A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A classe média como realidade e como ficção Classes, estratificação e conflito na estruturação das desigualdades sociais Elísio Estanque Centro de Estudos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A classe média como realidade e como ficção Classes, estratificação e conflito na estruturação das desigualdades sociais Elísio Estanque Centro de Estudos."— Transcrição da apresentação:

1 A classe média como realidade e como ficção Classes, estratificação e conflito na estruturação das desigualdades sociais Elísio Estanque Centro de Estudos Sociais – Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra – Portugal www.ces.uc.pt http://boasociedade.blogspot.com XVII Encontro da APHES, Lisboa, UNL, 16-17 Nov 2007

2 1. Desigualdades, estratificação e mobilidade Classes, estruturas e oportunidades Funcionalismo: mobilidade individual e meritocracia Modelos de análise: Erik O. Wright e P. Bourdieu Estado, mercado de trabalho e inovação tecnológica O crescimento da «classe média» Mobilidade social e mudança estrutural Recomposição e mobilidade de curto alcance Segmentação e fragmentação Reprodução e reconversão das posições de classe Tendências na sociedade portuguesa

3 2. Estrutura de classes e mobilidade

4 Comparação país – Região do calçado

5 Mobilidade intergeracional

6 Percepção das desigualdades

7 Subjectividades emancipatórias e conservadoras

8 Atitudes perante a corrupção

9 Percepção das contradições e clivagens sociais

10 Percepção da mobilidade social

11 Identificações de classe, por categoria de classe

12 Democratização do acesso à universidade Origens de classe dos estudantes da UC, 2000-2005

13 3. Síntese e conclusão As classes médias como “zonas de amortecimento” da luta de classes e do conflito social. Os fluxos de mobilidade social são de curto alcance, mais do que mobilidade, são resultantes da mudança estrutural. O seu impacto social – como realidade objectiva e referência simbólica – estende-se muito para além da estrutura produtiva e modela as representações, ambições e expectativas de amplos sectores de trabalhadores. Quanto mais nos aproximamos dos estratos superiores da pirâmide social maior é a dificuldade de subida – a distinção e a exclusão. Mesmo os poucos que sobem por mérito fecham as portas atrás de si erguendo novas barreiras que excluem os que vêm atrás. Quem está nos estratos mais baixos tende a tomar como “grupo de referência” os seus semelhantes ou as gerações passadas que viviam ainda pior – a «classe média» imaginada.


Carregar ppt "A classe média como realidade e como ficção Classes, estratificação e conflito na estruturação das desigualdades sociais Elísio Estanque Centro de Estudos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google