A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A restauração de Israel chega ao seu fim. Em meio aos trabalhos de

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A restauração de Israel chega ao seu fim. Em meio aos trabalhos de"— Transcrição da apresentação:

1 A restauração de Israel chega ao seu fim. Em meio aos trabalhos de
A restauração de Israel – Estudo 13 Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 A restauração de Israel chega ao seu fim. Em meio aos trabalhos de Esdras e Neemias em Jerusalém, uma história se escreveu na Pérsia: Uma história para ser lembrada.

2 Esta história acontece provavelmente em 479 a.C.
A restauração de Israel – Estudo 13 Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 Esta história acontece provavelmente em 479 a.C. O último texto de Neemias é de 432 a.C. As profecias de Malaquias, o último profeta do AT em 424 a.C., morrendo ele em 392 a.C.

3 Personagens desta história:
A restauração de Israel – Estudo 13 Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 Personagens desta história: Hadassa (uma planta/murta), Ester (talvez em alusão à estrela Vênus, Aster no grego). Mardoqueu ou Mordecai, seu primo, um “conselheiro” do rei. Hamã, o Primeiro Ministro; Assuero, o rei Xerxes.

4 Singularidades do livro:
A restauração de Israel – Estudo 13 Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 Singularidades do livro: O único livro da Bíblia onde o nome de Deus não é citado; Escrito para simbolizar a vitória do Senhor sobre os deuses babilônicos; Também para marcar uma das festividades judaicas.

5 A integridade da rainha Vasti; A inteligência de Mardoqueu;
A restauração de Israel – Estudo 13 Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 Destaques a lembrar: A integridade da rainha Vasti; A inteligência de Mardoqueu; A coragem de Ester; A malignidade de Hamã; A longanimidade do rei Assuero.

6 8.1-9.15 – A vitória dos judeus; 9.16-10.3 – A festa.
A restauração de Israel – Estudo 13 Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 Resumo do livro: A côrte babilônica; O chamado de Ester; – As tramas de Hamã; – A reação dos judeus; – O fim de Hamã; – A vitória dos judeus; – A festa.

7 A restauração de Israel – Estudo 13
Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 Texto áureo: ”Pois, se de todo te calares agora, de outra parte se levantarão socorro e livramento para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se não foi para tal tempo como este que chegaste ao reino?”

8 Criada para celebrar a vitória na côrte babilônica;
A restauração de Israel – Estudo 13 Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 A festa de Purim: Criada para celebrar a vitória na côrte babilônica; Celebrada desde aquela época até hoje (13/15 Fev/Mar); Purim,significa “sortes”, uma alusão à sorte que se voltou contra Hamã (Et 9.24).

9 A discrição de Ester (2.15); O poder da oração (4.15-17).
A restauração de Israel – Estudo 13 Uma história para ser lembrada - Ester 1 a 10 Fatos marcantes: A atitude de Vasti (1.12); A discrição de Ester (2.15); O poder da oração ( ). Sua postura real depois (8.5); A dedicação da festa ( ) A autoridade de Mardoqueu (10.3)

10 A restauração de Israel – Esdras, Neemias, Ester
Conclusão – Resumo histórico de 586 a 424 a.C. 586 - Queda de Jerusalém 539 - Reinado de Ciro 536 - Primeira leva – Zorobabel 458 - Esdras chega 516 – A construção do templo 479 - A história de Ester 445 – Neemias chega 444 - A construção dos muros 433 – Últimas reformas 424 - Malaquias

11 E não perca no próximo trimestre: A Epístola aos Romanos carta mais contextua lizada aos nossos tempos.


Carregar ppt "A restauração de Israel chega ao seu fim. Em meio aos trabalhos de"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google