A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Figuras de Linguagem Metáfora: transposição de significado com base em semelhanças.Ex: Você é um bicho, Fabiano. (Graciliano.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Figuras de Linguagem Metáfora: transposição de significado com base em semelhanças.Ex: Você é um bicho, Fabiano. (Graciliano."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 Figuras de Linguagem

16 Metáfora: transposição de significado com base em semelhanças.Ex: Você é um bicho, Fabiano. (Graciliano Ramos) Itabira é apenas um retrato na parede (...) (Drummond) Na parede da memória / Essa lembrança é o quadro que dói mais. (Belchior) A infância é uma canoa que naufraga (...) (Junqueira Freire)

17 Metonímia: substituição de uma palavra por outra, pois entre elas há uma relação de contiguidade.Ex: Traduzir Homero não é fácil. De repente do riso fez-se o pranto. (Vinícius de Moraes) Vivo do meu trabalho e do suor do meu rosto. Os aviões semeavam a morte. O bonde passa cheio de pernas (Drummond)

18 Hipérbole: exagero de uma ideia, que visa a um efeito expressivo.Ex: Rios te correrão dos olhos se chorares. Nem mesmo todo o oceano poderia / Lavar este padrão de covardia. (Castro Alves) Eufemismo: suavização de uma ideia desagradável.Ex: Quando em meu peito rebentar-se a fibra / que o espírito enlaça à dor vivente (...) (Álvares de Azevedo)


Carregar ppt "Figuras de Linguagem Metáfora: transposição de significado com base em semelhanças.Ex: Você é um bicho, Fabiano. (Graciliano."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google