A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia Civil x Arquitetura

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia Civil x Arquitetura"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia Civil x Arquitetura
Os Arquitetos dizem que os Engenheiros projetam “caixotes”. Os Engenheiros dizem que os Arquitetos “enfeitam” demais. Slogan de Arquiteto: construa certo, contrate um Arquiteto. Slogan de Engenheiro: contrate um Engenheiro e gaste menos. Engenheiro é aquele que tem que encontrar solução para as loucuras dos Arquitetos.

2 Atuação Profissional ARQUITETO: cabe projetar ambientes adequados, maximizando o aproveitamento dos espaços de forma racional e preocupando-se com a estética e a arte. ENGENHEIRO: cabe elaborar projetos de instalações e estruturas, planejar atividades, executar as obras, gerenciar, viabilizar a qualidade e o custo final da obra. Em síntese: O Arquiteto é especialista na arte de projetar. O Engenheiro é especialista em processos construtivos com habilidades de gerenciamento.

3 De acordo com a lei de 25/12/66 e com a Resolução 218 de 29/06/73 do CONFEA -Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), na área das edificações urbanas, tanto o Arquiteto como os Engenheiros têm as mesmas atribuições legais. A grande diferença está na formação acadêmica: Arquitetos: carga horária de 3500 hs em projetos e 500 hs para cálculos e resistência dos materiais. Engenheiros: carga horária de 4000 hs em cálculos, resistência dos materiais, matemática e física, e apenas 160 hs em projetos.

4 Além disso: Arquitetos têm uma boa formação acadêmica em Urbanismo, Paisagismo e Planejamento Urbano que os Engenheiros não têm. Engenheiros têm formação nas áreas de Geotecnia, Hidraulica, Saneamento e Transportes (estradas, ferrovias, pontes, aeroportos, etc.) que os Arquitetos não têm.

5 Chefia e Empregado A organização interna do sistema de trabalho na empresa leva ao estabelecimento de uma hierarquia entre funções. Surgem, assim, diferenciações entre os empregados, com base na concentração em alguns deles com prerrogativas de direção e gestão.

6 CHEFIA Todo profissional em comando de trabalho, tal como, diretores, gerentes, supervisores, encarregados, etc. Todos aqueles que exercem posição de “liderança” sobre os outros funcionários. Possuem amplos poderes de decisão acerca da dinâmica empresarial e poderes para representá-la. Tem papel de conduzir seus subordinados na busca e na obtenção dos resultados que levem à objetivos estabelecidos.

7 Têm responsabilidades de exigir execução dos trabalhos de forma segura e com qualidade e a conduta adequada de seu grupo. Possuem inequívoca distinção em relação aos demais empregados da empresa. No mais em nada difere do empregado comum, a não ser, as vantagens inerentes ao cargo. Normalmente não possuem horário controlado, porém, por outro lado, não têm direitos a horas extras.

8 Empregado Cumprir as tarefas que lhe são destinadas.
Exercer suas funções com dedicação, honestidade e lealdade. Ter bom relacionamento com seus colegas de trabalho e seus superiores. Cumprir horários e normas estabelecidas pela empresa.


Carregar ppt "Engenharia Civil x Arquitetura"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google