A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Figuras de pensamento Profª Cláudia Rodrigues. Figuras de pensamento ANTÍTESE É a colocação de idéias em oposição, com termos antônimos. Os jardins têm.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Figuras de pensamento Profª Cláudia Rodrigues. Figuras de pensamento ANTÍTESE É a colocação de idéias em oposição, com termos antônimos. Os jardins têm."— Transcrição da apresentação:

1 Figuras de pensamento Profª Cláudia Rodrigues

2 Figuras de pensamento ANTÍTESE É a colocação de idéias em oposição, com termos antônimos. Os jardins têm vida e morte. Toda guerra finaliza por onde deveria ter começado: a paz. Eu preparo uma canção que faça acordar os homens e adormecer as crianças.

3 PARADOXO Consiste em se expressar opinião contrária ao senso comum, tendo por aparência o erro. Pra se viver o amor / há que se esquecer o amor. Para tão grande amor, tão curta vida.

4 EUFEMISMO Consiste em suavizar a expressão de uma idéia chocante ou desagradável. Depois de alguns momentos de delírio, entregou a alma a Deus. Ele não respeitou como deveria os bens públicos.

5 IRONIA Consiste na expressão contrária do que se pensa, com certo tom de sátira. Que belo espetáculo cívico a pichação dos muros da cidade. Cada vez que você interrompe o colega, sem pedir licença, percebo como é bem-educado. Parece realmente um santinho digno de altar.

6 HIPÉRBOLE É o exagero na expressão de uma idéia. Vamos tomar alguma coisa que eu estou morrendo de sede. Ela desconfia da própria sombra. Chorarei pelo resto da vida, disse a moça.

7 PROSOPOPÉIA OU PERSONIFICAÇÃO Consiste em atribuir aos seres inanimados ou irracionais, ações próprias dos seres humanos. O luar amacia o mato sonolento. As árvores são imbecis: Despem-se justamente quando começa o inverno. Os móveis roubaram o espaço da sala.

8 APÓSTROFE Consiste em fazer uma interpelação a uma pessoa ou coisa real ou fictícia. Tendes piedade, Senhor, de todas as mulheres. Mundo! Que és tu para um coração sem amor. Ó liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome.

9 GRADAÇÃO É a colocação de idéias em ordem ascendente ou descendente de importância. Eu era pobre, era subalterno, era nada. Nada fazes, nada tramas, nada pensas. O primeiro milhão possuído excita, acirra, assanha o milionário.

10 RETICÊNCIA É a suspensão do pensamento deixando-o mais ou menos vago. De todas, porém, a que me cativou logo foi uma.... Quem sabe se o gigante Piaimã, comedor de gente,... A vida é surgir... viver... morrer...


Carregar ppt "Figuras de pensamento Profª Cláudia Rodrigues. Figuras de pensamento ANTÍTESE É a colocação de idéias em oposição, com termos antônimos. Os jardins têm."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google