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Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências

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Apresentação em tema: "Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências"— Transcrição da apresentação:

1 Ciências da Natureza e suas Tecnologias - Ciências
Ensino Fundamental, 7º Ano Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes

2 FILO ECHINODERMATA CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes FILO ECHINODERMATA Imagens : (A) Dlloyd / GNU Free Documentation License / (B) Janek Pfeifer / GNU Free Documentation License / (C) Preview_H / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica / (D) Jacinta Richardson e Paul Fenwick / Disponibilizada por Daphne / GNU Free Documentation License / (E) Rbjordan / GNU Free Documentation License / (F) Dlloyd / GNU Free Documentation License

3 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes FILO ECHINODERMATA Os Echinodermata (gr. Echinos, espinho + derme, pele); todos são animais grandes e nenhum é parasita ou colonial; 1 todos são marinhos, encontrados em todos os oceanos do mundo; no Brasil, são conhecidas 329 espécies e, no mundo, espécies. 2

4 CARACTERÍSTICAS GERAIS
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes CARACTERÍSTICAS GERAIS Espinhos que recobrem o corpo fazem parte do esqueleto; animais bentônicos marinhos; constitui um grupo monofilético (apresenta conjunto de características exclusivas); endoesqueleto de origem mesodérmica (formado por placas calcárias porosas); exclusivamente marinhos;

5 CARACTERÍSTICAS GERAIS
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes CARACTERÍSTICAS GERAIS sistema ambulacral; acéfalos; triblásticos; celomados (enterocélicos); deuterostômios; simetria bilateral (larva) e radial (adulto); respiração por brânquias dérmicas; sistema nervoso difuso;

6 CARACTERÍSTICAS GERAIS
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes CARACTERÍSTICAS GERAIS respiração por brânquias dérmicas; sistema nervoso difuso; sexos separados (raras exceções), externamente iguais; sistema excretor ausente.

7 SISTEMÁTICA ASTEROIDEA ECHINOIDEA CRINOIDEA HOLOTUROIDEA OPHIUROIDEA
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes SISTEMÁTICA OPHIUROIDEA ASTEROIDEA ECHINOIDEA CRINOIDEA HOLOTUROIDEA

8 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes OPHIUROIDEA Os ofiúros têm um disco pequeno, arredondado, com 5 braços distintos, longos, delgados, articulados e frágeis; no braço há um ramo do sistema ambulacrário; os pés ambulacrários são ventrolaterais, sem ventosas; eles são sensitivos, auxiliam na respiração e podem levar alimento à boca; 2 Imagem : Neıl / Creative Commons Attribution- ShareAlike 3.0 License.

9 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes OPHIUROIDEA todos os órgãos digestivos e reprodutores estão no disco. A boca fica no centro da superfície oral. Não ha ânus; vivem da água rasa à profunda; podem se esconder embaixo de pedras ou plantas marinhas ou no lodo e na areia; são ativos à noite; movem-se por movimentos rápidos; alimentam-se de pequenos crustáceos, moluscos e outros animais e detritos do fundo; podem servir de alimentos a peixes; Ex.: serpente-do-mar. 2 Imagem : Brocken Inaglory / GNU Free Documentation License

10 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes ASTEROIDEA As estrelas-do-mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares de portos; várias espécies vivem desde as linhas de maré até profundidades consideráveis na areia e no lodo; o corpo de uma estrela-do-mar consiste em um disco central e cinco raios ou braços afilados; na superfície aboral ou superior, há espinhos calcários, os quais são partes do esqueleto; 2 Imagem : Igor Alexandre Souza / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica

11 ASTEROIDEA respiração por brânquias;
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes ASTEROIDEA respiração por brânquias; o ânus é uma abertura diminuta próxima ao centro da superfície aboral; a boca está no centro da superfície oral ou inferior; sistema ambulacrário; na ponta de cada braço, há um tentáculo táctil e uma mancha ocelar, sensível à luz; 2 Imagem : Hans Hillewaert / Creative Commons Attribution- Share Alike 3.0 Unported 1-Estômago pilórico 2- Intestino 3-Glândula retal 4- Canal pétro 5- Madreporito 6- Canal pilórico 7- Ceco pilórico 8- Estomâgo cardíaco 9- Gônada 10- Sulcos ambulacrais 11- Ampolas ambulacrais

12 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes ASTEROIDEA as estrelas-do-mar alimentam-se de moluscos, crustáceos e alguns vermes; algumas se alimentam de matéria orgânica em suspensão e até mesmo animais pequenos e ativos, como peixes, que ocasionalmente podem ser capturados; Reprodução: óvulos e espermatozoides são postos na água do mar, onde ocorre a fecundação. 2

13 ESTRELA-DO-MAR: SUPERFÍCIE ABORAL E SUPERFÍCIE ORAL
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes ESTRELA-DO-MAR: SUPERFÍCIE ABORAL E SUPERFÍCIE ORAL Imagem : Igor Alexandre Souza / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica Superfície Aboral Ânus Espinhos Tentáculos Madreporito Disco Superfície Oral Boca Pés Ambulacrários Sulcos Ambulacrários Braço Imagem: Collection of Dr. James P. McVey, NOAA Sea Grant Program / Public Domain.

14 ECHINOIDEA Ouriços-do-mar e Bolachas-da-praia
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes ECHINOIDEA Ouriços-do-mar e Bolachas-da-praia Os membros dessa classe têm o corpo arredondado sem braços ou raios livres, mas possuem espinhos delgados e móveis; num ouriço-do-mar comum, as vísceras estão encerradas em uma carapaça; boca e ânus são centrais, mas em polos opostos; 2 Imagem : Sharon Mooney / GNU Free Documentation License

15 Ouriços-do-mar e Bolachas-da-praia
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes ECHINOIDEA Ouriços-do-mar e Bolachas-da-praia ouriços alimentam-se de plantas marinhas, matéria animal morta e pequenos organismos; bolachas-da-praia alimentam-se de partículas orgânicas da areia ou do lodo através de ingestão direta ou por meio de rede de muco. 2 Imagem : Fernandoge / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

16 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes CRINOIDEA Esses equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de maré baixa até profundidades abissais; o corpo é um pequeno cálice em forma de taça, composto de placas calcáreas; boca e ânus estão presentes na superfície oral; alimentam-se de plâncton e de detritos, colhidos pelos tentáculos e dirigidos à boca pelos cílios; exemplo: lírio-do-mar. 2 Imagem : NURC / UNCW and NOAA / FGBNMS / U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration / Public Domain

17 HOLOTUROIDEA Pepinos-do-mar
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes HOLOTUROIDEA Pepinos-do-mar Em oposição aos outros equinodermos, as holotúrias têm o corpo delgado, alongado; a boca é circundada por 10 a 30 tentáculos que são modificações de pés ambulacrários bucais; no lado ventral, encontram-se os pés ambulacrários, com ventosas, que servem para a locomoção; 2 Imagem : Cubanito / GNU Free Documentation License

18 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes HOLOTUROIDEA as holotúrias movem-se como lesmas no fundo do mar ou cavam no lodo ou areia da superfície, deixando somente as extremidades do corpo expostas; quando perturbadas, contraem-se lentamente; o alimento é de material orgânico dos detritos do fundo, empurrado para a boca, ou de plâncton, aprisionado em muco nos tentáculos; as holotúrias frequentemente são os invertebrados dominantes nas partes mais profundas dos oceanos; ex.: pepino-do-mar. 2 Imagem : Autor desconhecido / Disponibilizada por Nordelch / Domínio público

19 CURIOSIDADES DO FILO ECHINODERMATA
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes CURIOSIDADES DO FILO ECHINODERMATA Os equinodermos são os únicos organismos de simetria radial que possuem um celoma; o sistema ambulacrário é um sistema hidráulico que funciona na locomoção, na alimentação e na respiração dependendo da classe particular de equinodermos; nos ofiúros e nos crinoides, os pés ambulacrários não têm ventosas e não são usados na locomoção; Imagem : Sharon Mooney / GNU Free Documentation License

20 CURIOSIDADES DO FILO ECHINODERMATA
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes CURIOSIDADES DO FILO ECHINODERMATA as estrelas-do-mar se reproduzem assexuadamente, dividindo o corpo em dois ou mais pedaços. Cada pedaço é capaz de regenerar o resto do corpo e originar uma nova estrela-do-mar. 3 Imagem : Nevit Dilmen / GNU Free Documentation License

21 EXERCÍCIO 1. (Cescem-SP) Um certo animal tem as seguintes
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes EXERCÍCIO 1. (Cescem-SP) Um certo animal tem as seguintes características: celoma bem desenvolvido, esqueleto calcário, simetria radial na fase adulta, simetria bilateral na fase larvária. Esse animal é um artrópode. equinodermo. anelídeo. platelminto. celenterado. Resposta B

22 EXERCÍCIO 2. (Acafe-SC) São representantes do filo Echinodermata:
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes EXERCÍCIO 2. (Acafe-SC) São representantes do filo Echinodermata: a) crinoides, ouriço-do-mar e corais. b) corais, holotúrias e crinoides. c) euglena, ouriço-do-mar e crinoides. d) ouriço-do-mar, ofiúros e holotúrias. e) ostras, ofiúros e crinoides. Resposta: D

23 CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental
Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes EXERCÍCIO 3.(Omec-SP) Assinale a alternativa que aponta o erro cometido na caracterização do filo Echinodermata: “São animais exclusivamente marinhos, de organização pentarradiada, com larvas de simetria bilateral, esqueleto calcário externo, triblásticos e deuterostômios”. a) Animais exclusivamente marinhos. b) Larvas de simetria bilateral. c) Esqueleto calcário. d) Triblásticos. e) Deuterostômios. Resposta E

24 EXERCÍCIO 4. (F.C.Chagas–BA) Analise os itens propostos relacionados
CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes EXERCÍCIO 4. (F.C.Chagas–BA) Analise os itens propostos relacionados com os equinodermos. Escolha, entre as opções, a correta: I. Este filo é formado por animais marinhos, como conchas, estrelas-do-mar e ouriços-do-mar. II. É o único grupo do reino Animal que possui um sistema aquífero responsável pelas funções de locomoção, respiração, excreção e percepção. III. A forma básica de reprodução desses animais é sexuada. IV. A fecundação é externa. a) Apenas os itens III e IV são corretos. b) Apenas os itens I, II e III são corretos. c) Os itens II, III e IV são corretos, enquanto o item I está errado, pois as conchas não pertencem ao filo dos equinodermos. d) Os itens II e IV estão corretos; no item I, o exemplo das conchas é o único correto. e) Os itens I, II e III estão certos, enquanto o item IV está incompleto, porque a fecundação pode ser interna. Resposta C

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
AMABIS, J. M. e MARTHO, G.R. Biologia das Células. Editora Moderna, 2010. CÉSAR e SEZAR. Biologia 1. Editora Saraiva, 1995. RIBEIRO-COSTA, C.S.; ROCHA, R.M. (2006) Invertebrados: manual de aulas práticas. 2ª edição. Holos Editora, Ribeirão Preto. RUPPERT, E.E.; FOX, R.S.; BARNERS, R.D. (2005). Zoologia dos Invertebrados. 7ª ed., Editora Roca, São Paulo. STORER, T.I.; USINGER, R.L.; STEVENSON, R.L. & NYBAKKEN, J.W. Zoologia Geral. 6a ed. Companhia Editora Nacional, p. RIBEIRO-COSTA, C.S.; ROCHA, R.M. (2006) Invertebrados: manual de aulas práticas. 2ª edição. Holos Editora, Ribeirão Preto. RUPPERT, E.E.; FOX, R.S.; BARNERS, R.D. (2005). Zoologia dos Invertebrados. 7ª ed., Editora Roca, São Paulo. STORER, T.I.; USINGER, R.L.; STEVENSON, R.L. & NYBAKKEN, J.W. Zoologia Geral. 6a ed. Companhia Editora Nacional, p. RIBEIRO-COSTA, C.S.; ROCHA, R.M. (2006) Invertebrados: manual de aulas práticas. 2ª edição. Holos Editora, Ribeirão Preto. RUPPERT, E.E.; FOX, R.S.; BARNERS, R.D. (2005). Zoologia dos Invertebrados. 7ª ed., Editora Roca, São Paulo. STORER, T.I.; USINGER, R.L.; STEVENSON, R.L. & NYBAKKEN, J.W. Zoologia Geral. 6a ed. Companhia Editora Nacional, p. RIBEIRO-COSTA, C.S.; ROCHA, R.M. (2006) Invertebrados: manual de aulas práticas. 2ª edição. Holos Editora, Ribeirão Preto. RUPPERT, E.E.; FOX, R.S.; BARNERS, R.D. (2005). Zoologia dos Invertebrados. 7ª ed., Editora Roca, São Paulo. STORER, T.I.; USINGER, R.L.; STEVENSON, R.L. & NYBAKKEN, J.W. Zoologia Geral. 6a ed. Companhia Editora Nacional, p. CIÊNCIAS, 7º Ano do Ensino Fundamental Reconhecimento das características dos equinodermos, compreendendo suas classes REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COSTA, C. S. & ROCHA, R. M. Invertebrados Manual de Aulas Práticas. Série Manuais Práticos em Biologia –3. Ribeirão Preto, SP, Editora Holos. 2006, p. 226. STORER, T. I., USINGER, R. L., STEBBINS, R. C. & NYBAKKEN, J. W. Zoologia Geral. Companhia Editora Nacional: São Paulo. 1986, p. 816. AMABIS, J. M. e MARTHO, G.R. Biologia das Células. Editora Moderna, 2010. CÉSAR e SEZAR. Biologia 1. Editora Saraiva, 1995. RUPPERT, E. E. & BARNER, R. D. Zoologia dos Invertebrados. Editora Roca LTDA. 6. ed

26 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2A Dlloyd / GNU Free Documentation License 05/09/2012 2B Janek Pfeifer / GNU Free Documentation License 2C Preview_H / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.0 Genérica 2D Jacinta Richardson e Paul Fenwick / Disponibilizada por Daphne / GNU Free Documentation License 2E Rbjordan / GNU Free Documentation License 2F 8 Neıl / Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License. 9 Brocken Inaglory / GNU Free Documentation License 10 Igor Alexandre Souza / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica 11 Hans Hillewaert / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported

27 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 13a Igor Alexandre Souza / Creative Commons - Atribuição - Partilha nos Mesmos Termos 2.5 Genérica 19/11/2012 13b Collection of Dr. James P. McVey, NOAA Sea Grant Program / Public Domain. 14 Sharon Mooney / GNU Free Documentation License 05/09/2012 15 Fernandoge / Creative Commons Attribution-Share Alike 3.0 Unported 06/09/2012 16 NURC /UNCW and NOAA / FGBNMS / U.S. National Oceanic and Atmospheric Administration / Public Domain 17 Cubanito / GNU Free Documentation License 18 Autor desconhecido / Disponibilizada por Nordelch/Domínio público 19 20 Nevit Dilmen / GNU Free Documentation License


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