A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Islão Tribos que habitavam a península arábica, sem unidade política; Divididos em árabes beduínos e urbanos; Na cidade de Meca, encontrava-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Islão Tribos que habitavam a península arábica, sem unidade política; Divididos em árabes beduínos e urbanos; Na cidade de Meca, encontrava-se."— Transcrição da apresentação:

1

2

3

4

5 O Islão Tribos que habitavam a península arábica, sem unidade política; Divididos em árabes beduínos e urbanos; Na cidade de Meca, encontrava-se a Caaba Maomé ( ) cria o monoteísmo unificando as tribos, em 622; Princípios do islamismo: crer em Alá, seu único Deus; fazer 5 orações ao dia; das esmolar; cumprir jejum religioso; ir à Meca Alcorão: livro sagrado com instruções para preservar a ordem social. Após a morte de Maomé: divisão em Xiitas e Sunitas

6

7

8

9 O Estado muçulmano se torna um estado teocrático, que se expande através de conquistas militares;
Governo comandado pelos califas; Declínio: rivalidade entre califas; reação dos povos conquistados; extensão do Império; Cultura (fusão do Ocidente com o Oriente): bússola; papel; pólvora; álgebra; geometria; técnicas cirúrgicas; algarismo hindu; cultivo do trigo, algodão, café, cana-de-açúcar, laranja, pêssego, etc.

10 Sistema Feudal O fim do Império Romano e as invasões bárbaras, levaram o medo e a insegurança à Europa; Ruralização da sociedade, sob o regime de servidão Vínculos entre nobres: comitatus e beneficium. Política: descentralização do poder; relação de suserania e vassalagem;

11 Sociedade: estamental (sem mobilidade social); aqueles que rezam – Clero; aqueles que guerreiam – nobres; aqueles que trabalham – servos. Economia: agrícola, subsistência, auto-suficiência. Impostos: Corvéia, capitação, talha, banalidade, tostão de Pedro, mão morta, etc.

12

13

14

15 A Igreja Medieval Única Instituição centralizada do feudalismo e maior detentora de terras; Clero regular (beneditinos, franciscanos, agostinianos, etc.) Clero secular (padres, bispos, arcebispos, etc) Tribunal da Inquisição: descobrir, julgar e punir os hereges; repressão sócio-política; Cruzadas: conflito religioso entre cristãos e muçulmanos; pretendia canalizar a mentalidade guerreira dos nobres e diminuir a população européia; Fortalecem o poder do rei; reabrem o Mar Mediterrâneo; ampliam o universo cultural europeu.

16

17

18

19

20

21

22

23

24 CRUZADAS Motivo aparente: conquistar a Terra Santa Palestina das mãos dos muçulmanos (“infiéis”); Mas... pretendia canalizar a mentalidade guerreira dos nobres, diminuir a população européia, aumentar o poder da Igreja, reaproximar-se da Igreja Ortodoxa. De 1096 até 1270, foram 8 grandes cruzadas.

25

26

27 Conseqüências das Cruzadas
Fortalecem o poder do rei e diminuem o poder dos senhores feudais; Afastam definitivamente a Igreja Ortodoxa e a Católica. reabrem o Mar Mediterrâneo à navegação européia; Enriquecem os comerciantes italianos de Gênova, Veneza, Pizza e Nápoles. Introdução de novas técnicas comerciais e agrícolas. ampliam o universo cultural europeu no contato com o Oriente, trazendo novas necessidades à elite européia.

28

29 Império Bizantino (395-1453) Ou Império Romano do Oriente
Monarquia se mantém centralizada e a base econômica continua sendo o comércio urbano; Cultura marcada por gregos, orientais helenizados, sírios, judeus, armênios, egípcios, persas, eslavos e mongóis. O Imperador mais importante é Justiniano: Recupera parte do Império Romano (norte da África, Itália e Península Ibérica) Elabora o Corpus Juris Civilis.

30 Cisma do Oriente (1054): ruptura do Império Bizantino com o Papado.
Poder passa a ser o cesaropapismo; Questionavam certas verdades católicas, eram monofisistas e iconoclastas. Queda: problemas administrativos, expansão muçulmana (séc. VIII); ataque dos cruzados (1204) e expansão turca (séc. XIII) Conservam e difundem a cultura greco-romana; cristianizam tchecos, sérvios, búlgaros e russos.

31 Renascimento comercial e urbano
A partir do século X a Europa vive um crescimento demográfico. Por quê? fim das invasões bárbaras;  Aperfeiçoamento e aumento da produção agrícola. Onde as cidades se formavam? Junto à castelos, nos chamados burgos; Próximos à abadias; Locais de passagem, próximos à rios e lagos;

32

33 “O ar da cidade liberta.”
Sem obrigações feudais; Fuga da condição de miséria; Poder sobre seus bens para comercializá-los; Os comerciantes organizaram-se, com o apoio do rei, e através de movimentos armados, ou pela compra, conquistavam a Carta de Franquia ou Foral. (Movimentos Comunais)

34 O renascimento comercial
E a burguesia se organiza: as Corporações de Ofício. regular a produção,  fixar preços, garantir a qualidade do produto, impedir a entrada de concorrentes, organizar as festas do santo padroeiro da cidade. Seria possível unir os interesses da burguesia com o fortalecimento do poder do rei?


Carregar ppt "O Islão Tribos que habitavam a península arábica, sem unidade política; Divididos em árabes beduínos e urbanos; Na cidade de Meca, encontrava-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google