A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biblioteca Multimídia em Saúde Pública: Compartilhamento de Conhecimento e Transparência da Informação Ana Cristina da Matta Furniel Ana Paula Mendonça.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biblioteca Multimídia em Saúde Pública: Compartilhamento de Conhecimento e Transparência da Informação Ana Cristina da Matta Furniel Ana Paula Mendonça."— Transcrição da apresentação:

1 Biblioteca Multimídia em Saúde Pública: Compartilhamento de Conhecimento e Transparência da Informação Ana Cristina da Matta Furniel Ana Paula Mendonça Maria Elisa Andries dos Reis Rosane Mendes Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca/Fiocruz

2 O que é? Um ambiente baseado na internet, apoiando-se na metodologia de gestão do conhecimento, em que qualquer usuário conectado à rede mundial pode, depois de se cadastrar, incluir documentos em formato texto, planilha, vídeo, imagem, áudio ou hipertexto e incluir comentários sobre os documentos. Uma ferramenta que permite que o conteúdo deixe de ser privado, passando a ser preservado e, ao mesmo tempo, público.

3 Objetivos Reafirmar o compromisso da ENSP com a gestão do conhecimento, a transparência e o acesso livre à informação pública.. Apoiar, reutilizar e construir coletivamente o conhecimento na área de saúde pública, Ampliar e melhorar as formas de comunicação e disseminação das informações em saúde pública; Potencializar a geração de novos conhecimentos na área de saúde pública; Fomentar o compartilhamento do conhecimento entre alunos e pesquisadores da ENSP e entre a comunidade científica da Escola e o campo da saúde pública; Permitir e incentivar o debate sobre a área de saúde pública através da ferramenta de comentários;

4 Metodologia  A primeira versão da Biblioteca Multimídia foi lançada em 2004. A inserção do conteúdo era feita de forma centralizada: apenas os editores tinham permissão para postar documentos. Cada departamento da Escola tinha um responsável.  Com a nova versão, a partir de julho/2007 a inserção de documentos passa a ser descentralizada, seguindo padrões da Web 2.0.  Todo documento postado na Biblioteca Multimídia da ENSP é de responsabilidade do usuário que fez seu cadastro em nosso portal. Os arquivos são avaliados por editores e, depois, liberados para acesso na Biblioteca. O conteúdo considerado impróprio, desrespeitando princípios éticos, ferindo a privacidade dos colaboradores ou denegrindo a imagem institucional, não é publicado.

5 Metodologia A Biblioteca Multimídia da ENSP vai além dos apontadores (sites que fazem a seleção e organização de referências afins - dentro de uma determinada temática), pois o próprio colaborador remete seu material na íntegra e este pode se tornar alvo de debate direto entre os leitores e o colaborador.  Utilização do sistema de classificação de acordo com a metodologia LIS (Localizador de Informação em Saúde), resultado da cooperação técnica entre o Centro Nacional de Información de Ciências Médicas (CNICM), a Red Telemática de Salud de Cuba (INFOMED) e a BIREME. São 24 áreas temáticas dentro do campo de saúde pública.  A ferramenta de busca da Biblioteca permite procurar os documentos por uma das 24 áreas temáticas, por tipo de documento (apresentação, capítulo, etc.), tipo de mídia (áudio, texto, etc.), por autor, data, além de permitir acesso direto aos últimos arquivos cadastrados ou aos mais acessados pelos usuários.

6 Tecnologia A Biblioteca Multimídia da ENSP possui algumas particularidades, em função da área e da instituição em que está inserida. A ferramenta foi desenvolvida levando em consideração as políticas de software livre e as diretrizes de acessibilidade que possam com algumas adaptações ser utilizada como modelo para utilização coletiva, inclusive para uso das Unidades Fiocruz e demais parceiros institucionais. Para implantá-la, é necessário ter um servidor de banco de dados MySQL ou Oracle e servidor web Linux ou Windows, para hospedar os dados, e os scripts que gera a interface do Sistema. Por ser uma aplicação internet, esse servidor deve ter um esquema de proteção que garanta a segurança dos dados. A criação de tabelas no banco de dados pode ser feita por scripts ou por uma ferramenta case.

7 Tecnologia A Biblioteca Multimídia da ENSP foi desenvolvida em PHP 4.0 (http://www.php.net), podendo rodar sobre qualquer arquitetura de hardware e sistema operacional (Linux, Windows, Solaris, Mac, etc.), o que permite a utilização de uma plataforma totalmente baseada em software livre (sistema operacional, banco de dados, servidores e demais recursos). Apesar de termos toda a estrutura de banco de dados funcionando para MySQL (http://www.mysql.com), optamos em utilizar o banco de dados Oracle (http://www.oracle.com), pois o mesmo é o adotado pela instituição. Essa decisão baseou-se nos critérios adotados para a integração de todas as ferramentas do Portal da ENSP.

8 Cenário Atual Atualmente o acervo da Biblioteca conta com um total de 1440 publicações, sendo que 849 já foram classificadas, tendo recebido cerca de 400 comentários de usuários. Desde julho de 2007, contabilizamos 540 mil cliques nas publicações. Os arquivos de áudio e texto das apresentações de eventos científicos na ENSP são os mais procurados. As áreas mais visitadas são as de Políticas Públicas, Planejamento e Atenção a Saúde, totalizando essas 3 áreas mais de 50 mil acessos. Na página da biblioteca temos a estatística diferenciada.

9

10

11

12 Próximos Passos  Desenvolvimento de um sistema de distribuição de informes diários ou semanais (listas aéreas) para os usuários incentivando a utilização da ferramenta como um modelo para compartilhamento e recuperação da informação.  Estabelecer critérios para controle de qualidade e avaliação, que sejam melhor discutidos e validados com os pares, além do controle do cadastro já realizado.  Adoção de um sistema de métrica que possa ajudar na avaliação do alcance da biblioteca, seu público e novas metas a serem alcançadas.  Formalização do convênio com o Serpro, para que todos os documentos armazenados na Biblioteca possam estar disponíveis para deficientes visuais até o fim de 2008. Isso será feito com um software desenvolvido pelo Serviço de Processamento de Dados do Governo Federal, que permite a leitura dos documentos em áudio, 0 “Leitura Eletrônica – Letra”.

13 Conclusão No mundo contemporâneo da sociedade da informação, ou sociedade em rede, a grande questão a ser considerada é como as pessoas terão amplo e livre acesso aos benefícios das tecnologias de informação e comunicação, de forma que a Internet, por sua apropriação social, seja um poderoso instrumento de educação, ciência e tecnologia, cultura e formação de cidadania. é necessário que governos e instituições proporcionem não apenas a infra-estrutura tecnológica, de comunicação e de informação, mas também formulem e concretizem políticas com essa finalidade, abarcando, ao mesmo tempo, coleções e acervos manuscritos, impressos e eletrônicos, aí incluída a pluralidade do diversificado conjunto de textos, imagens e sons – patrimônio documental e patrimônio digital. Quanto maior a acessibilidade maior o uso, que significa maior impacto, que, por sua vez, significa maior divulgação científica, provocando mais produção, a qual, estando mais acessível, provoca maior uso e assim sucessivamente.

14 Acesse http://www.ensp.fiocruz.br/biblioteca Contatos Ana Furniel – furniel@ensp.fiocruz.brfurniel@ensp.fiocruz.br


Carregar ppt "Biblioteca Multimídia em Saúde Pública: Compartilhamento de Conhecimento e Transparência da Informação Ana Cristina da Matta Furniel Ana Paula Mendonça."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google