A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FIGURAS DE ESTILO Literatura. Figuras de estilo- Parte I Antítese Ex: Não existiria som, se não houvesse o silêncio. Metonímia Ex: "Todo Brasil vai torcer.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FIGURAS DE ESTILO Literatura. Figuras de estilo- Parte I Antítese Ex: Não existiria som, se não houvesse o silêncio. Metonímia Ex: "Todo Brasil vai torcer."— Transcrição da apresentação:

1 FIGURAS DE ESTILO Literatura

2 Figuras de estilo- Parte I Antítese Ex: Não existiria som, se não houvesse o silêncio. Metonímia Ex: "Todo Brasil vai torcer pela seleção na copa do mundo" O careca não veio ao trabalho hoje " - Estou lendo Jorge Amado "

3 Figuras de estilo- Parte I Metáfora Ex: "Suas mãos eram pura seda" Comparação Ex: Suas mãos são tão macias quanto as minhas.

4 Figuras de estilo - Parte I Hipérbole Ex: " Estou morrendo de rir" Anáfora Ex: Grandes pensadores, grandes obras, grandes resultados.

5 Figuras de estilo- Parte I Pleonasmo Ex: Ouvi com meus próprios ouvidos. Sinestesia Ex : "Milagrosa aquela mancha verde [sensação visual] e úmida, macia [sensações táteis], quase irreal." Prosopopeia: Ex: "A brisa cantava suave".

6 Figuras de estilo- Parte II Ironia: Ex: " Mas você hoje está insuportável, hein?" ao que a mulher responde: - " Não diga, meu amor! Paradoxo: Ex: Bastou ouvir o teu silêncio para chorar de saudades.

7 Figuras de estilo- Parte II Eufemismo: Ex: Ele faltou com a verdade. Aliteração: Ex: "Toda gente homenageia Januária na janela."

8 Figuras de estilo- Parte II Assonância: Ex: "Sou Ana, da cama da cana, fulana, bacana Sou Ana de Amsterdam. Perífrase: Ex: " O Astro Rei nasceu mais cedo".

9 Figuras de estilo- Parte II Catacrese: Ex: "Sentou no braço do sofá. Gradação: Ex: "... e assim, José conquistou o bairro, a cidade e o país".

10 Exercício- Parte I 1. Se no desejo você fosse o amor Durante o frio, fosse calor Na minha lua você fosse o mar 2. Procurou mo Aurélio o significado daquela palavra. 3. Meu sorriso é uma fenda escavada no chão. 4. Meu sorriso é como uma fenda no chão. 5. É rir o meu riso e derramar meu pranto...

11 Exercício- Parte I 6. Não vejo você há séculos. 7. Olha a voz que me resta Olha a veia que salta Olha a gota que falta Pro desfecho da festa 8. Um áspero sabor de indiferença a atormentava. 9. A lua, tal qual a dona de um bordel, pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel.

12 Respostas- Parte I 1. Se no desejo você fosse o amor Durante o frio, fosse calor Na minha lua você fosse o mar ANTÍTESE 2. Procurou no Aurélio o significado daquela palavra. METONÍMIA

13 Respostas- parte I 3. Meu sorriso é uma fenda escavada no chão. METÁFORA 4. Meu sorriso é como uma fenda no chão. COMPARAÇÃO 5. É rir o meu riso e derramar meu pranto... PLEONASMO

14 Respostas- Parte I 6. Não vejo você há séculos. HIPÉRBOLE 7. Olha a voz que me resta Olha a veia que salta Olha a gota que falta ANÁFORA Pro desfecho da festa

15 Respostas- ParteI 8. Um áspero sabor de indiferença a atormentava. SINESTESIA 9. A lua, tal qual a dona de um bordel, pedia a cada estrela fria um brilho de aluguel. PROSOPOPEIA

16 1. O que são Figuras de Estilo? R= " São recursos linguísticos empregados para realçar de forma expressiva a mensagem transmitida. Elas costumam ocorrer na linguagem coloquial, na música popular, em textos jornalísticos, propagandas, na prosa e na poesia etc

17 2. Para que serve as figuras de estilo? - Servem para dar maior expressividade à mensagem, -chamar a atenção, - causar curiosidade -, realçar uma determinada ideia, - causar um determinado efeito na interpretação do leitor ou ouvinte."

18 3.Qual a importância das Figuras de Linguagem? R= " A importância de conhecer as figuras de linguagem está no fato de que além de ajudar numa melhor compreensão de textos literários, deixa-nos mais sensíveis à beleza da linguagem e ao significado simbólico das palavras e dos textos, transformam sua produção em algo vivo, dinâmico e nos permitem manusear as palavras de uma maneira única e inusitada, valorizando o conteúdo das orações e embelezando o texto como um todo."


Carregar ppt "FIGURAS DE ESTILO Literatura. Figuras de estilo- Parte I Antítese Ex: Não existiria som, se não houvesse o silêncio. Metonímia Ex: "Todo Brasil vai torcer."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google