A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português
Ensino Fundamental, 7° Ano Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa

2 O que você vê na ilustração? Esta imagem lembra alguma história? Qual?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa O que você vê na ilustração? Esta imagem lembra alguma história? Qual? Comente com seu professor e colegas, depois leia o texto. Imagem: A Raposa e as Uvas / ilustração de “The Esop for Children” / Milo Winter / Public Domain.

3 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa A raposa e as uvas Uma raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de exuberantes uvas negras e, mais importante, maduras. Não pensou duas vezes e, depois de certificar-se de que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento. Ela então usou de todos os seus dotes, conhecimento e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vão e nada conseguiu.

4 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros e se deu por vencida. Por fim, deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo: "Na verdade, olhando com mais atenção, percebo agora que as uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio..." Moral da História: Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim, o caminho para sua infelicidade. Acesso em ; texto adaptado.

5 1. Esse texto possui as características de ( A) um conto;
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa 1. Esse texto possui as características de ( A) um conto; (B) uma lenda; (C) uma fábula. 2. A raposa viu “ alguns cachos de exuberantes uvas negras, e mais importante, maduras”. Por que, então, ela disse que as uvas estavam estragadas?

6 3.Explique, com suas palavras, a moral da história.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa 3.Explique, com suas palavras, a moral da história. 4.Em que tempo verbal se passa a fábula? (A)presente (B)passado / pretérito (C)futuro 5.Que formas verbais comprovam sua resposta à pergunta anterior?

7 No modo indicativo, existem 3 tipos de pretérito pretérito perfeito
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa No modo indicativo, existem 3 tipos de pretérito pretérito perfeito pretérito imperfeito pretérito mais-que-perfeito Todos esses tempos exprimem passado, mas apresentam algumas diferenças nas desinências e no significado. Vamos conhecer um pouco mais sobre o pretérito perfeito e o pretérito imperfeito do modo indicativo.

8 Ex.: “Ela então usou de todos os seus dotes...”
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa PRETÉRITO PERFEITO Expressa uma ação que foi concluída no passado, uma ação que não era habitual, que não se prolongou nem se repetiu. Ex.: “Ela então usou de todos os seus dotes...”

9 MODO INDICATIVO PRETÉRITO PERFEITO
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa MODO INDICATIVO PRETÉRITO PERFEITO TEMPO VERBAL 1ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em AR) AMAR 2ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em ER) COMER 3ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em IR PARTIR PRETÉRITO PERFEITO Eu amei Tu amaste Ele amou Nós amamos Vós amastes Eles amaram Eu comi Tu comeste Ele comeu Nós comemos Vós comestes Eles comeram Eu parti Tu partiste Ele partiu Nós partimos Vós partistes Eles partiram

10 Ex.: Os alunos tiravam notas boas nas provas.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa PRETÉRITO IMPERFEITO Expressa um fato ocorrido no passado, um fato que ocorria repetidas vezes, que era habitual. Ex.: Os alunos tiravam notas boas nas provas.

11 MODO INDICATIVO PRETÉRITO IMPERFEITO
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa MODO INDICATIVO PRETÉRITO IMPERFEITO TEMPO VERBAL 1ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em AR) AMAR 2ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em ER) COMER 3ª CONJUGAÇÃO (verbos terminados em IR PARTIR PRETÉRITO IMPERFEITO Eu amava Tu amavas Ele amava Nós amávamos Vós amáveis Eles amavam Eu comia Tu comias Ele comia Nós comíamos Vós comíeis Eles comiam Eu partia Tu partias Ele partia Nós partíamos Vós partíeis Eles partiam

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa Agora, vamos ler outra fábula. Pela ilustração você imagina qual é? O professor distribuirá uma cópia para cada aluno. Imagem: O leão e o rato / ilustração de “The Esop for Children” / Milo Winter / Public Domain.

13 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa O Leão e o Rato Um Leão dormia sossegado, quando foi acordado por um Rato, que passava correndo em cima de seu rosto. Com um ataque ágil ele o agarrou, e estava pronto para matá-lo, ao que o Rato implorou: “Por favor, se o senhor me soltar, tenho certeza de que um dia poderia retribuir sua bondade.” Rindo por achar ridícula a ideia, assim mesmo, ele resolveu soltá-lo. Pouco tempo depois, o Leão caiu numa armadilha colocada por caçadores. Preso ao chão, amarrado por fortes cordas, sequer podia mexer-se. O Rato, ouvindo seu rugido, se aproximou e roeu as cordas até deixá-lo livre. Então disse: “O senhor riu da ideia de que eu jamais seria capaz de ajudá-lo. Nunca esperava receber de mim qualquer favor em troca do seu! Mas agora sabe, que mesmo um pequeno Rato é capaz de retribuir um favor a um poderoso Leão.” Moral da História: Os pequenos amigos podem se revelar os melhores e mais leais aliados. Autor: Esopo Acesso em

14 1.Qual é o tipo de narrador da fábula?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa 1.Qual é o tipo de narrador da fábula? 2.Dê as características das personagens a)o leão; b)o ratinho; 2.Que sinais de pontuação foram usados para marcar o diálogo? Que outros sinais poderiam ter sido usados com a mesma finalidade? 3.Que outra moral seria adequada à fabula?

15 4.Separe os verbos presentes na fábula em duas colunas.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa 4.Separe os verbos presentes na fábula em duas colunas. PRETÉRITO PERFEITO PRETÉRITO IMPERFEITO

16 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa PRODUÇÃO TEXTUAL 1.Você deverá escrever sobre fatos interessantes que ocorreram no seu final de semana. Lembre-se de usar os verbos nos tempos pretérito perfeito e pretérito imperfeito do modo indicativo. Depois que os textos forem corrigidos, deverão ser trocados com os dos outros colegas, para que você possa conhecer um pouco mais sobre seus companheiros de classe.

17 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa 2.Você conhece a música Planeta Água? Veja o vídeo na internet para cantar e assistir durante a aula. Acesso em 3.Você reescreverá a letra da música, colocando as formas verbais destacadas no pretérito perfeito do modo indicativo. Que novo sentido foi dado à letra?

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa Planeta Água Guilherme Arantes Água que nasce na fonte Serena do mundo E que abre um Profundo grotão Água que faz inocente Riacho e deságua Na corrente do ribeirão... Águas escuras dos rios Que levam A fertilidade ao sertão Águas que banham aldeias E matam a sede da população... Águas que caem das pedras No véu das cascatas Ronco de trovão E depois dormem tranquilas No leito dos lagos No leito dos lagos...

19 http://letras.mus.br/guilherme-arantes/46315/ Acesso em 04-07-2012.
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa Água dos igarapés Onde Iara, a mãe d'água É misteriosa canção Água que o sol evapora Pro céu vai embora Virar nuvens de algodão... Gotas de água da chuva Alegre arco-íris Sobre a plantação Gotas de água da chuva Tão tristes, são lágrimas Na inundação... Águas que movem moinhos São as mesmas águas Que encharcam o chão E sempre voltam humildes Pro fundo da terra – 2x Terra! Planeta Água – 3x Acesso em

20 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa 3.Vamos utilizar, nas próximas atividades, o tempo verbal pretérito perfeito do modo indicativo. a) Copie no caderno o poema de Maria Cândida Mendonça, completando-o com o verbo indicado entre parênteses na 1ª pessoa do singular.

21 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa A MÁSCARA ___________(parar) ___________(espreitar) ___________(entrar) ___________(comprar) ___________(sair) ___________(subir) ___________(abrir) ___________(sorrir) _________(pegar) _________(colocar) _________(ajeitar) _________(descer) _________(aparecer) _________(rugir) E ________(rir) Um leão! Que aflição! Mas não... É o João. (Maria Cândida Mendonça, In "O Livro do Faz-de-Conta")

22 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa b) Agora é a sua vez; você deve criar um poema parecido com o que leu. Utilize verbos no pretérito perfeito do indicativo de modo que conte uma história com começo, meio e fim. Não se esqueça de colocar um título bem sugestivo. Atividade – parte b Acesso em

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa 4.Conjugue os verbos indicados entre parênteses no pretérito imperfeito do modo indicativo. Antigamente, eu ________________(acordar) mais cedo, ________________(comer) qualquer coisa e ________(ir) para a escola. Pelo caminho, eu _______________(encontrar) com os meus colegas, _______________(conversar) com eles e ____________(brincar). Eu _________________(ter) sempre aulas pela manhã e à tarde, mas _____________(haver) um intervalo e nós ___________(ir) para o pátio da escola brincar. Durante o intervalo, eu e os meus colegas _______________(saltar) corda e ______________(jogar) bola. No fim do intervalo, nós _________________(voltar) sempre para a sala e depois _______________(fazer) exercícios de Matemática e _______________(resolver) exercícios de Língua Portuguesa. Às vezes, durante o almoço, eu _____________(ficar) na escola e ______________(comer) sopa. A sopa ___________(ser) feita com os legumes que eu e os meus colegas ____________(trazer) da horta dos nossos pais. No final das aulas, por volta das 4h da tarde, eu e os meus colegas _________________(voltar) para casa. Com adaptações: Acesso em

24 LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa 5.Leia o texto abaixo, tirado do livro O menino no espelho, de Fernando Sabino. Observe o tempo em que foram empregados os verbos destacados e o que eles exprimem: Quando chovia, no meu tempo de menino, a casa virava um festival de goteiras. Eram pingos no teto ensopando o soalho de todas as salas e quartos. Seguia-se um corre-corre dos diabos, todo mundo levantando e trazendo baldes, bacias, panelas, penicos e o que mais houvesse para aparar a água que caía e para que os vazamentos não se transformassem em uma inundação. Os mais velhos ficavam aborrecidos, eu não entendia a razão: aquilo era uma distração das mais excitantes. Fernando Sabino. O menino no espelho. Rio de Janeiro: Record, 2004.

25 a) Em que tempo foram empregados os verbos destacados?
LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa a) Em que tempo foram empregados os verbos destacados? b) Esse tempo verbal indica que os fatos apresentados ocorreram apenas uma vez ou que aconteciam sempre na infância do narrador? c) Os mais velhos ficavam aborrecidos com as goteiras. E o narrador, também ficava aborrecido? Justifique com um trecho do texto. Atividade 5 CAMPOS, Elizabeth Marques . Viva Português: língua portuguesa , 6° ano / Elizabeth Marques Campos, Paula Marques Cardoso, Sílvia Letícia de Andrade. 2ª ed. – São Paulo: Ática, 2009.

26 BIBLIOGRAFIA LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa BIBLIOGRAFIA BELTRÃO, Eliana Lúcia Santos. Diálogo: língua portuguesa, 6º ano /Eliana Lúcia Santos Beltrão, Tereza Cristina S. Gordilho. – Ed. Renovada. – São Paulo: FTD, – (Coleção diálogo) . CAMPOS, Elizabeth Marques. Viva Português: língua portuguesa , 6° ano / Elizabeth Marques Campos, Paula Marques Cardoso, Sílvia Letícia de Andrade. 2. ed. – São Paulo: Ática, 2009. COSTA, Cibele Lopresti. Para viver juntos: português, 6º e 7º ano: ensino fundamental/ Cibele Lopresti, Greta Marchetti, Jairo J. Batista Soares. – 1. ed. Ver. – São Paulo: Edições SM, –(Para Viver Juntos). TERRA, Hernani. Projeto Radix: português, 7º ano / Ernani Terra, Floriana Toscano Cavallete. – São Paulo: Scipione, – (Coleção Projeto Radix).

27 SITES LÍNGUA PORTUGUESA, 7º Ano do Ensino Fundamental
Diferença de sentido entre os verbos nos tempos pretérito perfeito e imperfeito na construção da narrativa Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em Acesso em SITES

28 Tabela de Imagens n° do slide
direito da imagem como está ao lado da foto link do site onde se conseguiu a informação Data do Acesso 2 A Raposa e as Uvas / Milo Winter / Public Domain. 12/09/2012 12 O leão e o rato / ilustração de “The Esop for Children” / Milo Winter / Public Domain.


Carregar ppt "Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - Português"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google