A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AS FIGURAS DE LINGUAGEM O que são as figuras de linguagem? São processos criativos que retiram a linguagem do plano literal. Objetivos: Ampliar conhecimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AS FIGURAS DE LINGUAGEM O que são as figuras de linguagem? São processos criativos que retiram a linguagem do plano literal. Objetivos: Ampliar conhecimento."— Transcrição da apresentação:

1 AS FIGURAS DE LINGUAGEM O que são as figuras de linguagem? São processos criativos que retiram a linguagem do plano literal. Objetivos: Ampliar conhecimento e vocabulário; Estimular a criatividade; Melhorar a percepção linguística

2 QUALIDADES TEXTUAIS O ato de descrever exige: Gosto pelo detalhamento; Apuro da sensibilidade; Ponto de vista definido. As caracterizações ampliam a visão do leitor e, para tal, é possível que o emissor utilize vocabulário figurado a fim de trazer o leitor a este mundo.

3 FIGURA 1: ANTÍTESE Justaposição de ideias opostas Objetivo: A junção de opostos tende a enfatizar apenas um deles Exemplos: Dê um celular novo para seu velho (Dias dos pais 2003) Não existiria som se não houvesse o silêncio / Não haveria luz se não fosse a escuridão / A vida é mesmo assim / Dia e noite, não e sim (Nelson Motta & Lulu Santos) Neste momento todos os bares estão repletos de homens vazios. (Vinícius de Moraes)

4 IMAGENS DE APOIO A antítese da guerra

5 IMAGENS DE APOIO A antítese da vida

6 IMAGENS DE APOIO Propaganda

7 FIGURA 2: EUFEMISMO Amenização de ideias de tom negativo Objetivo: poupa o texto de exageros verbais e embeleza as descrições que, em geral, são negativas. Exemplos: É uma pena: todos, dessa vez, foram vê-lo, mas ele estava imóvel, ele em seu paletó de madeira. Nos fizeram varrer calçadas cheias daquilo que todo cão faz. OBS: A ideia de morte é bastante eufemizada hoje em dia, com expressões belas ou até humorísticas:entregar a alma a Deus, comer capim pela raiz.

8 IMAGEM DE APOIO EUFEMISMO DE MORTE

9 IMAGEM DE APOIO EUFEMISMO DE DESEMPREGO

10 FIGURA 3: HIPÉRBOLE Exagero claro e proposital Objetivo: Torna o texto mais plástico (visual); humorístico. Muitas vezes concorre para o convecimento do leitor ou espectador. Exemplos: Philco-Hitachi toda a emoção do mundo em suas mãos. (Propaganda); Cara, aquele barco era o melhor de todos: ele não navegava, ele corria... ou melhor, ele voava. OBS: Muitas vezes, dada como oposta ao Eufemismo.

11 IMAGEM DE APOIO Hipérbole de convecimento

12 IMAGEM DE APOIO Hipérbole de Segunda-Feira

13 FIGURA 4: METÁFORA Extrapolação da literalidade das ideias Objetivo: Ampliação da realidade, assemelhando ideias que podem ser díspares. Exemplos: A Amazônia é o pulmão do mundo. Encontrei a chave do problema.

14 IMAGEM DE APOIO Palavra câncer usada metaforicamente

15 IMAGEM DE APOIO Faca nas costas

16 IMAGEM DE APOIO Metáfora da existência

17 FIGURA 5: METONÍMIA Substituição de um termo por outro relacionado Objetivo: Em geral, simplificação da realidade. Exemplos: É uma pessoa que adora beber copos cheios. Acho que, com essa disposição, ele bebe um barril. Os rapazes comem muito, todos são um garfo! Este era um pai rico, apesar das cinco bocas que alimentava. Favor, não mexer no ar, nem apagar o quadro.

18 IMAGEM DE APOIO A cor pelo ser Objetivo: Em geral, simplificação da realidade. Exemplos: É uma pessoa que adora beber copos cheios. Acho que, com essa disposição, ele bebe um barril. Os rapazes comem muito, todos são um garfo! Este era um pai rico, apesar das cinco bocas que alimentava.

19 FIGURA 6: PROSOPOPEIA Personificação de seres inanimados Objetivo: Conectar o mundo não-humano ao mundo humano; fundir realidades. Exemplos: O vento beija o meu cabelo / As ondas lambem as minhas pernas / O sol abraça o meu corpo / Meu coração canta feliz (Lulu Santos) O rio Tietê sofre com poluição. (O globo).

20 IMAGEM DE APOIO Prosopopeia marinha

21 IMAGEM DE APOIO ANIMALIZAÇÃO: processo inverso

22 FIGURA 7: SINESTESIA Fusão de sensações Objetivo: Ampliação dos horizontes da percepção humana, tornando a descrição mais abstrata. Exemplos: Claro perfume vagava pelo ar. Ele, muitas vezes, era possuído de um olhar frio. Tinha a voz doce que não combinava com a aspereza da sua respiração. Vestia-se de cores berrantes, tão duras que feriam a vista de quem passava em sentido contrário. Odeio comida mexicana, ela tem um gosto áspero.

23 IMAGEM DE APOIO As sensações na pós-modernidade

24 FIGURA 8:IRONIA Ideia contrária ao que se pretende afirmar Objetivo: Criar humor ou fazer crítica debochada. Exemplos:... o velho começou a ficar com aquela cor de uma bonita tonalidade cadavérica. (Stanislaw Ponte Preta); Imagino a viúva do piloto que foi assassinado covardemente por esta besta humana, que pegou 25 anos de prisão. Coitadinho deste assassino!

25 IMAGEM DE APOIO Ironizando a vida política

26 IMAGEM DE APOIO Deboche do próprio ser humano


Carregar ppt "AS FIGURAS DE LINGUAGEM O que são as figuras de linguagem? São processos criativos que retiram a linguagem do plano literal. Objetivos: Ampliar conhecimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google