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GTI Claudia Salles Haddad. Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos.

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1 GTI Claudia Salles Haddad

2 Governança de TI é um conjunto de práticas, padrões e relacionamentos estruturados, assumidos por executivos, gestores, técnicos e usuários de TI de uma organização, com a finalidade de garantir controles efetivos, ampliar os processos de segurança, minimizar os riscos, ampliar o desempenho, otimizar a aplicação de recursos, reduzir os custos, suportar as melhores decisões e consequentemente alinhar TI aos negócios. professor da FGV João R. Peres

3 Governança de TI é um braço da Governança Corporativa, e para entender o que é Governança de TI vamos primeiro entender o que é Governança Corporativa. Segundo o IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa): é o sistema pelo qual as sociedades(empresas) são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas/cotistas, conselho e administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm a finalidade de aumentar o valor da sociedade, facilitar seu acesso ao capital e contribuir para a sua perenidade.

4 Alinhamento Estratégico e Compliance Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos Estrutura, Processos, Organização e Gestão Medição e Desempenho de TI

5 Alinhamento Estratégico e Compliance Princípios de TI (definição de Políticas) Necessidades de Aplicações (informações e conhecimentos) ERP, CRM, SCM BI Tecnologias diversas (RFID, biometria, etc) Arquitetura de TI (padrões de processos, dados e aplicações) Infraestrutura de TI Objetivos de Desempenho Capacidade de Atendimento Política de Segurança da Informação Competências

6 Alinhamento Estratégico e Compliance Arquitetura de TI Princípios de TI Organizações das Operações de Serviços Capacidade de Atendimento Competências Investimentos Políticas de Segurança Estratégia de Fornecedores Necessidades de Aplicações Infraestrutura de TI Plano de Tecnologia da Informação

7 Decisão, Compromisso, Priorização e Alocação de Recursos Mecanismos de Decisão Estrutura de TI Prioridades Importância/Dependência

8 Estrutura, Processos, Organização e Gestão Operações de Serviços (locais onde os serviços de TI são executados no dia-a-dia) Sistemas Suporte Infraestrutura Segurança Processos Suporte ao CIO Relacionamento com o cliente Comunicação Atendimento Relacionamento com o Fornecedor Chamados SLAs (Service Level Agreement)

9 Medição e Desempenho de TI Gestão do Desempenho de TI Medições SLAs internos e externos OLAs (Operational Level Agreement)

10 COBIT 4.1

11 Alinhamento estratégico Segundo o COBIT foca em garantir a ligação entre os planos de negócios e de TI, definindo, mantendo e validando a proposta de valor de TI, alinhando as operações de TI com as operações da organização.

12 COBIT 4.1 Entrega de Valor Segundo o COBIT é a execução da proposta de valor de TI através do ciclo de entrega, garantindo que TI entrega os prometidos benefícios previstos na estratégia da organização, se concentrado em otimizar custos e provendo o valor intrínseco de TI.

13 COBIT 4.1 Gestão de Riscos Segundo o COBIT requer a preocupação com riscos pelos funcionários mais experientes da corporação, um entendimento claro do apetite de risco da empresa e dos requerimentos de conformidade, transparência sobre os riscos significantes para a organização e inserção do gerenciamento de riscos nas atividades da companhia.

14 COBIT 4.1 Gestão de Recursos Segundo o COBIT refere-se à melhor utilização possível dos investimentos e o apropriado gerenciamento dos recursos críticos de TI: aplicativos, informações, infraestrutura e pessoas.

15 COBIT 4.1 Mensuração de Desempenho Segundo o COBIT esta área de foco acompanha e monitora a implementação da estratégia, término do projeto, uso dos recursos, processo de performance e entrega dos serviços, usando, por exemplo, balanced scorecards que traduzem as estratégia em ações para atingir os objetivos, medidos através de processos contábeis convencionais.

16 SOX (Sarbanes-Oxley) Empresas de capital aberto que possuem ações nas bolsas de valores norte-americanas No Brasil: empresas de capital majoritariamente nacional e algumas subsidiárias de empresas americanas Basiléia II Banco Central dos Bancos Centrais na Súiça, cidade de Basiléia Afetam instituições Financeiras no mundo todo


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