A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São recursos expressivos ou estilísticos utilizados nos níveis das palavras, das estruturas sintáticas e dos pensamentos (emoção, sentimento) para comunicar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São recursos expressivos ou estilísticos utilizados nos níveis das palavras, das estruturas sintáticas e dos pensamentos (emoção, sentimento) para comunicar."— Transcrição da apresentação:

1

2 São recursos expressivos ou estilísticos utilizados nos níveis das palavras, das estruturas sintáticas e dos pensamentos (emoção, sentimento) para comunicar com maior intensidade, brilho, força e beleza. Podemos classificá-las em três tipos: figuras de palavras (tropos); figuras de construção; figuras de pensamento.

3

4

5

6

7

8

9

10

11 Figuras de construção – consiste em construção que apresenta uma estrutura sintática diferente da regular. É frequente ocorrer inversões, omissões, repetições para fornecer mais expressividade. Pleonasmo – consiste em uma repetição de ideias, é uma redundância. Ex: Os telhados riram um riso. Vi com meus próprios olhos. Subir pra cima.

12 Figuras de pensamento – consiste em apresentar idéias diferentes daquelas que a palavra ou a expressão naturalmente exprime. Antítese – consiste no emprego de palavra de sentidos opostos. Ex: Vida – MortePreto – Branco Frio – Calor

13 Paradoxo ou Oxímoro – consiste em uma quebra da lógica, ou seja, um contraste de ideias. Ex: Calor que provoca arrepio. Andar na chuva e não se molhar. É uma ferida que dói e não se sente. Ele finge sinceramente.

14 Eufemismo – é a suavização de palavras ou expressões forte e chocantes. Ex: Fulano partiu dessa para uma melhor. (morreu) Você não se saiu muito bem no exame. (reprovado) Hipérbole – consiste em expressar uma ideia com exagero. É uma exagero de ideias. Ex: André está morrendo de sede. Chorou rios de lágrimas.

15 Ironia – afirma-se o contrário daquilo que realmente se quer dizer. Ex: O seu aproveitamento não poderia ter sido melhor: você ficou reprovada em seis matérias. Você é uma mulher muita linda. (FEIA).

16 Apóstrofe – é o chamamento, direcionamento a um ser real ou fictício, situado fora de contexto. Ex: Deus! Ó Deus, onde está que não responde? Maurício, venha aqui.

17 Prosopopeia ou Personificação – consiste em atribuir ações, qualidades e sentimentos humanos a seres inanimados ou irracionais. Ex: A cadeira saiu andando pelos corredores da casa. A Lua ficou emocionada e chorou quando se encontrou com o Sol.

18 Gradação – consiste em uma sequência de palavras ou de expressões dispostas em sentindo ascendente ou descendente (intensificando ou diminuindo). Ex: Um segundo, um minuto, uma hora me satisfaz/satisfazem. Uma palavra, um sorriso, um gesto, um olhar bastava para despertar seu interesse. Aquilo parecia mais um luta, uma batalha, uma guerra. Ele era um tímido, um frouxo, um covarde.


Carregar ppt "São recursos expressivos ou estilísticos utilizados nos níveis das palavras, das estruturas sintáticas e dos pensamentos (emoção, sentimento) para comunicar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google