A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Democracia, Poder e Participação Política

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Democracia, Poder e Participação Política"— Transcrição da apresentação:

1 Democracia, Poder e Participação Política
Março Lilás 2015 Democracia, Poder e Participação Política

2

3 Refletindo as imagens Políticos decidem sozinhos- interesses individuais Povo como mero expectadores Descrédito nos políticos Corrupção Financiamento de campanhas Enganação

4 QUE IDÉIA TRAZ ESTA IMAGEM?

5 E estas?

6 Refletindo as imagens Direito do povo Democracia e visibilidade
Liberdade popular Cidadania Organização e mobilização Luta das mulheres pelo voto, pela liberdade, por igualdade

7 O que é Democracia Democracia hoje se funda na crença de que todos os cidadãos e cidadãs têm os mesmos direitos independente de sua origem, classe social, sexo, grau de instrução. Direitos Humanos vão além: os seres humanos são portadores de direitos inalienáveis, independente da delimitação geo-política.

8 Democracia: maioria escolhe seus governantes.
Minorias: não podem ser oprimidas pela maioria, todos(as) têm direitos. Mas... se todos(as) são considerados iguais em suas necessidades, desrespeitamos as necessidades específicas dos grupos ou indivíduos. Ex: crianças, jovens, idosos, mulheres, homossexuais, índios, sem-teto, agricultores(as), aposentados(as), deficientes...

9 O direito à diferença expressa-se nas diferenças individuais: crença, gênero, idade...
Respeitar e dar espaço para estas diferenças se manifestarem é uma atitude democrática e desejável. Grau de desenvolvimento de uma democracia pode ser medido por este respeito.

10 Quais direitos garante a Democracia?
Direitos sociais : Liberdade, direito a participação, livre expressão do pensamento, igualdade aos bens e a vida digna Culturais (acesso à educação, saúde, lazer, respeito às tradições comunitárias, a diversidade, ao meio ambiente etc.).

11 Políticos (exercício do votar e ser votado(a), acesso a cargos públicos, poder de decisão nos diversos espaços da sociedade,etc.). Econômicos (emprego, salário digno, direito a greve,autonomia econômica, direitos trabalhista e previdenciários, segurança alimentar, terra, água,etc.).

12 O que a falta da Democracia pode trazer?

13 O que traduz pra vocês estas imagens?

14 As imagens traduz... Fome Poder Escravidão Autoritarismo Submissão
Desigualdade Discriminação Injustiças Exclusão Social Pobreza rural

15 Só falamos em inclusão porque há exclusão.
Excluir – deixar de fora. Na história da humanidade, temos vários exemplos: mulheres excluídas dos direitos políticos na Grécia antiga, negros excluídos de espaços destinados exclusivamente aos brancos, índios excluídos de suas terras, Olympe Gouges feminista guilhotinhada em praça pública

16 Bherta Lutz e Nisia Floresta pioneiras em feminismo que defendiam as mulheres no direito de votar.
Margaridas Alves morta a mando do latifúndio por defender os direitos das trabalhadoras rurais e assalariadas E tantas outras mulheres no Ceará e no Brasil que tiveram suas vidas ceifadas por lutar por igualdade de direitos e contra a violência de todas as formas.

17 Estas imagens nos fala do ...

18 As imagens nos mostra Relações de poder(Patriarcal)
Poder de participação e intervenção quando o povo está unido e organizado Poder de cada cidadão/cidadã O Poder traz bons frutos ( quando tem consciência) Pobres e mulheres são excluídas: Mas somos maioria, então porque não temos o poder?

19 Os anos 80 destaca-se pelas liberdades democráticas na trajetória do Brasil. Uma diversidade de movimentos sociais constituídos por mulheres, negros, indígenas, quilombolas, grupo LGBT e outros passam a reinvidicar sua condição de sujeitos políticos na sociedade e no Estado.

20 E nesta agenda a Marcha quando surgiu em 2000 tem na sua plataforma política denunciar as diversas formas de opressão, preconceito e discriminação contra as mulheres e apresentar reinvidicações específicas para o enfrentamento à violência, às desigualdades no mundo do trabalho e da política e por direitos sociais que lhes garantissem o pleno exercício da cidadania.

21 Participação Política das Mulheres

22 Pesquisas apresentam Em 2008 dos 188 países pesquisados da ocupação das mulheres na câmara Federal o Brasil ocupava o 142º. Hoje temos uma mulher na presidência, mesmo assim as mulheres ainda seguem sub-representadas e sem poder no sistema político.

23 Elas ocupam menos de 15% no poder executivo, comparando-se ao Haiti, Ilhas Cayman, Jamaica, Porto Rico, República Dominicana e Venezuela, que são os paises mais desiguais em termo de participação política no aparelho de estado no que se refere a gênero

24 No parlamento Brasileiro em 2015
513 Deputados(as): -51 mulheres (9,9%) homens (90,10%) 81 Senadores(as): Em 2014 tinham disponíveis 27 vagas, destas: - 5 mulheres (18,5%) homens (81,5%) 27 Governadores(as): -Só 1 mulheres- Suely Campos RR 184 Prefeituras CE: -36 prefeitas

25 Nesse contexto existe a necessidade da maior participação e a reforma política se faz necessária, na perspectiva de se tornar efetivamente democrática e igualitária. Mas é preciso garantir a participação das mulheres em todos os espaços: Executivo, Legislativo e judiciário, Conferências, conselhos e nas diversas vertentes: Sindical, popular, rural, urbano, acadêmico, partidário, etc.

26 Rosângela Ferreira Moura
Há descobrimentos de origens. Mais belos são os descobrimentos de destinos. Talvez, então, se os políticos por vocação se apossarem do jardim, poderemos começar a traçar um novo destino. Então, ao invés de desertos e jardins privados, teremos um grande jardim para todos e todas, obra de homens e mulheres que tiveram o amor e a paciência de plantar árvores à cuja sombra nunca se assentariam Rubem Alves Rosângela Ferreira Moura Secretária de Mulheres da FETRAECE (85)


Carregar ppt "Democracia, Poder e Participação Política"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google