A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É A BÍBLIA? PALAVRA DE DEUS Bíblia é o registro da ação de Deus na história humana e ao mesmo tempo o registro da resposta humana à ação de Deus.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É A BÍBLIA? PALAVRA DE DEUS Bíblia é o registro da ação de Deus na história humana e ao mesmo tempo o registro da resposta humana à ação de Deus."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É A BÍBLIA? PALAVRA DE DEUS Bíblia é o registro da ação de Deus na história humana e ao mesmo tempo o registro da resposta humana à ação de Deus. Toda a Escritura é inspi- rada por Deus e útil para ensinar, refutar, corrigir, educar na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito, qualificado para toda boa obra” (2Tm 3,16s

2 FORMAÇÃO DO ANTIGO TESTAMENTO A Bíblia não nasceu como livro, mas como a tradição de um povo. Antes de ser livro, por séculos, a Bíblia, era apenas a história de um povo vista à luz da fé. Muitos séculos mais tarde, a tradição foi escrita em livros.

3 FORMAÇÃO DO AT Desde muitos milênios ou até milhões de anos existem seres humanos na terra; Só há uns anos começa a revelação bíblica; A Revelação bíblica é o início da ação de Deus na história de um povo: Israel; Marco inicial da Revelação: Moisés - Êxodo

4 FORMAÇÃO DOS LIVROS Provavelmente o 1º livro escrito seja Am Seguem Is 1-39; Os ( 740ss a.C). Outros livros talvez nasceram em parte e foram completados mais tarde.

5 FORMAÇÃO DOS LIVROS A Bíblia Católica tem 73 livros, a Evangélica tem apenas 66. Livros que só constam na Bíblia Católica: Deuterocanônicos: 1 e 2 Mc, Sb, Eclo, Tb, Br, Jt ANTIGO TESTAMENTO NOVO TESTAMENTO PENTATEUCOEVANGELHOS HISTÓRICOSATOS PROFÉTICOSCARTAS DE PAULO SAPIENCIAISCARTAS PASTORAIS NOVELASCARTAS CATÓLICAS APOCALIPSESHEBREUS APOCALIPSE

6 CLASSIFICAÇÃO DO AT 46 livros COLEÇÃOLIVROSÉPOCA PentateucoGn, Ex, Lv, Nm, DtExílio e pós HistóricosJs, Jz, 1 e 2 Sm, 1 e 2 Rs, 1 e 2 Cr, Esd, Ne, 1 e 2 McExílio e pós ProféticosIs, Jr, Lm, Br, Ez, Os, Jl, Am, Ab, Mq, Na, Hab, Sf, Ag, Zc, Ml Antes, durante e depois do Exílio SapienciaisSl (em parte, antes Exílio), Jó, Pr, Ecle, Eclo, Ct, SbExílio e pós NovelasTb, Jt, Est, Jn, Rt, JóPós Exílio ApocalípticosJl e DnPós Exílio

7 Capítulos e Versículos Mc 1,1-5: Mc cap. 1, vers. 1 até v.5 Mc 1-3: Mc cap. 1 até cap. 3 Mc 1,1s: Mc cap 1, ver 1 e seguinte: v.2 Mc 1,1ss: Mc cap. 1, vers.1 e seguintes Mc 1, : Mc cap. 1, vers. 8 até 10 + ver ver.17. Mc 1,20-22; 2,5-10: Mc cap. 1, vs 20 a 22 + cap 2, vs 5 até 10 Mc 1,40-2,12: Mc cap 1, vs 40 até cap 2, vs 12 Mc 10,46a: é a primeira parte do versículo

8 FORMAÇÃO DO PENATATEUCO Boa parte do Pentateuco é escrita no Exílio da Babilônia ( ). Alguns livros receberam retoques no pós-exílio.

9 O Êxodo Um grupo de escravos do Egito sob a liderança de Moisés e a inspiração de Deus, se liberta. (Ex 3) Passa do Egito (escravidão) pelo Mar Vermelho (liberdade) (Ex 12-14) Todos os anos faz memória da libertação: início da tradição oral (Dt 6,20ss; 26,5ss) a.C.

10 A TERRA PROMETIDA Depois de 40 anos no deserto, os escravos libertos entram na Terra Prometida (Israel); Todos os anos celebram a libertação. Renovam a aliança (Js 1ss) a.C.

11 TRIBALISMO O povo se organizou em doze tribos; Não tinha governo central; A vida era igualitária. Tudo era da tribo; Porém, havia saques – 1030 a.C.

12 A MONARQUIA Saul põe fim ao sistema tribal; Davi se torna o grande rei de Israel. Unifica o país. Depois de Davi outros reis governam. Instaura o regime da opressão a.C.

13 OS DOIS REINOS O povo não suportava os tributos 1Rs 12; Israel rompe: Reino do Norte = Israel Reino do Sul = Judá 931 a.C.

14 DEPORTAÇÃO P/A ASSÍRIA A Assíria invadiu o Reino do Norte (2Rs 17); Deportou o povo e trouxe assírios para Israel, formando os samaritanos (mistos). O Reino do Norte deixa de existir. 722 a.C.

15 EXÍLIO NA BABILÔNIA 589 a.C. Nabucdonosor, rei da Babilônia, invade o Reino do Sul (2Rs 24 e 25). Leva cativo os militares, funcionários públicos, arte- sãos, etc. Deixa o povo da terra.

16 O PÓS EXÍLIO Em 589 o Império Persa destrói a Babilônia O povo exilado volta para Jerusalém Reconstrói a cidade e o templo (Es 1ss e Ne 1ss). 539 a.C,

17 IMPÉRIO GREGO Alexandre Magno conquista o Oriente. A Palestina cai na mão dos gregos. Alexandre morre aos 33 anos, seus generais dividem seu vasto império: Ptolomeu e Seleuco:1 e 2 Mc 331 a.C.

18 IMPÉRIO ROMANO Pompeu, general romano, destrói o reino selêucida e conquista também a Palestina. Quando Jesus nasce, a Palestina está sob o jugo de Roma. 63 a.C.


Carregar ppt "O QUE É A BÍBLIA? PALAVRA DE DEUS Bíblia é o registro da ação de Deus na história humana e ao mesmo tempo o registro da resposta humana à ação de Deus."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google