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Trabalho, alienação e consumo
Prof. Ricardo Lima - Filosofia
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Humanização através do trabalho
O ser humano se faz por meio do trabalho, adquire experiência e desenvolve habilidades.
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Jean Jacques Rousseau Afirma que uma das causas das desigualdades sociais, surgiram na história a partir do surgimento da propriedade privada.
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Karl Marx: o trabalhador e o produto do trabalho
O trabalhador perde mais do que ganha, já que produz para outro: a posse do produto lhe escapa.
5
Alienação: origem e significado
Do latim, alienare, afastar; alienus, que pertence a um outro; alius, outro. Portanto, alienar, é tornar alheio, transferir para outrem o que é seu.
6
O conceito de fetichismo da mercadoria para Karl Marx
É o processo pelo qual a mercadoria, um ser inanimado, adquire "vida" porque os valores de troca tornam-se superiores aos valores de uso, e passam a determinar as relações humanas, ao contrário do que deveria acontecer.
7
O conceito de reificação para Marx
É a transformação dos seres humanos em coisas. A "humanização" da mercadoria, leva à desumanização da pessoa, à sua coisificação, o indivíduo é transformado em mercadoria.
8
A crítica da Escola de Frankfurt
A técnica aplicada ao trabalho tem provocado a alienação do trabalhador e o esgotamento dos recursos naturais. A exaltação do progresso não tem respeitado o desenvolvimento sustentável.
9
A doença da razão instrumental
O filósofo Max Horkheimer nos indica que a razão instrumental na modernidade possui, segundo suas palavras, uma doença: "A doença da razão está no fato de que ela nasceu da necessidade humana de dominar a natureza."
10
Herbert Marcuse e o conceito de unidimensionalidade
A perda da dimensão crítica, pela qual o trabalhador não percebe a exploração de que é vítima.
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