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Comunicação nas Empresas

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Apresentação em tema: "Comunicação nas Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação nas Empresas
Aula 2 Rozangela Nogueira de Moraes

2 Objetivos de sua aprendizagem:
Identificar os principais desafios para falar em público adequadamente. Aplicar as técnicas de uso da voz e do gestual nas situações de comunicação oral. Desenvolver habilidades comunicacionais em situações de apresentação pública.

3 Características da comunicação oral.
Aspecto fisiológico: está relacionado com o uso da nossa voz, com as variações de altura e intensidade dos sons que emitimos; © Richard Thomas | Dreamstime.com

4 Características da comunicação oral.
com o comprometimento de todo nosso corpo na postura que adotamos e nos gestos que manifestamos; com as condições de recepção ou audição daquele que ouve nossa mensagem. © Monkey Business Images | Dreamstime.com

5 Características da comunicação oral.
Aspecto psicológico: está vinculado às emoções e aos sentimentos que experimentamos ao falar e com o interesse, a disposição e a atenção de nosso ouvinte. © Monkey Business Images | Dreamstime.com

6 Como perder o medo de falar em público- Mario Persona
TV Barbante - Parte I

7 Dicas para falar em público.
Use o medo ou nervosismo a seu favor; 2) Desenvolva sua autoconfiança e se predisponha para uma boa apresentação; 3) Não fale sobre aquilo que não domina ou desconhece;

8 Dicas para falar em público.
4) Evite decorar seu discurso; 5) Concentre-se nas principais ideias de sua apresentação; 6) Verifique se sua a sua fala ou o seu discurso estão bem articulados; 7) Treine sua apresentação.

9 Oratória – Vença o medo de falar em público – Dica 2
Reinaldo Polito -

10 Elementos da comunicação oral: Tonalidade
O volume da voz deve ser adequado e cumprir a função de tornar sua mensagem audível. © Phovoir | Dreamstime.com

11 Tonalidade – dicas. 1. Cuidado com uma fala mecânica e sem vibração, parecida com uma ladainha ou um discurso recitado; 2. Evite um entusiasmo descabido e exagerado, muitas vezes parecido com um animador de auditório ou com a fala de um personagem de teatro;

12 Tonalidade – dicas. 3. Não imprima um tom agudo ou uma tonalidade crescente em palavras que não desempenham tanta importância em sua mensagem. 4. Fuja de um estilo “descolado” ou muito à vontade construído artificialmente;

13 Elementos da comunicação oral: Gestual ou mímica.
O jogo fisionômico, o movimento dos braços, das mãos e a postura corporal podem comunicar muita coisa. © Lightpoet | Dreamstime.com

14 Esse conjunto pode ser dividido em três aspectos:
1) O jogo fisionômico: constituído pelo movimento dos olhos, da elevação ou contração das sobrancelhas, do movimento dos lábios e da boca. Fonte: gettyimages.com

15 Fonte: gettyimages.com
A maneira como olhamos as pessoas enquanto falamos, pode ajudar a criar empatia e interesse por aquilo que abordamos. Fonte: gettyimages.com

16 © Andrey Popov | Dreamstime.com
Gestual ou mímica. 2) Os movimentos das mãos, dos braços e da cabeça, devem ser bem articulados e espontâneos. © Andrey Popov | Dreamstime.com

17 Fonte: gettyimages.com
Gestual ou mímica. 3) O restante do corpo. Seja sentado, em pé, parado ou em movimento, nosso corpo deve experimentar certo conforto e não deve chamar mais atenção que a própria mensagem. Fonte: gettyimages.com

18 Dicas para um bom gestual:
1. Evite falar com as mãos nos bolsos, atrás das costas ou de braços cruzados; 2. Não fale sem fazer gesto algum nem use gestos demais; © Jirí Zuzánek | Dreamstime.com

19 Dicas para um bom gestual:
3. Não se debruce sobre a tribuna, nem se agarre no pedestal do microfone; © Monkey Business Images | Dreamstime.com 4. Não se apresente com uma postura humilde, de alguém derrotado, nem com prepotência ou arrogância;

20 Dicas para um bom gestual:
5. Não se movimente desordenadamente, de um lado para o outro, diante do público, nem fique completamente parado; 6. Não abra demais as pernas, nem as feche muito para não perder o equilíbrio;

21 8. Mantenha sempre o contato visual com a plateia.
7. Use a gesticulação de maneira natural, para acentuar ideias, palavras ou para marcar o ritmo de sua fala e procure sempre variar os gestos, evitando um padrão repetitivo; 8. Mantenha sempre o contato visual com a plateia. © Magomed Magomedagaev | Dreamstime.com 21

22 Articulação. As palavras devem ser pronunciadas claramente, sem dar margem para dúvidas ou qualquer confusão.

23 Fonte: gettyimages.com
Ritmo e pausa. Sem respirar bem não é possível falar bem. Portanto, ao falar, faça pausas necessárias para manter sempre uma boa reserva de ar em seus pulmões. Fonte: gettyimages.com

24 Usando recursos especiais para falar em público.
Microfone. O braço que segura o microfone deve permanecer imóvel, mantendo-o sempre na posição correta.

25 Projetor a) Use mensagens visuais interessantes e atraentes. b) Quanto menos texto utilizar por slide, mais chances de impacto haverá. © Flynt | Dreamstime.com

26 Fonte: gettyimages.com
c) Use ponteiras para facilitar a indicação do que você vai dizer a partir dos slides; d) Cuide da sua postura corporal, tendo cuidado de manter-se ereto e olhando o público. Fonte: gettyimages.com 26

27 Feedback e o valor de ser um bom ouvinte.
O comportamento, os gestos e as atitudes de nossos ouvintes podem revelar a maneira como eles estão recebendo nossa mensagem. © Monkey Business Images | Dreamstime.com

28 Feedback e o valor de ser um bom ouvinte.
Repita as perguntas realizadas. Agradeça a pergunta feita e valorize quem perguntou. Seja educado e prestativo ao respondê-las; © Monkey Business Images | Dreamstime.com

29 Amenize perguntas agressivas não as respondendo imediatamente
Amenize perguntas agressivas não as respondendo imediatamente. Ganhe alguns segundos, sorria, respire fundo e agradeça. Não estenda demais o tempo para perguntas. Ninguém sabe absolutamente tudo sobre algum assunto, e você não é exceção.

30 Referências ARAÚJO, Paulo S. A arte de falar em público. Rio de Janeiro: Forense e Gryphus, 2003. BRASIL, André. Fale bem, fale sempre. São Carlos: RiMa, 2003. CÂMARA JR. J. Mattoso. Manual de expressão oral e escrita. 14. ed. Petrópolis: Vozes,1997. CINTRA, José C. Técnica para apresentações com recursos audiovisuais. São Carlos: Rima, 2002. Como falar em público. Rio de Janeiro: Suma Econômica, (DVD e material didático).

31 Comunicação nas Empresas
Atividade 2 Rozangela Nogueira de Moraes

32 Atividade O que fazer em uma apresentação quando ocorre o branco.
Retomar a última palavra ou frase para direcionar o seu cérebro; Use a expressão : Na verdade, o que eu quero dizer é...

33 Atividade 3. Tenha anotações em tópicos; organize o trajeto, as ideias; 4. Busque alternativas, afinal o único que sabe o que vai ser falado é você, não se desculpe, portanto.

34 Como enfrentar o branco:
Reinaldo Polito


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