A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2006 Rio de Janeiro, setembro/06.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2006 Rio de Janeiro, setembro/06."— Transcrição da apresentação:

1 Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2006 Rio de Janeiro, setembro/06

2 Dados do Artigo Número: B5-216 Título: Operational Experience With Wide Area Measurement Systems Autoria: W.Sattinger (ETRANS), J.Bertsch & P.Reinhardt (ABB) País: Suíça

3 Objetivo Apresentar a filosofia e os princípios básicos associados a um sistema de medição e monitoramento do SEP, em tempo real, e discutir experiências operacionais, performance e perspectivas/aplicações futuras para a proteção e controle sistêmicos.

4 Destaques  Monitoramento de Corredores de Transmissão  Experiências Operacionais  Aplicações Adicionais (futuras) (WAMS)

5 Destaques Monitoramento de Corredores de Transmissão (medições WAMS ) Operação Planejamento Integração com a Supervisão Melhoria Sist. Monitoramento Alarmes Suporte a decisão Operação normal Emergência Processamento ”off-line” Validação modelagem dinâmica de componentes Estudos de variações dinâmicas Ampliações e reforços Informações para o SCADA/EMS Alarmes: Evolução de distúrbios, Situações de Sobrecarga

6 Destaques Experiências Operacionais Monitoração Dinâmica (tempo real) Em 10/10/2004, reconexão dos Sistemas Centro Oeste (223GW) e Sudeste(21GW) da Europa. WAMS Suíço 4 PMUs (+2 em 2006) PMU Grécia: supervisão de todo o SEP da UCTE. Medições WAMS ajudaram processo de re-sincronização. Ações frente situações não previstas. Distúrbios Externos Antecipar ações para manter integridade do Sistema. Saídas de LTs na Itália: aumento de diferenças angulares nas barras do Sistema Suíço sinalizou necessidade de gerenciamento de fluxo adicional de 500 MW.

7 Dúvidas Não foram relatados (possíveis problemas!!!): Incompatibilidades entre PMUs de diferentes fabricantes (algoritmos, taxas de amostragem, recursos de filtragem, compressão de dados) Corrupção de dados através dos links de comunicação Performance dos PMUs durante faltas, frequência fora do nominal, etc. Armazenagem confiável de dados (arquivo e acesso) Sob o ponto de vista dos autores, quais as perspectivas de implementação de lógicas adaptativas para proteção e controle sistêmicos?

8 Conclusões  “Enxergar” além do próprio Sistema, permite aos Operadores entender o que acontece fora e dentro de suas áreas de atuação, facilitando as ações em tempos adequados para garantir a segurança do Sistema.  Em um futuro próximo os sistemas WAM contribuirão de forma significativa para a manutenção da segurança e integridade do Sistema de Potência, antes e durante distúrbios.  Durante e após a reconexão de duas zonas do Sistema Interligado da UCTE, os sistemas WAM mostraram-se uma ferramenta de valor e confiável no monitoramento da estabilidade do Sistema.  Pesquisas futuras incluem proteção e controle sistêmicos em malha fechada, possibilitando a operação otimizada do SEP.

9 Respostas às questões do REP Número da questão: 2.7 Questão:  Can other experiences be reported in the integration of PMU from different manufacturers?  Concerning the reported controlled tests, with effective switching, conducted in Mexico and Switzerland, are there reports of similar approaches / experiences from other utilities? Resposta:

10


Carregar ppt "Cigré/Brasil CE B5 – Proteção e Automação Seminário Interno de Preparação para a Bienal 2006 Rio de Janeiro, setembro/06."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google