A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Figuras de Linguagem. Aspectos semânticos Metáfora: transposição de significado com base em semelhanças.Ex: Você é um bicho, Fabiano. (Graciliano Ramos)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Figuras de Linguagem. Aspectos semânticos Metáfora: transposição de significado com base em semelhanças.Ex: Você é um bicho, Fabiano. (Graciliano Ramos)"— Transcrição da apresentação:

1 Figuras de Linguagem

2 Aspectos semânticos

3 Metáfora: transposição de significado com base em semelhanças.Ex: Você é um bicho, Fabiano. (Graciliano Ramos) Itabira é apenas um retrato na parede (...) (Drummond) Na parede da memória / Essa lembrança é o quadro que dói mais. (Belchior) A infância é uma canoa que naufraga (...) (Junqueira Freire)

4 Metonímia: substituição de uma palavra por outra, pois entre elas há uma relação de contiguidade.Ex: Traduzir Homero não é fácil. De repente do riso fez-se o pranto. (Vinícius de Moraes) Vivo do meu trabalho e do suor do meu rosto. Os aviões semeavam a morte. O bonde passa cheio de pernas (Drummond)

5 Perífrase ou antonomásia: Perífrase é a substituição de um nome comum ou próprio por uma expressão que o caracterize.Ex: - A última flor do Lácio: Língua Portuguesa - Cidade maravilhosa: Rio de Janeiro - O bruxo do Cosme Velho: Machado de Assis - O Cisne Negro: Cruz e Sousa - Boca do inferno: Gregório de Matos - O cavaleiro da Triste Figura: Dom Quixote

6 Personificação: atribuição de características humanas a seres não humanos.Ex: As casas espiam os homens que correm atrás de mulheres. (Drummond) "A lua, (...) Pedia a cada estrela fria / Um brilho de aluguel..." (Jõao Bosco / Aldir Blanc) "A Bomba atômica é triste, /Coisa mais triste não há/ Quando cai, cai sem vontade." (Vinícius de Morais)

7 Antítese: oposição de palavras. Ex: Homens de vida amarga fazem o doce e branco açúcar. Morte e Vida Severina.

8 Antítese: oposição de palavras.Ex: Homens de vida amarga fazem o doce e branco açúcar. Morte e Vida Severina Paradoxo: oposição de ideias.Ex: Então, falo melhor quando emudeço. O mito é o nada que é tudo. (Fernando Pessoa)

9 Antítese: oposição de palavras.Ex: Homens de vida amarga fazem o doce e branco açúcar. Morte e Vida Severina Paradoxo: oposição de ideias.Ex: Então, falo melhor quando emudeço. O mito é o nada que é tudo. (Fernando Pessoa)

10 Hipérbole: exagero de uma ideia, que visa a um efeito expressivo.Ex: Rios te correrão dos olhos se chorares. Nem mesmo todo o oceano poderia / Lavar este padrão de covardia. (Castro Alves) Eufemismo: suavização de uma ideia desagradável.Ex: Quando em meu peito rebentar-se a fibra / que o espírito enlaça à dor vivente (...) (Álvares de Azevedo)

11 Gradação: disposição de elementos que seguem uma ordem crescente ou decrescente.Ex: Ide, correi, voai, que por vós chama o rei, a pátria, o mundo, a glória. Vim, vi, venci Sinestesia: fusão de sentidos.Ex: Em seu olhar gelado percebi uma ponta de desprezo. Voz aveludada e doce.

12 Aspectos sintáticos

13 Elipse: omissão de um termo que pode ser deduzido pelo contexto.Ex: Enfrentamos muitos obstáculos. Eras na vida a pomba predileta Zeugma: omissão de um termo já mencionado.Ex: Em tristes sombras morre a formosura Em contínuas tristezas, a alegria. (Gregório de Matos)

14 Pleonasmo: repetição de uma ideia para enfatizá-la.Ex: "Iam vinte anos desde aquele dia Quando com os olhos eu quis ver de perto Quanto em visão com os da saudade via. (Alberto de Oliveira) Paisagens, quero-as comigo./ A mim, não me enganas tu. "Morrerás morte vil na mão de um forte. (Gonçalves Dias)

15 Inversão (hipérbato): alteração na ordem dos termos na oração.Ex: O som longínquo vem se aproximando Do galopar de estranha cavalgada. Passeiam à tarde as belas na avenida. Essas que ao vento vêm Belas chuvas de junho!

16 Apóstrofe: chamamento, vocativo.Ex: Deus, ó Deus, onde estás Que não me respondes? (Castro Alves) Amiga morte, vem. (Junqueira Freire) Olha, Marília, as flautas dos pastores. (Bocage)

17 Silepse: concordância ideológica. - gênero: São Paulo está fria nesses tempos. - número: Coisa curiosa é aquela gente. Divertem-se com tão pouco. - pessoa: Brasileiros e latino-americanos fazemos a crítica.

18 Aspectos sonoros

19 Aliteração Aliteração: repetição de sons consonantais.Ex: Boi bem bravo, bate baixo, bota baba, boi berrando... Dansa doido, dá de duro, dá de dentro, dá direito... Vai, vem, volta, vem na vara, vai não volta, vai varando... (G. Rosa) Assonância Assonância: repetição de sons vocálicos.Ex: Amar abre a alma, alcança o ar, amansa o mar.

20 Onomatopeia Onomatopeia: reprodução gráfica dos sons. Ex: Tic-tac Zum-zum Uau! Glup! Ah! Ah! Ah! Tsc-Tsc


Carregar ppt "Figuras de Linguagem. Aspectos semânticos Metáfora: transposição de significado com base em semelhanças.Ex: Você é um bicho, Fabiano. (Graciliano Ramos)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google