A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12"— Transcrição da apresentação:

1 A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12
A reconstrução concluída Neemias 12 e 13 ”Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios, e se alegraram, pois Deus lhes dera motivo de grande alegria; também as mulheres e as crianças se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se fez ouvir de longe.” Ne 12.43

2 Introdução Uma reconstrução espiritual não se faz de um momento para outro. A reconstrução material sim. Já a reconstrução espiritual, não. Ela é subjetiva e interior. Não pode ser avaliada facilmente! Vamos ver na lição de hoje, alguns passos se repetindo neste sentido.

3 Na lição passada vimos o compromisso assumido pelo povo de Israel.
Foram 3 compromissos: de cidadania (ocupação da terra); 2) de religiosidade (de cuidar do templo), e 3) de fidelidade (de seguir a lei de Deus). Tudo resumido no texto: ”… e assim não negligenciaremos a casa do nosso Deus.” (Ne 10.39)

4 Primeiro: o reconhecimento dos que vieram com Zorobabel
Mas esta disposição e propósito precisava ser agora comprovada em atos: Primeiro: o reconhecimento dos que vieram com Zorobabel ”Ora, estes são os sacerdotes e os levitas que subiram com Zorobabel…” (Ne )

5 Mais ou menos no seguinte cortejo duplo sobre o muro:
Segundo: A dedicação dos muros. Precisava ficar claro que aquilo for a obra do Senhor e para o Senhor: ”Ora, na dedicação dos muros…” (Ne ) “Então fiz subir os filhos de Judá sobre o muro…” (Ne ) Mais ou menos no seguinte cortejo duplo sobre o muro:

6 A Restauração de Israel
Estudo 7 A chegada de Neemias Neemias Parte VII O plano para a obra Ne 3.1 “Então se levantou Eliasibe, o sumo sacerdote, juntamente com os seus irmãos...” Ne 12.39 Ne 12.40 Mais ou menos assim, circun- dando dupla- mente o muro, até a entrada do templo. Ne 12.37 Ne 12.31

7 Foi quando o texto áureo da lição de hoje se deu
Foi quando o texto áureo da lição de hoje se deu. Dedicados os muros, eles estavam diante do templo: ”Naquele dia ofereceram grandes sacrifícios, e se alegraram, pois Deus lhes dera motivo de grande alegria; também as mulheres e as crianças se alegraram, de modo que o júbilo de Jerusalém se fez ouvir de longe.” (Ne 12.43)

8 ”Mas uma reconstrução espiritual não se dá apenas com dedicação
”Mas uma reconstrução espiritual não se dá apenas com dedicação.Há também necessidade de renúncia e submissão: 1) A renúncia ao interesse do comodismo (Ne ); 2) A submissão a Deus na oferta para o templo (Ne ) 3) A submissão à guarda do sábado (Ne ) 4) A submissão a Deus quanto à pureza de vida (Ne )

9 Conclusões A importância não só de realizar uma grande obra, mas também de dedicá-la a Deus! A dedicação de algo a Deus não pode ser um ato isolado, mas sim associado a uma vida de renúncia e submissão; Você está disposto a renunciar ao seu comodismo e ao seu proveito próprio em prol da obra de Deus?


Carregar ppt "A Restauração de Israel (Esdras, Neemias e Ester) Estudo 12"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google