A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 בית ספר וייצמן 2010 - תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ Instituição Educativa: Instituto Hebreo Chaim Weizmann Santiago,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 בית ספר וייצמן 2010 - תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ Instituição Educativa: Instituto Hebreo Chaim Weizmann Santiago,"— Transcrição da apresentação:

1 1 בית ספר וייצמן 2010 - תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ Instituição Educativa: Instituto Hebreo Chaim Weizmann Santiago, Chile Diretor Geral: Sergio Herskovits Director CREA: Daniel Tramer Equipe de trabalho: Deborah Milkes Rivka Openhaim Vivian Talesnik Tutora Metodológica: Julie Kershenovich Tutor de Conteúdos: Gabriel Ben Tasgal Diretora dos projetos "Shituf" e "Reshet.il" Gaby Kleiman Com o apoio de: "Keren Pincus" para a Educação Judaica na Diáspora, Israel e o "Projeto Jail"

2 2 Folha de trabalho Nº1 Tabela de publicidades Marquem com um X de acordo com as características de cada publicidade. Na última coluna descrevam a mensagem que se transmite. Mensagem que transmite Com humor Negativa Com ventagem emocio- nal IndiretaDiretaPublicidad Praia Jaial Lenços Futebol Câncer Bebidas Avião Ortodoxos Papai Noel Mitzraim

3 3 Folha de trabalho Nº2 Questionário Respondam às seguintes perguntas: 1. O que é um líder? Escrevam uma definição de líder. 2. Quem consideram líder? Citem alguns exemplos. 3. Quais são os líderes do povo judeu que conhecem?

4 4 Folha de trabalho N°3 Personagens e líderes do nosso povo Observem as fotografias e coloquem abaixo de cada uma delas a informação que conhecem sobre a personagem.

5 5

6 6 Folha de trabalho N°4 Apresentação de personagens 1.Complete a seguinte ficha sobre a personagem que foi designada a você com a ajuda da bibliografia. 2. Qual é a contribuição da personagem para a história de Yerushalaim ? Nome completo: Lugar e data de nascimento: Lugar e data de falecimento:

7 7 Folha de trabalho N°5 Conhecendo Yerushalaim Leiam as seguintes afirmações e escrevam se são verdadeiras ou falsas. Caso sejam falsas, deverão escrevê-las corretamente. 1. A Porta de Sião é a entrada principal da cidade antiga pelo oeste. 2. A sinagoga deste hospital é famosa pelas suas obras de arte. Realizadas por Marc Chagall em 1962, contam a história das doze tribos de Israel. 3. Teodoro Hertzl deixou uma marca fortíssima em Yerushalaim com o moinho de vento em Iemin Moshe.

8 8 4. O museu Yad Vashem está dedicado às vítimas do nazismo e está situado perto do monte Hertzl. 5. As muralhas da cidade antiga possuem 10 portas. 6. O Beit Hamishpat Haelion é o parlamento de Israel situado em Guivat Ram em Jerusalém, onde são promulgadas as leis, são eleitos o presidente e o primeiro-ministro e é supervisionado o trabalho do governo.

9 9 8. As muralhas que rodeiam a Cidade Velha possuem uma área de apenas um quilômetro quadrado. Essas muralhas foram construídas pelo Rei David. 9. O bairro do velho mercado está situado entre a rua Agripas, a Majané Yehuda e o Caminho de Yafo. O mercado é ao ar livre. Às sextas-feiras o lugar se torna extremamente ativo porque o público adquire alimentos e outros produtos para o Shabat. É o maior mercado da cidade nova de Jerusalém; foi estabelecido em 1928 e deve seu nome ao nome do bairro. 7. Em 2005, Hadassah foi nomeado para receber o Prêmio Nobel da Paz em reconhecimento pelo tratamento igualitário dado a todos os seus pacientes, independentemente das diferenças étnicas e religiosas, e pelos seus esforços na construção de caminhos para a paz.

10 10 11. A pedra angular da Universidade Hebraica de Jerusalém foi colocada em Ein Kerem em 1918, e em 1° de abril de 1925 foi realizado o ato inaugural com a presença de, entre outros, lorde Arthur Balfour, o poeta nacional Jaim Najman Biálik e Jaim Weizmann. Albert Einstein deu a aula inaugural. 12. Moisés Montefiore construiu o primeiro bairro fora das muralhas de Jerusalém antiga. 10. O museu de Israel apresenta um fascinante panorama da civilização judaica, desde a época bíblica até nossos dias, através da arqueologia, da etnologia e da arte. A principal atração deste museu é o santuário do Livro, onde estão expostos os famosos manuscritos do mar Morto, entre os quais se destaca o “Livro de Isaías” (século I a.C.), que é o texto bíblico mais antigo descoberto até hoje.

11 11 A que lugar, dos visitados durante o tiul, corresponde cada fotografia?

12 12

13 13

14 14 Designem a cada tajana um ADN particular de acordo com as vivências dos integrantes do grupo em relação a elas. Exemplo: Moinho de Montefiori: como símbolo do primeiro bairro judaico fora das muralhas da Cidade Velha. 1.Porta de Jaffa. 2.Muralhas de Yerushalaim. 3.Shuk cidade velha. 4.Monte das oliverias. 5.Universidade Hebraica. 6.Hadassah. 7.Corte Suprema – Kneset – Residência do Primeiro Ministro. 8.Museu de Israel – Yad Vashem. 9.Shuk Majane Iehuda. 10.Kotel.

15 15 Folha de trabalho N°6 Três religiões Imaginem e escrevam como cada uma destas pessoas completaria a seguinte reflexão: Yerushalaim é importante para mim e para meu povo porque… Amir Ben David: Dikran Shahagian: Abdul Shaid:

16 16 Folha de trabalho N°7 Yerushalaim- A História Respondam e/ou completem com a informação obtida do documentário. 1. Se diz que o Rei David criou Yerushalaim porque… 2. Se diz que o Rei Salomão foi quem… 3. Se diz que Herodes… 4. Se diz que Hertzl foi… 5. Durante o documentário foram mencionados importantes acontecimentos. Coloquem cada um deles em sua correspondente data. 1000 AC: 800 AC: 70 DC: 1860: 1948: 1967: 1987: 6. Em Yerushalaim é possível encontrar três religiões monoteístas. Mencione-as. 1. 2. 3.

17 17 7. Por que o Monte das Oliveiras é considerado lugar sagrado tanto para judeus como para muçulmanos e cristãos? 8. Mencionem lugares sagrados da igreja católica, ortodoxa e armênia. 9. De acordo com o relato do senhor Mehiujas, como era a relação com os árabes no passado? 10. O que contam no documentário sobre Yemin Moshe? 11. Quais foram as consequências entre judeus e árabes trazidas pela guerra de 1948? 1. 2. 3. 4.

18 18 12. Escutem com atenção as palavras de Teddy Kollek. Qual foi seu principal objetivo/desejo a ser alcançado durante os anos de sua gestão? 13. Ao finalizar a projeção, pensem durante alguns minutos. Escrevam o que mais despertou o seu interesse, o que mais chamou a sua atenção ou aquilo que os mobilizou internamente em relação a esta maravilhosa cidade e o motivo. 14. Que ADN de Yerushalaim você poderia destacar neste momento? “Yerushalaim, cidade… “

19 19 Folha de trabalho N°8 Yerushalaim – A religião Respondam e/ou completem com a informação obtida do documentário. 1."Jerusalém como centro de religiões" O documentário se refere a quais religiões? 2.Como se organizaram as diferentes igrejas para compartilhar sem enfrentamentos os diferentes lugares sagrados como o lugar da ascensão de Cristo? 3.Relacione os seguintes termos num breve texto: Cúpula da Rocha – Monte Moryah – Islã – Abraão – Rei Salomão.

20 20 4.Escrevam a resposta dada pelo historiador à seguinte pergunta: Por que as três religiões se enfrentam se todas creem num único Deus? 5.Desenhem a paisagem de Yerushalaim que mais atraiu a atenção de vocês durante a projeção do documentário.

21 21 Folha de trabalho N°9 Yerushalaim – A Paz uma carta à paz em Yerushalaim. uma canção à paz em Yerushalaim. um conto ou relato que fale sobre a paz. Selecionem três frases do documentário com as quais mais se identifiquem e baseando-se nelas elaborem uma das seguintes opções de produção: Aqui são apresentadas algumas frases do mesmo documentário que podem ser úteis para vocês: "Todas as religiões querem viver em paz" "Aprender do passado, olhar para o futuro" "A paz como um compromisso de todos" "Conviver com outros num trabalho duro"


Carregar ppt "1 בית ספר וייצמן 2010 - תש''ע - תשע''א קבוצה: ______________ שמות המשתתפים: ______________ Instituição Educativa: Instituto Hebreo Chaim Weizmann Santiago,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google