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A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.

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Apresentação em tema: "A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor."— Transcrição da apresentação:

1 A Pedagogia de Jesus Pedagogo da Humanidade, o Cristo nos trouxe os princípios eternos da educação com amor.

2 Princípios de aprendizagem :
Deve se alicerçar no valor da pessoa humana. “Vós sois a luz do mundo.” (Mt, 5:14)

3 2- Toda aprendizagem se dá no tempo e é cumulativa.
“Primeiro a erva, depois a espiga e por último o grão cheio na espiga.” (Mc. 4:28)

4 3- O processo ensino aprendizagem tem como fonte o indivíduo e sua situação histórico-cultural.
“A que assemelharemos o Reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? (Mc. 4:30)

5 4- A aprendizagem deve se basear na descoberta pessoal, concreta,
a partir da reflexão em profundidade. “Quem foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?” (Lc. 10:36)

6 denota a transformação interior.“
5- A aprendizagem se evidencia na vivência, na demonstração, no comportamento que denota a transformação interior.“ Porquanto cada árvore é reconhecida pelos seus frutos.” (Lc. 6:44)

7 “Quem pratica a verdade aproxima-se da Luz.”
6- Toda aprendizagem conduz o homem à harmonia consigo próprio, com o próximo e com Deus. “Quem pratica a verdade aproxima-se da Luz.” (Jo. 3:21)

8 É no próprio aprendiz que encontramos o “feedback” sobre sua aprendizagem.
Diálogo de Jesus com o moço rico. (Lc. 18:18-23)

9 8-Toda aprendizagem necessariamente possui momentos de avaliação.
“Aquele dentre vós que estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. (Jo. 8:7)

10 “Vai e não tornes a pecar.” (Jo. 8:11)
9- O erro NÃO é uma parte do processo de aprendizagem e deve ser direcionado em estímulo de crescimento. “Vai e não tornes a pecar.” (Jo. 8:11)

11 Por que lhes falas por parábolas?
10- O ambiente de confiança e respeito é fundamental para a aprendizagem. Por que lhes falas por parábolas? “Por que a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não lhes é dado.”(Mt. 13:10;11)

12 11- A aprendizagem verdadeira conduz à liberdade.
“Conhecereis a verdade e ela vos libertará.” (Jo. 8:32)

13 12- A coerência e o modo de ser do Mestre são igualmente elementos favorecedores da aprendizagem.
“As minhas ovelhas ouvem a minha voz: eu as conheço e elas me seguem.” (Jo. 10:27)

14 13- O mestre é um aprendiz completo e o aprendiz é um
Mestre em potencial. “O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele,porém, que for perfeito será como o seu mestre.” (Lc.6:40)

15 (…) “e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.”
14-Toda aprendizagem significativa é aquisição para o espírito imortal. (…) “e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.” (Mt. 16:27)

16 Recursos didáticos utilizados por Jesus
Técnicas Exemplos na prática Crística Preleções Sermões Sermão do Monte (Mt. 5) Explicações Parábola do Semeador. (Mt.13:10-23) Narrativas As incontáveis parábolas. Do joio (Mt. 13:24-30)

17 Recursos didáticos utilizados por Jesus
Técnicas Exemplos na prática Crística Conversação Didática Diálogo de Jesus com a mulher Samaritana. (Jo. 4:6-26) Observação No caso da oferta da viúva. (Lc. 21:1-4) Ilustração Olhai os lírios do campo... (Lc.12:27)

18 Recursos didáticos utilizados por Jesus
Perguntas “Que é que está escrito na lei? Como interpretas”? (Lc. 10:26) Debate “Que diz o povo ser o filho do homem?” (Mt. 16:13) Exemplificação “Mulher ninguém te condenou? Eu também não te condeno.” (Jo. 8:11)

19 Princípios norteadores da Pedagogia de Jesus

20 O crescimento pessoal:
Jesus identificou e estimulou em cada criatura a oportunidade de encontrar seus próprios valores de crescimento no rumo da perfeição.

21 Valorização do contato pessoal:
Jesus é o mestre que convive, que participa, que se preocupa com a aprendizagem de seus aprendizes.

22 Relação teoria e prática:
“Nisso todos reconhecerão que vós sois meus discípulos: se vos amardes uns aos outros.” (Jo.13:35)

23 Sentido imanente e transcendente da experiência humana:
Todos os nossos atos do cotidiano são contabilizados perante a Justiça Divina.

24 “Em verdade vos afirmo que tudo que o fizestes a um destes pequeninos, a mim o fizestes.” (Mt.25:40)

25 “Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt.19:17)
A construção da felicidade na vida eterna inicia-se na construção do Reino de Deus na vida terrena, através do cumprimento da Lei de Deus. “Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos.” (Mt.19:17)

26 A ação pedagógica de Jesus é uma proposta de educação:

27 Comprometida com a transformação:
o reino de Deus deverá ser construído entre os homens, com os homens, pelos homens e apesar dos homens.

28 b) Baseada na participação de cada um:
Cada pessoa é luz, é sal, é herdeiro de Deus e está destinado a perfeição e a felicidade.

29 c) Alicerçada na visão do homem integral:
Aliando razão e emoção a serviço da busca da perfeição.

30 d) Dialógica: Centrada na interrelação pessoal, na construção coletiva dos ideais de fraternidade.

31 e) Libertadora: Pela grande finalidade de auxiliar os homens a deflagrarem o grande vôo da descoberta de sua condição de Filhos de Deus. “Na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus.” Rm 8:21.


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