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X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Carga X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Carga Rio de Janeiro - 19/08/09 CBC.

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1 X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Carga X Congresso Nacional Intermodal dos Transportadores de Carga Rio de Janeiro - 19/08/09 CBC – Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal Silvio Vasco Campos Jorge Presidente Transporte Multimodal no Brasil: Avanços, Aplicabilidade e Diferencial da Empresa Competitiva. Fundada em Abril de 1977

2 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

3 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

4 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

5 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

6 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas

7 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas Log-In Serviço Amazonas

8 Linhas Regulares na Navegação de Cabotagem Cargas Conteinerizadas Log-In Serviço Atlântico Sul

9 A evolução na capacidade dos navios portas-contêiner é fantástica, pois, em 50 anos, passamos de um navio de 226 contêineres para TEUs. Houve expressiva alteração na logística do transporte marítimo como: Surge no Transporte Ferroviário, principalmente na ligação do Golfo do México para a costa oeste americana, os vagões DOUBLE STACK, onde são transportados 02 contêineres de 40 pés ou 4 contêineres de 20 pés. A EVOLUÇÃO DO CONTÊINER NO TRANSPORTE

10 O tempo de carga e descarga nos navios portas-contêiner praticamente é reduzido pela metade com a entrada em operação dos transteiner, operando dois contêineres simultaneamente. O aumento da capacidade dos navios portas-contêiner nas rotas de longas distâncias, determinou a implantação dos sistemas feeder conjugado com os hub ports reduzindo os custos logísticos. Quanto aos modelos dos contêineres, foram evoluindo do contêiner de carga geral até cargas frigoríficadas; passando por granéis sólidos e líquidos; cargas fora de padrão na altura (Open Top), e etc.

11 A frota mundial de contêineres está estimada em 20 milhões de TEUs. A movimentação mundial estimada em 2008 é de 420 milhões de TEUs, distribuídos nos 100 Principais Portos do Mundo. A EVOLUÇÃO DO CONTÊINER NO TRANSPORTE MARÍTIMO

12 A Crise Mundial X Uso do Contêiner - A China deixou de fabricar TEUs por mês (contêineres de 20 pés), o que representará uma produção de 3 milhões de TEUs, em um ano. - O equivalente a 6% da frota mundial de navios especializados em contêineres está ociosa em torno de Cingapura, na Ásia, à espera de contratos. São cerca de 680 mil TEUs (unidade de 20 pés) disponíveis. Fonte: Consultoria Francesa AXS-Alphaliner.

13 Navios fundeados em Cingapura Equivalente a 6% da frota 680 mil TEUs

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16 NÚMEROS DAS IMPORTAÇÕES BRASILEIRAS 2000 /2008 US$ Milhões Fonte: SECEX/MDIC.

17 NÚMEROS DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS 2000/2008 US$ Milhões Fonte: SECEX/MDIC.

18 NÚMEROS DO SALDO COMERCIAL 2000/2008 US$ MILHÕES Fonte: SECEX/MDIC. 2008

19 MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO BRASIL 2001/2008 (CB + LC) Fontes: Datamar/Adm. dos Portos. Elaboração: Alex Rotmeister/CBC. (TEU)

20 Total 0 Ilhéus 0 Tubarão 189 Santana Natal Imbituba 0 Santarem Porto Alegre/Santa Clara Vila do Conde Belém Fortaleza Manaus Macéio Pecém Suape Sepetiba Vitória Salvador S. Francisco Rio de Janeiro Paranaguá Itajaí Rio Grande Santos Ano de 2007Ano de 2006 Portos Em TEU Movimentação de Contêineres nos Portos Brasileiros Cabotagem + Longo Curso Ano de 2008 Fontes: DATAMAR/Adm. dos Portos. Elaboração: Alex Rotmeister/CBC

21 Cabotagem e Longo Curso – Ano de Total 0 Natal – 16º Imbituba 0 Santarem – 13º Porto Alegre/Santa Clara – 14ºVila do Conde 0 Belém – 11º Fortaleza – 2ºManaus – 15º Macéio – 9º Pecém – 3ºSuape – 5ºSepetiba – 7ºVitória – 6ºSalvador – 12º S. Francisco – 8ºRio de Janeiro 0Paranaguá Itajaí – 4º Rio Grande – 1ºSantos Longo CursoCabotagem Portos TEU Movimentação de Contêineres nos Portos Brasileiros – 10º Total Fontes: DATAMAR/Adm. dos Portos. Elaboração: Alex Rotmeister/CBC

22 Movimentação de Contêineres nas Ferrovias Brasileiras Projeção de 10% Fonte: ANTF – Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários. Elaboração: Alex Rotmeister/CBC. Em TEUs

23 MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO MERCADO INTERNO – 2004/2008 CABOTAGEM + FERROVIA (TEU) Fonte: DATAMAR / CBC / ANTF. Ano de 2007 Cabotagem: TEUs. Ferrovias: TEUs. Ano de 2008 Cabotagem: TEUs. Ferrovias: TEUs.

24 MOVIMENTAÇÃO DE CONTÊINERES NO BRASIL CABOTAGEM + LONGO CURSO + FERROVIA Período: 2004 a TEUs Fontes: CBC / ANTF / DATAMAR

25 Movimentação de Contêineres no Mundo – 2006/2008 (TEU) Ano de 2006Ano de 2007Ano de 2008 Mundo (estimativa) América Latina e Caribe (estimativa) Brasil º Cingapura (estimativa) 23º Panamá (estimativa) 44º Santos

26 CBC - Câmara Brasileira de Contêineres, Transporte Ferroviário e Multimodal Rua Visconde de Inhaúma, Sala Rio de Janeiro – (RJ) Tels/Fax.: (21) / / Site:


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