A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Enfª. Darlane Alves Wobeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Enfª. Darlane Alves Wobeto"— Transcrição da apresentação:

1 Enfª. Darlane Alves Wobeto
IMUNIDADE Enfª. Darlane Alves Wobeto

2 O sistema imunológico de um indivíduo começa a se formar na fase intrauterina, quando também recebe anticorpos da mãe via placenta. Após o nascimento, durante os primeiros meses de vida, o leite materno passa a ser a principal fonte de anticorpos da criança, até que a mesma produza seus próprios anticorpos em resposta à administração de vacinas ou mesmo após entrar em contato com agentes infecciosos.

3 IMUNIZAÇÃO É a capacidade do organismo reconhecer o agente causador da doença e produzir anticorpos a partir da doença adquirida ou por meio da vacinação, ficando protegido temporária e permanentemente.

4 TIPOS DE IMUNIDADE ATIVA; PASSIVA.

5 IMUNIDADE ATIVA Proteção produzida pelo sistema imune da própria pessoa geralmente é permanente. O próprio organismo reage e produz o anticorpo, isso significa que o organismo está funcionando perfeitamente. Produzida por um componente exógeno.

6 IMUNIDADE PASSIVA Proteção transferida de uma pessoa (ou animal) para outras, ou seja, de outro organismo para outro. A proteção é temporária por um tempo indeterminado. Ex.: Mãe – filho (8° mês de gestação quando a mãe toma vacina Dupla adulto).

7

8 VACINA Preparação contendo microorganismos vivos ou mortos ou frações destes, possuidora de propriedades capaz de iniciar uma resposta imune. As vacinas são empregadas para produzir em um indivíduo atividade específica contra um microorganismo.

9 SORO HOMÓLOGO e HETERÓLOGO
Preparação de fração do plasma que contém anticorpos de animais. Conferem imunização passiva, com efeito imediato, mas duração transitória. SORO HOMÓLOGO e HETERÓLOGO Preparação de fração de plasma que contém anticorpos humanos. Conferem imunização passiva, com efeito imediato, mas duração transitória.

10 OBRIGADA!!!!


Carregar ppt "Enfª. Darlane Alves Wobeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google