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Transporte Multimodal no Brasil:

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Apresentação em tema: "Transporte Multimodal no Brasil:"— Transcrição da apresentação:

1 Transporte Multimodal no Brasil:
X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Carga Rio de Janeiro - 19/08/09 Fundada em Abril de 1977 Transporte Multimodal no Brasil: Avanços, Aplicabilidade e Diferencial da Empresa Competitiva. CBC – Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal Silvio Vasco Campos Jorge Presidente

2 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

3 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

4 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

5 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

6 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

7 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas
Log-In Serviço Amazonas

8 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas
Log-In Serviço Atlântico Sul

9 A EVOLUÇÃO DO CONTÊINER NO TRANSPORTE
A evolução na capacidade dos navios portas-contêiner é fantástica, pois, em 50 anos, passamos de um navio de 226 contêineres para TEUs. Houve expressiva alteração na logística do transporte marítimo como: Surge no Transporte Ferroviário, principalmente na ligação do Golfo do México para a costa oeste americana, os vagões “DOUBLE STACK”, onde são transportados 02 contêineres de 40 pés ou 4 contêineres de 20 pés.

10 A EVOLUÇÃO DO CONTÊINER NO TRANSPORTE
O tempo de carga e descarga nos navios portas-contêiner praticamente é reduzido pela metade com a entrada em operação dos transteiner, operando dois contêineres simultaneamente. O aumento da capacidade dos navios portas-contêiner nas rotas de longas distâncias, determinou a implantação dos sistemas “feeder” conjugado com os “hub ports” reduzindo os custos logísticos. Quanto aos modelos dos contêineres, foram evoluindo do contêiner de carga geral até cargas frigoríficadas; passando por granéis sólidos e líquidos; cargas fora de padrão na altura (Open Top), e etc.

11 A EVOLUÇÃO DO CONTÊINER NO TRANSPORTE MARÍTIMO
A frota mundial de contêineres está estimada em 20 milhões de TEUs. A movimentação mundial estimada em 2008 é de 420 milhões de TEUs, distribuídos nos 100 Principais Portos do Mundo .

12 A Crise Mundial X Uso do Contêiner
- A China deixou de fabricar TEUs por mês (contêineres de 20 pés), o que representará uma produção de 3 milhões de TEUs, em um ano. - O equivalente a 6% da frota mundial de navios especializados em contêineres está ociosa em torno de Cingapura, na Ásia, à espera de contratos. São cerca de 680 mil TEUs (unidade de 20 pés) disponíveis. Fonte: Consultoria Francesa AXS-Alphaliner.

13 Navios fundeados em Cingapura Equivalente a 6% da frota 680 mil TEUs

14 Navios fundeados em Cingapura Equivalente a 6% da frota 680 mil TEUs

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16 NÚMEROS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS
2000 /2008 US$ Milhões Fonte: SECEX/MDIC.

17 NÚMEROS DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
2000/2008 US$ Milhões Fonte: SECEX/MDIC.

18 NÚMEROS DO SALDO COMERCIAL
2000/2008 US$ MILHÕES 2000 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 Fonte: SECEX/MDIC.

19 MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO BRASIL 2001/2008 (CB + LC)
(TEU) Fontes: Datamar/Adm. dos Portos. Elaboração: Alex Rotmeister/CBC.

20 Movimentação de Contêineres nos Portos Brasileiros
Cabotagem + Longo Curso Portos Ano de 2006 Ano de 2007 Ano de 2008 Santos Itajaí Paranaguá Rio Grande Rio de Janeiro Manaus 79.559 Sepetiba Vitória S. Francisco Salvador Suape Em TEU Fontes: DATAMAR/Adm. dos Portos. Elaboração: Alex Rotmeister/CBC. Pecém Fortaleza 78.117 63.808 59.574 Belém 54.008 70.017 44.900 Vila do Conde 34.845 31.426 24.363 Natal 3.888 8.640 17.257 Imbituba 19.620 15.073 16.545 Porto Alegre/Santa Clara 20.627 15.609 11.229 Macéio 7.484 5.898 8.520 Santarem 4.390 Santana 189 Tubarão Ilhéus Total

21 Cabotagem e Longo Curso – Ano de 2008
Movimentação de Contêineres nos Portos Brasileiros Cabotagem e Longo Curso – Ano de 2008 Portos Cabotagem Longo Curso Total Santos – 1º Itajaí – 10º Paranaguá Rio Grande – 4º Rio de Janeiro – 8º Manaus – 2º Sepetiba – 5º Vitória – 7º S. Francisco – 12º Salvador – 6º TEU Suape – 3º Fontes: DATAMAR/Adm. dos Portos. Elaboração: Alex Rotmeister/CBC. Pecém – 9º 99.476 Fortaleza – 11º 34.020 59.574 Belém 44.900 44.900 Vila do Conde – 14º 14.159 24.363 Natal 17.257 17.257 Imbituba 1.015 – 16º 15.530 16.545 Porto Alegre/Santa Clara – 13º 11.229 Macéio 8.520 – 15º 8.520 Santarem 4.390 4.390 Total

22 Movimentação de Contêineres nas Ferrovias Brasileiras
Em TEUs Projeção de 10% Fonte: ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Elaboração: Alex Rotmeister/CBC.

23 MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO MERCADO INTERNO – 2004/2008
CABOTAGEM + FERROVIA (TEU) Fonte: DATAMAR / CBC / ANTF. Ano de 2007 Cabotagem: TEUs. Ferrovias: TEUs. Ano de 2008 Cabotagem: TEUs. Ferrovias: TEUs.

24 MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO BRASIL CABOTAGEM + LONGO CURSO + FERROVIA Período: 2004 a 2008.
TEUs Fontes: CBC / ANTF / DATAMAR

25 Movimentação de Contêineres no Mundo – 2006/2008 (TEU)
Ano de 2006 Ano de 2007 Ano de 2008 Mundo (estimativa) América Latina e Caribe (estimativa) Brasil 1º Cingapura (estimativa) 23º Panamá (estimativa) 44º Santos

26 CBC - Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal
Rua Visconde de Inhaúma, Sala 833. Rio de Janeiro – (RJ) Tels/Fax.: (21) / / Site:


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