uma 'área de interesse' importante em todo o projeto. 

16 Disciplina  Ajuda a compreender o projeto a partir de uma perspectiva em cascata 'tradicional'. 

17 Fluxo de trabalho Para descrição de um processo é necessária uma forma para descrever as seqüências significativas das atividades que produzem algum resultado importante. O fluxo de trabalho é uma seqüência das atividades que produzem um resultado de valor observável.

18 Fluxo de Trabalho

19 Detalhamento do Fluxo de Trabalho
Diagramas de detalhamento do fluxo de trabalho que mostram os agrupamentos das atividades que, geralmente, são executadas "em conjunto"

20 Papéis Um papel é uma definição abstrata de um conjunto deatividades executadas e dos respectivos artefatos. Um membro da equipe do projeto geralmente desempenha muitos papéis distinto. Os papéis não são pessoas; pelo contrário, eles descrevem como as pessoas se comportam no negócio e quais são as responsabilidades que elas têm.

21 Papéis

22 Papéis Papéis Analistas Desenvolvedores Testadores Gerentes
Outros papéis

23 Trabalhadores Um trabalhador é alguém que desempenha um papel e é responsável pela realização de atividades.

24 Papéis, atividades e fluxos de trabalho

25 Atividades Uma atividade é algo que um papel faz e produz um resultado significativo no contexto do projeto.

26 Artefatos Artefatos são produtos de trabalho finais ou
intermediários produzidos e usados durante os projetos. Um artefato pode ser um dos seguintes elementos: – Um documento, como Caso de Negócio ou Documento de Arquitetura de Software – Um modelo, como o Modelo de Casos de Uso ou o Modelo de Design – Um elemento do modelo, ou seja, um elemento existente em um modelo, como uma classe ou um subsistema.

27 Artefatos e ferramentas nas fases do ciclo do processo

28 Elementos Essenciais do Processo
Introdução Visão—Desenvolver uma Visão Plano—Gerenciar para o Plano Riscos—Diminuir os Riscos e Acompanhar as Questões Relacionadas Caso de Negócio—Examinar o Caso de Negócio Arquitetura—Projetar a Arquitetura de um Componente Protótipo—Criar e Testar o Produto Gradativamente Avaliação—Avaliar os Resultados Regularmente Solicitações de Mudança—Gerenciar e Controlar Mudanças Suporte ao Usuário—Implantar um Produto Utilizável Processo—Adotar um Processo que se Ajuste ao Projeto Conclusão

29 Disciplinas dirigidas por Casos de uso

30 Conjunto de Artefatos da Modelagem de Negócios
Descreve as regras, requisitos e atores do negócio Visão atual e futura

31 Requisitos Workflow

32 Conjunto de Artefatos de Requisitos

33 Requisitos: Atividades e Fluxos

34 Análise e Design: workflow

35 Análise e Design: papéis e artefatos

36 Análise e Design: atividade e fluxos

37 Implementação: papéis e artefatos

38 Implementação: atividade e fluxos

39 Testes: papéis e artefatos

40 Testes: atividades e fluxos

41 Implantação: papéis e artefatos

42 Fases e Marcos

43 Ferramentas de Gerenciamento
Rational Rational Rose Project


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