A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Hebreus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Hebreus."— Transcrição da apresentação:

1 Os Hebreus

2 A principal fonte para o estudo da História do povo hebreu é a primeira parte da Bíblia (Antigo testamento), chamada pelos Judeus de Torá. Composta por cinco livros: Gênesis, Êxodo, Levítico, Número e Deuteronômio.

3 Os Hebreus são os antepassados dos Judeus
Eles eram monoteístas. A História do povo hebreu é marcada por diversas migrações.

4 Viviam do pastoreio próximo à cidade de Ur, na Mesopotâmia. Em 1800 a
Viviam do pastoreio próximo à cidade de Ur, na Mesopotâmia. Em 1800 a.C deixaram Ur, guardados pelo pastor Abraão e chegaram a “Terra de Canaã”, Palestina. Acreditavam que ali era a terra prometida, que Deus (Javé) havia reservado aos hebreus. Na palestina praticavam pastoreio e agricultura.

5 A SECA Em 1700 a.C. emigraram para o Egito. Em quanto os hicsos estavam no poder os hebreus viveram livres Quando os hicsos saíram do comando, os hebreus foram escravizados.

6 Êxodo Em 1300 a.C. os hebreus se revoltam. Fogem do Egito e voltam para a Palestina. Liderados por Moisés.

7 Em 1250 a.C. quando chegam à Palestina, encontram outros povos vivendo lá.
Lutam para reconquistar a região. As tribos hebraicas se reúnem e fundam o Reino de Israel. (1025 a.C.) Saul (primeiro Rei) Davi (conquistou a maior parte da Palestina e escolheu Jerusalém como capital do reino) Salomão (constrói o templo de Jerusalém)

8 Para fazer as obras grandiosas, o rei Salomão aumentou os impostos.
Isso gera grande insatisfação e revolta popular. O reino se divide: Reino de Israel. Capital: Samaria Reino de Judá: Capital: Jerusalém

9 Cativeiro da Babilônia
Divididos os hebreus não resistem aos seus poderosos vizinhos. Em 722 a.C. Reino de Israel é dominado. Em 586 a.C Reino de Judá é dominado. (Os hebreus são levados como escravos) Cativeiro da Babilônia

10 Quando os Persas dominaram a Babilônia permitiram a volta dos hebreus
Quando os Persas dominaram a Babilônia permitiram a volta dos hebreus. Mais tarde, os hebreus foram dominados por vários povos, até mesmo pelos romanos. Os romanos expulsaram os judeus da Palestina. Causando a DIÁSPORA, isto é, a dispersão dos Judeus pelo mundo.

11


Carregar ppt "Os Hebreus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google