A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CICLO I – 05/02/2012 SANDRA BENETTI AS BEM-AVENTURANÇAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CICLO I – 05/02/2012 SANDRA BENETTI AS BEM-AVENTURANÇAS."— Transcrição da apresentação:

1 CICLO I – 05/02/2012 SANDRA BENETTI AS BEM-AVENTURANÇAS

2 EVANGELHO de MATEUS Cap. V, VI e VII
Sermão do Monte, Sermão da Montanha ou Sermão das Bem-Aventuranças. Narra o Novo Testamento que, antes de iniciar sua vida pública, Jesus fez 40 dias de silêncio e meditação no deserto. Esse sermão é a primeira mensagem que, logo no princípio, dirigiu ao povo e é chamado Sermão da Montanha por ter sido proferido nas colinas de Kurun Hattin, ao sudoeste do lago de Genesaré. Neste discurso Jesus fez uma síntese das Leis Morais que regem a humanidade.

3 "Bem-Aventurança na filosofia grega quer dizer "Felicidade".
Bem-Aventuranças "Bem-Aventurança na filosofia grega quer dizer "Felicidade". E a felicidade é o fim último e o supremo bem do homem, o que constitui o verdadeiro sentido de sua vida".

4 Em busca da felicidade "Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração." Jesus – Lucas 12:34 "As estradas que nos levam a felicidade fazem parte de um método gradual de crescimento íntimo cuja prática só pode ser exercitada pausadamente, pois a verdadeira fórmula da felicidade é a realização de um constante trabalho interior". Hammed – Renovando Atitudes

5 Bem-Aventuranças "Bem-aventurança em hebraico quer dizer "em marcha", e a infelicidade é estar parado, parado sobre a imagem, parado sobre os sintomas, parado sobre as memórias". Jean-Yves Leloup

6 Importância do Sermão da Montanha
Gandhi: “Se a humanidade perdesse todas as obras sacras e ficasse apenas o Sermão da Montanha, não teria perdido nada” O Sermão da Montanha é a mais notável contribuição do pensamento em todas as épocas da história para a plenitude humana. (Divaldo Franco) Gandhi levou a Índia à independência e serviu de inspiração para movimentos de não-violência, direitos civis e liberdade em todo o mundo

7 Aplicação do Sermão da Montanha no Dia-a-Dia
Exatamente esse Sermão da Montanha de que iremos nos utilizar hoje, em uma experiência auto-reflexiva Cada um de nós avançará através da meditação nos conceitos de Jesus e na sua aplicação do cotidiano. Já basta admirarmos o Sermão da Montanha e continuarmos os mesmos. Vamos colocar a proposta do bem em nosso íntimo para nos auto-beneficiarmos

8 O que Jesus tem a nos dizer? LE (Allan Kardec) Necessário x Supéfluo
SER X TER LE (Allan Kardec) Necessário x Supéfluo Sofremos mais pelo supérfluo Mais importante: SER BOM SER NOBRE SER PAZ… (NÃO APENAS, “TER PAZ”) Quando se É nada se perde Quando se TEM perde-se pois é transitório Jesus veio do altíssimo para encarnar entre nós para passar a mensagem para que nós fossemos ricos de harmonia interior.

9 SERMÃO DA MONTANHA

10 Como posso ser pobre PELO espírito?
1- Bem-aventurados os pobres pelo espírito, porque deles é o reino dos céus. (S. Mateus, 5:3) Proposta audaciosa! Por quê? Mundo rico de pobres morais Mundo fascinante de poderosos sem força QUAL A MINHA POBREZA INTERIOR? Eu que amo o PRAZER, AO LUXO, AO PODER pelo apegos ancestrais resultantes do meu processo evolutivo Como posso ser pobre PELO espírito? TENDO, sem ser encarcerado na POSSE TER as coisas mas não depender delas para estabelecer paradigmas de felicidade: “Eu somente serei feliz quando…quando tiver isso, aquilo, quando conquistar uma pessoa, quando ocupar uma posição de destaque…..”

11 1- Bem-aventurados os pobres pelo espírito, porque deles é o reino dos céus. (S. Mateus, 5:3)(cont...) Jesus citou a humildade como a primeira bem-aventurança. EU destituído de coisas O mundo que entorpercemos com as nossas paixões e que celebrizemos através das ambições sempre saciadas SER parece não ter muito valor pois fazem-se escândalos somente para APARECEREM. É necessário ser pobre pelo espírito. Usar sem abusar, desfrutar os bens da Terra que são mensagens dos bens do Céus, mas deixá-los coma naturalidade de quem não os têm.

12 2- Bem-aventurados os que têm puro o coração, , porquanto verão a Deus (S. Mateus, 5:8)
Para ser puro de coração temos que aprender a libertamos do que temos. Mas principalmente nos libertamos daquilo de que gostaríamos de ter. É até admissível que a pessoa se a apegue ao que tem mas apeguar-se aquilo que gostaria de ter e não valorizar a vida diante de todas as concessões que lhe estão alcance? É um desequílibrio interior de visão a respeito da vida EXEMPLO DE PUREZA DE CORAÇÃO: A LUZ

13 2- Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus (S. Mateus, 5:8) (cont...)
EXEMPLO DE PUREZA DE CORAÇÃO: A LUZ Então, ser puro de coração é ter a capacidade de onde quer que esteja não se impregnar do valores ambientais Tem pessoas que entre ociosos logo aderem, aflitos logo se agitam, desesperados logo se perturbam. E quando são convidados à harmonia, não tem espaço mental porque estão agitados.

14 SÓ AMA QUE TEM SENTIMENTOS NOBRES, DESPOJADO DO SENTIMENTO DE POSSUIR.
2- Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus (S. Mateus, 5:8) (cont...) Aparentemente estão com um sorriso, mas a mente está profundamente aturdida A necessidade de ser puro de coração é aquela mesma de conseguir : AMAR SEM NENHUMA EXIGÊNCIA SÓ AMA QUE TEM SENTIMENTOS NOBRES, DESPOJADO DO SENTIMENTO DE POSSUIR.

15 2- Bem-aventurados os que têm puro o coração, porquanto verão a Deus (S. Mateus, 5:8) (cont...)
Aquele que é consciente é puro, porque é consciente de que seu erro abre uma porta para experimentar a sua própria essência. Bem-aventurados os limpos de coração que projetam a claridade de seus intentos puros sobre todas as situações e sobre todas as coisas, porque encontrarão a "parte melhor" da vida, em todos os lugares, conseguindo penetrar a grandeza dos propósitos divinos. Entendendo o estagio de cada um.

16 3- Bem-aventurados os misericordiosos, porque obterão misericórdia. (S
3- Bem-aventurados os misericordiosos, porque obterão misericórdia. (S. Mateus, 5:7) Bem-aventurados os misericordiosos, que se compadecem dos justos e dos injustos, dos ricos e dos pobres, dos bons e dos maus, entendendo que não existem criaturas sem problemas, sempre dispostos à obra de auxílio fraterno a todos, porque, no dia de visitarão da luta e da dificuldade, receberão o apoio e a colaboração de que necessitem. PERDÃO DAS OFENSAS INDULGÊNCIA

17 4- Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. (S
4- Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. (S. Mateus, 5:4, 6 e 10) Os que choram se encontram envolvidos num processo de crescimento. Eles serão consolados quando o valor projetado, for recuperado no interior de si mesmo. Quando seu choro é aquele que evoca uma nova atitude diante de erros cometidos -Neste sentido chorar é ter saúde espiritual.

18 4- Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. (S
4- Bem-aventurados os que choram, pois que serão consolados. (S. Mateus, 5:4, 6 e 10)(cont...) O choro e o sofrimento são consequências da incompreensão e dos transviamentos das leis que regem a evolução humana. Bem-aventurados os que sabem esperar e chorar, sem reclamação, suportando e compreendendo nos adversários e nas circunstancias que os ferem a impeli-los para diante, porque realmente serão consolados.

19 5- Bem-aventurados os brandos, porque eles possuirão a Terra. (S
5- Bem-aventurados os brandos, porque eles possuirão a Terra. (S. Mateus, 5:5) Herdar a terra significa adquirir uma consciência em saber se relacionar ao todo ou de ter uma participação pessoal no todo. A violência desde sempre tem sido um meio utilizado pelo homem para o domínio, em dano para os mansos e cordatos. Porém a Terra esta passando por profundas transformações, num processo de seleção que já esta em curso. Uma nova era de paz e felicidade vai se instalar para os brandos e pacíficos que aqui vivem.

20 6- Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus (S. Mateus, 5:9)
Bem-aventurados os pacificadores que toleram sem mágoa os pequenos sacrifícios de cada dia, em favor da felicidade de todos. Bem-aventurados os mansos, os delicados e os gentis que sabem viver sem provocar antipatias e descontentamentos, mantendo os pontos de vista que lhes são peculiares, conferindo, porém, ao próximo, o mesmo direito de pensar, opinar e experimentar, porque, respeitando cada pessoa, cada coisa em seu lugar, tempo e condição, equilibram o corpo e a alma, herdando valiosas lições na Terra.

21 6- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados
Trata-se de um principio orientador interior, de caráter objetivo. A justiça de estar vivendo de acordo com a verdadeira e real necessidade interior. Sabemos da desigualdade existente e muitos ficam descrentes na justiça. Porém se cada um fizer sua parte estaremos contribuindo para um futuro sem injustiças e mais igualdade.

22 7- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (cont...)
Jesus não se refere, aos que se inconformam com sua condição, protestam, amaldiçoam ou promovem agitações subversivas. Refere-se aos que, qualquer que seja a classe social em que se encontrem, procuram, de consciência tranquila, seguir-Ihe as pegadas, alimentando a nobre aspiração de pautar seus próprios atos de conformidade com os mais altos ideais de justiça e retidão. Respeitando os direitos de seus semelhantes, procurando tirar de sua atuação o maior resultado possível para a evolução própria e o bem alheio.

23 8- Bem-aventuradosos pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus
O papel apropriado do Ego é mediar entre as partes oponentes aos conflitos intrapsíquicos internos. Jesus faz o convite nesta bem aventurança para investirmos na paciência é um valor essencial para sermos pacificadores. Todos ingredientes que acontecem durante nosso dia nos levam a treinar a paciência que é também uma caridade. A afabilidade e doçura também faz parte do pacificador que define uma relação fraterna nos momentos domésticos, de trabalho e de relações em geral.

24 9- Bem-aventuradosos que sofrem perseguição pela justiça, porque o reino dos céus é para eles
O Ego precisa suportar a dor e o sofrimento, sem sucumbir ao amargor e ao ressentimento, para relacionar-se à lei interna objetiva. Não se trata de justiça jurídica, mas de relação, atitude justa e reta que o homem assume. Nos mantermos no caminho que Jesus ensinou pode não ser entendido por muitos que ainda não tenham interiorizado a importância dos valores morais.

25 (MENTE) PSIQUE ENSINAMENTOS DE JESUS Podemos ver através dessa correlação entre os ensinamentos de Jesus e a psique humana que o principal ponto das Bem-aventuranças entendidas psicologicamente é a exaltação do Ego não inflado, um Ego humilde.

26 Na época de Jesus a violência, a ira, a luxúria e os instintos inconscientes eram elementos dominantes e de acordo com Jesus o Ego deve ser esvaziado dessas indefinições e ser capaz de perceber um algo a mais que há dentro dele. Vejam como continuamos lidando depois de dois mil anos com os mesmos instintos.

27 Os ensinamentos de Jesus devem ser tomados como um manual a ser estudado, entendido e seguido.

28 A fonte do sofrimento está dentro de nós, isso significa que podemos fazer algo para acabar com esse incômodo. Se sentirmos dor durante essa caminhada é porque deixamos de respeitar as leis divinas e naturais mas estamos sendo alertados a voltar para o caminho do bem.

29 Música Espírita – Tim & Vanessa “As Bem-Aventuranças” http://www

30 Bibliografia O Evangelho Segundo O Espiritismo (Allan Kardec, Cap. V, VII, VIII, IX e X. O Livro dos Espíritos, Cap. V, Questões 715 à 717. Divaldo Franco – Palestra “Jesus & Vida – Estudo do Sermão da Montanha”: Psicologia do Evangelho – Adenauer Novaes.

31 BOA SEMANA


Carregar ppt "CICLO I – 05/02/2012 SANDRA BENETTI AS BEM-AVENTURANÇAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google