A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade Geral I Aulas 19 e 20 de setembro de 2011 Prof. Isabel Cabral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade Geral I Aulas 19 e 20 de setembro de 2011 Prof. Isabel Cabral."— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade Geral I Aulas 19 e 20 de setembro de 2011 Prof. Isabel Cabral

2 Variações do Patrimônio Líquido Conforme Iudícibus (2010, p.66), “as causas principais que fazem variar o Patrimônio Líquido são: – O investimento inicial de capital e seus aumentos posteriores ou devoluções de capital; – O resultado obtido do confronto entre contas de receitas e despesas dentro do período contábil.” A Resolução CFC nº 1.121/08, NBC TG 1 define Receitas e Despesas, a saber:

3 Receitas a. “Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade.”

4 Esclarecendo... O que são benefícios econômicos? Saldo resultante da diferença entre o custo e o preço de venda; lucro, ganho. O que é período contábil? Espaço de tempo escolhido para que a Contabilidade mostre a situação patrimonial e financeira na evolução dos negócios da empresa, quando de um ano, é também chamado de exercício social. O que é entrada de recursos? meios pecuniários, bens materiais.

5 Esclarecendo... O que é aumento de ativos? Direitos (Clientes e outros direitos) etc O que é diminuição de passivos? Adiantamento de Clientes, Descontos Recebidos etc Como as receitas resultam em aumento do Patrimônio Líquido? O que é aporte dos proprietários da entidade? Integralização de Capital.

6 Receitas são aumentos nos benefícios econômicos (lucros) durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos (meios pecuniários, bens materiais) ou aumento de ativos (Clientes/Duplicatas a Receber) ou diminuição de passivos (Adiantamento de Clientes, Descontos Recebidos), que resultem em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade (integralização de capital).

7 A Norma para Receitas A Resolução CFC 1.187/09, NBC TG 30 – Receitas estabelece a contabilização das receitas provenientes de: (a) venda de bens; (b) prestação de serviços; e (c) uso, por parte de terceiros, de outros ativos da entidade que geram juros, royalties e dividendos.

8 A Resolução CFC 1.187/09, NBC TG 30 – Receitas Esclarece que “o termo “bens” inclui bens produzidos pela entidade com a finalidade de serem vendidos e bens comprados para revenda, tais como mercadorias compradas para venda no atacado e varejo, terrenos e outras propriedades detidas para revenda. A prestação de serviços envolve tipicamente o desempenho de uma entidade em face de uma tarefa estabelecida contratualmente a ser executada ao longo de um período de tempo acordado entre as partes. Tais serviços podem ser prestados dentro de um ou mais períodos.

9 A Resolução CFC 1.187/09, NBC TG 30 – Receitas O uso, por parte de terceiros, de ativos da entidade dá origem a receitas na forma de: (a) juros – encargos pelo uso de dinheiro ou seus equivalentes ou de quantias devidas à entidade; (b) royalties – encargos pelo uso de ativos da entidade no longo prazo, como, por exemplo: patentes, marcas, direitos de autor e software de computadores; (c) dividendos – distribuições de lucros a detentores de investimentos em capital próprio na proporção das suas detenções de uma classe particular de capital. Ex. ações preferenciais e ordinárias

10 A Resolução CFC 1.187/09, NBC TG 30 – Receitas A receita deve ser mensurada pelo valor justo da contraprestação recebida ou a receber. Valor justo é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado ou um passivo liquidado, entre partes interessadas, conhecedoras do negócio e independentes entre si, com a ausência de fatores que pressionem para a liquidação da transação ou que caracterizem uma transação compulsória.

11 Despesas “são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultem em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade.”

12 Despesas O que são benefícios econômicos? Saldo resultante da diferença entre o custo e o preço de venda; lucro, ganho. O que é período contábil? Espaço de tempo escolhido para que a Contabilidade mostre a situação patrimonial e financeira na evolução dos negócios da empresa, quando de um ano, é também chamado de exercício social. O que é saída de recursos? Saída de meios pecuniários, de bens materiais.

13 Despesas O que é redução de ativos? Perda de Direitos (Clientes e outros direitos), inadimplência etc O que é aumento de passivos? Duplicatas a Pagar, Juros a Pagar etc Como as despesas resultam em redução do Patrimônio Líquido? O que é distribuição aos proprietários da entidade? Dividendos (cota ou porcentagem resultante de divisão dos lucros de uma empresa rateada entre os seus acionistas) Ex.: Energia elétrica, água, Salários, Juros, Alugueis, despesas bancárias, materiais de limpeza etc.

14 Despesas “são decréscimos nos benefícios econômicos (lucro) durante o período contábil sob a forma de saída de recursos (saída de meios pecuniários, de bens materiais)ou redução de ativos (pela perda por inadimplência) ou incremento em passivos(aumento das duplicatas a pagar ou juros), que resultem em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade(distribuição do lucro aos acionistas).”

15 Período Contábil Este é o espaço de tempo para que a Contabilidade mostre a situação patrimonial e financeira, normalmente, de um ano, sendo denominado exercício social.

16 Apuração do Resultado do Exercício Toda empresa precisa apurar o resultado pelo menos uma vez ao ano, que se dá a partir do confronto das receitas com as despesas. Este resultado é apurado na conta denominada Resultado no final do período contábil. Para tal, as contas de receitas e despesas são encerradas, transferindo os seus saldos para a conta Resultado. De forma que a cada inicio de período essas contas devem possuir saldo zero.

17 Exercício Elabore a Demonstração do Resultado do Exercício de 31/12/20X9 da empresa Delta, sabendo-se que: A empresa vendeu $ 360.000,00, sendo metade â vista. O custo da mercadoria vendida é de $ 155.850,00. Foi apurado que o índice de inadimplência é de 1%. O saldo da conta Móveis e Utensílios é de $ 30.000,00. A taxa de depreciação de Móveis e Utensílios é de 10% ao ano. O saldo da conta Veículos é de $ 150.000,00. A taxa de depreciação de Veículos é de 20% ao ano.

18 Referências Bibliográficas: CFC, Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC Nº. 1.121/08. Aprova a NBC TG 1 – Estrutura Conceitual. IUDÍCIBUS, Sérgio; et all. Contabilidade Introdutória. São Paulo: Atlas, 11ª ed. 2010.


Carregar ppt "Contabilidade Geral I Aulas 19 e 20 de setembro de 2011 Prof. Isabel Cabral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google