A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Petróleo Petróleo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Petróleo Petróleo."— Transcrição da apresentação:

1 Petróleo Petróleo

2 Surgimento do petróleo
Características: - Líquido oleoso de coloração escura; - Insolúvel em água; - Menos denso que a água Surgimento do petróleo Ele foi formado há milhões e milhões de anos por decomposição de matéria orgânica marinha ou seja, quando os animais marinhos morrem eles ficam depositados no fundo do oceano. E diversas camadas de matéria vão soterrando, e formando as rochas sedimentares. As pressões, as temperaturas adequadas e os microorganismos vão transformando essa sopa orgânica em petróleo da forma q nos recebemos.

3 Ocorrência do Petróleo
O petróleo é encontrado no subsolo da crosta terrestre (em terra firme ou no mar). O petróleo é retirado por perfurações que atingem o poço petrolífero. Assim que descoberto, ele é mandado para uma refinaria onde vai ser separado por suas diversas frações por destilação fracionada. É bom lembrar: O petróleo não é uma mistura pura, é uma mistura de diversos hidrocarbonetos. Desde hidrocarbonetos de massa muito pequena há hidrocarbonetos de massa maiores. Compondo portanto uma vasta gama de substancias diferentes derivada do petróleo.

4 Fracionamento do Petróleo
Para separar as principais frações do petróleo, usa-se o processo de destilação fracionada.

5 Tipos de petróleo: (6) Petróleo Brent: É o petróleo na sua forma bruta (crú) sem passar pelo sistema de refino. - Gases - metano e o gás liquefeito de petróleo (gás de cozinha) (5 e 4) Petróleo Light: petróleo leve, sem impurezas, que já passou pelo sistema de refino. - Gasolina e o querosene (3) Petróleo Naftênico: petróleo com grande quantidade de hidrocarbonetos naftênicos. - Óleo diesel (2) Petróleo Parafínico: petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos parafínicos. Óleo lubrificante Petróleo Aromático: Petróleo com grande concentração de hidrocarbonetos aromáticos. - óleos lubrificantes, parafina e vaselina.

6 Composição aproximada
Frações Composição aproximada Ponto de ebulição/°C Utilização principal Gás natural 1 a 2 carbonos           CH4 (70% a 99%)    C2H6 (de 0,5 a 7%)   H2S, CO2, N2, He, etc. -162 a -75 Combustível e matéria-prima na síntese de compostos orgânicos e na fabricação de plásticos. GLP (gás liquefeito do petróleo) 3 a 4 carbonos -42 a 20 Combustível, gás de cozinha e matéria-prima na síntese de compostos orgânicos e na fabricação de borracha. Éter de petróleo 5 a 6 carbonos 20 a 60 Solventes em lavagens a seco. O nome éter vem da alta volatilidade desses hidrocarbonetos. Benzina 7 a 8 carbonos 60 a 90 Solvente orgânico Nafta ou ligroína 8 a 9 carbonos 90 a 120 Solvente e matéria-prima na industria petroquímica. Gasolina 6 a 10 carbonos 40 a 200 Combustível de motores de explosão. Querosene 10 a 16 carbonos 150 a 300 Iluminação, solvente, combustível doméstico, e combustível para aviões.

7 Óleo diesel 15 a 18 carbonos 250 a 350 Combustível de ônibus e caminhões. Óleo lubrificante 16 a 20 carbonos 300 a 400 Lubrificantes de máquinas e motores. Vaselina acima de 20 carbonos Lubrificante, pomadas, cosméticos, indústria alimentícia. Parafina sólidos de massa molar elevada 47 a 65 Fabricação de velas, indústria de alimentos, indústria cosmética, impermebealização, revestimento de papel. Asfalto mistura de hidrocarbonetos parafínicos, aromáticos e compostos heterocíclicos que contém, enxofre, nitrogênio e oxigênio. 132 (ponto de inflamação) Pavimentação de ruas e calçadas, vedação de encanamentos e paredes, impermeabilização de cascos de embarcações, adesivos e laminados elétricos, revestimentos antioxidantes. Coque Resíduo sólido da destilação destrutiva (carbonização do petróleo) Redução do ferro em alto forno, revestimento de fornos refratários, obtenção do alumínio e como fonte de gás de síntese.

8 Gás Liquefeito do Petróleo
O GLP é a mistura de gases condensáveis presentes no gás natural ou dissolvidos no petróleo, e é formado por vários hidrocarbonetos sendo os principais o Propano e o Butano. Propano é caracterizada pela presença de três átomos de Carbono e oito átomos de hidrogênio (C3H8). Butano, pela presença de quatro átomos de Carbono e dez átomos de Hidrogênio (C4H10). + pesado do que o propano a sua tendência em uma mistura é a de ficar depositada no fundo do recipiente de armazenagem. O percentual de mistura desses gases chama-se densidade. Quanto maior a presença percentual de Propano na mistura, menor a densidade do produto e, consequentemente menor o peso. Ao contrário, quanto maior o percentual de Butano na mistura maior a densidade e consequentemente o seu peso.

9 Gás Natural do Petróleo
Gás Natural, encontrado no subsolo terrestre ou marítimo, é constituído por uma mistura de hidrocarbonetos. Grande parte do gás natural (cerca de 70%) é formada pelo gás metano. O metano (CH4) é um gás que não possui cor (incolor) nem cheiro (inodoro). Considerado um dos mais simples hidrocarbonetos, possui pouca solubilidade na água e, quando adicionado ao ar, torna-se altamente explosivo. Fazem também parte da composição do gás natural o propano, nitrogênio, oxigênio, etano e enxofre. O gás natural é muito usado como fonte de energia (combustível) nas indústrias, residências e veículos.

10 Cracking ou craqueamento catalítico do petróleo:
Consiste em aquecer o petróleo em alta temperatura (500°C), na presença de catalisadores, provocando ruptura da cadeia carbônica dos hidrocarbonetos, dando outros com menor cadeia carbônica, constituintes da gasolina.

11 Principais componentes da gasolina:
A qualidade da gasolina é medida a partir do índice de octanagem, esse índice usa como parâmetro dois componentes derivado da gasolina. Principais componentes da gasolina: HEPTANO 7 carbono Baixo índice de octanegem Valor 0 ISOOCTANO Alto índice de octanegem Valor 100

12 Pré-sal

13 O que é e localização A camada pré-sal é um gigantesco reservatório de petróleo e gás natural, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo (região litorânea entre os estados de Santa Catarina e o Espírito Santo). Estas reservas estão localizadas abaixo da camada de sal (que podem ter até 2 km de espessura). Portanto, se localizam de 5 a 7 mil metros abaixo do nível do mar

14

15 Informações importantes sobre a camada pré-sal
Estas reservas se formaram há, aproximadamente, milhões de anos, a partir da decomposição de materiais orgânicos Os técnicos da Petrobras ainda não conseguiram estimar a quantidade total de petróleo e gás natural contidos na camada pré-sal. No Campo de Tupi, por exemplo, a estimativa é de que as reservas são de 5 a 8 bilhões de barris de petróleo Em setembro de 2008, a Petrobras começou a explorar petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34.

16 Futuro Se forem confirmadas as estimativas da quantidade de petróleo da camada pré-sal brasileira, o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo. Porém, os investimentos deverão ser altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo Acredita-se que, somente por volta de 2016, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado.

17 Administração do pré-sal:
O governo brasileiro pretende criar uma nova estatal que está sendo chamada provisoriamente de Petrosal. Esta nova empresa não seria destinada à exploração direta do petróleo mas principalmente à administração dos mega-campos e a contratação de empresas petrolíferas para explorá-los em parceria com a Petrobras, definido conjuntamente com o Concelho Nacional de Política Energética (CNPE). É provável que esta empresa fique responsável pela gestão da parte do petróleo que ficará como pagamento para o governo no novo modelo de partilha de produção. Ainda não está claro se esta empresa também poderá investir em desenvolvimento tecnológico da área.

18 Patrícia Mayumi Setoguchi nº15
3º E.M: Ana Carolina Garcia nº 02 Fernanda Coradin nº09 Patrícia Mayumi Setoguchi nº15


Carregar ppt "Petróleo Petróleo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google