A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O desenvolvimento da produção –
Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O artesão executa todas as fases do processo, sendo o dono dos instrumentos utilizados: matéria-prima e Ferramenta.

4 * Manufatureira: Oficinas composta por um grande número de operários e Ferramentas, coordenadas por um gerente (mestre). Fase de introdução da “divisão do trabalho”.

5 * Mecanizada: A maquinofatura, fruto dos avanços técnicos, permitiu o aperfeiçoamento da produção e a queda dos custos, o aumento dos lucros. No entanto, acarretou desemprego e “alienação” de milhares de trabalhadores.

6 1.2. As fases da revolução industrial:
* 1ª fase – A industrialização inglesa (1760 – 1860) Inglaterra pioneira e único país industrializado por quase um século; Industrialização em abundância de carvão e ferro e outros fatores; Invenção da máquina a vapor, acoplada ao tear mecânico, Ao barco e à locomotiva a vapor.

7

8 1.3. Fatores que explicam o pioneirismo industrial da
Inglaterra Acúmulo de capitais durante a fase do capitalismo comercial (grandes navegações); Controle capitalista do campo (cercamentos); Crescimento populacional, gerando grande oferta de trabalhos para as indústrias; Posição geográfica privilegiada; Jazidas de carvão e ferro em abundância etc.

9 2. As transformações da sociedade na era industrial
2.1. EMPRESÁRIOS X PROLETARIADO O capitalismo industrial tornou-se o principal modo de Produção europeu; Aumentaram as disparidades entre a burguesia (detentora Dos meios de produção) e o ploretariado, que troca a força De trabalho por um salário.

10 2.2. A exploração do trabalhador
Visando obter os maiores lucros possíveis, os patrões Pagavam míseros salários por uma jornada estafante de Trabalho (mais de quinze horas diárias).

11 2.2. As péssimas condições de trabalho e moradia
Não havia segurança, higiene ou instalações adequadas ao trabalho; As habitações dos operários eram cortiços, ou favelas sem Qualquer saneamento básico.

12 3. O surgimento dos movimentos operários
Da depredação das máquinas à conscientização e à Organização sindical, buscando os direitos trabalhistas.

13 2ª fase – A industrialização inglesa (1760 – 1860)
França, Alemanha, Bélgica, Itália, etc (Europa), Estados Unidos (América) e Japão (Ásia) Utilização do aço (Bessemer), da eletricidade (dínamo) e do petróleo; Invenção do motor a combustão interna (Daimler-Bem), do telégrafo, telefone etc; Especialização do trabalho (produção em série / fordismo).

14

15 3ª fase – A paritr da segunda metade do século XX
Desenvolvimentos espetaculares e ultra-rápidos na microeletrônica, na robótica industrial, na informatização dos serviços, na química fina e na biotecnologia.

16 4. Conseqüências da industrialização
Divisão do trabalho e alienação, a partir das linhas de Montagem; Produção em série e padronização dos gostos (consumismo); Desenvolvimento dos transportes e das comunicações; Urbanização e crescimento populacional; Desemprego estrutural e etc.

17


Carregar ppt "O desenvolvimento da produção – Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google