A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VOCABULÁRIO GENÉTICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VOCABULÁRIO GENÉTICO."— Transcrição da apresentação:

1 VOCABULÁRIO GENÉTICO

2 A GENÉTICA NO COTIDIANO
O termo genética foi primeiramente aplicado para descrever o estudo da variação e hereditariedade pelo cientista Willian Bateson em abril de 1908. Mas o que estuda a genética? Os genes. O mecanismo da hereditariedade. Doenças e suas prevenções. Teste de paternidade.

3

4 TERMOS ESSENCIAIS GENE – unidade da herança, ou seja, representa cada segmento de DNA capaz de transcrever sua mensagem em uma molécula de RNA. LOCO GÊNICO – é lugar ocupado por um gene em um cromossomo, ou seja, sua posição. (ou locus; no plural, loci). MÃE Gene para hemoglobina PAI Gene para hemoglobina Falcêmica Normal 11 Homólogos

5 TERMOS ESSENCIAIS CROMOSSOMOS HOMÓLOGOS – correspondem a um par de alelos, formas alternativas de um gene que atuam sobre uma mesma característica. ALELO DOMINANTE - aquele que pode se manifestar tanto em dose dupla como em dose simples. ALELO RECESSIVO – aquele que só se manifesta em dose simples. GENÓTIPO – corresponde ao conjunto de alelos que o organismo herdou de seus genitores, ou seja, sua constituição genética.

6 Exemplos

7 TERMOS ESSENCIAIS HOMOZIGOTO – é quando um individuo possui dois alelos iguais, podendo ser dominante ou recessivo. HETEROZIGOTO - é quando o indivíduo possui dois alelos diferentes.

8 TERMOS ESSENCIAIS GENÓTIPO – é o conjunto de características internas e externas de um ser vivo . FENÓTIPO - é a representação física manifestada por um genótipo.

9 Fim


Carregar ppt "VOCABULÁRIO GENÉTICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google