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Música na Sociedade: (Des)vantagens

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Apresentação em tema: "Música na Sociedade: (Des)vantagens"— Transcrição da apresentação:

1 Música na Sociedade: (Des)vantagens
Semi-Projecto Grupo 1 Área de Projecto 2010/2011 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

2 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho
Introdução Este período trabalhámos ainda mais que no período passado. Não foi fácil integrar o Ricardo no grupo muito devido ao facto de termos que arranjar um novo tema para ele, algo facilmente resolvido com um simples brainstorming. “As Origens da música na sociedade”, foi o subtema que ficou decidido. Foi um período em que a cooperação entre temas teve um papel muito importante, e cada elemento não se cingiu apenas ao seu próprio tema. Também foi um período bom ao nível de aprendizagem, pois o acto de realizar e analisar os inquéritos elucidou-nos para uma nova realidade estatística que até aí não conhecíamos. Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

3 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho
Cartaz Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

4 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho
As vantagens da música na sociedade: A Música é uma “arma” política e cultural, podendo ser usada como um exemplo do avanço cultural e político de uma certa sociedade. Pode ser usada como uma “ponte” entre diversas culturas Pode ser usada como linguagem Universal Na sua vertente de Musicoterapia, pode ser usada para tratar diversos problemas mentais A música faz circular a economia, com concertos, ou CDs, entre outros: Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

5 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho
As desvantagens da música na sociedade: O uso da música em locais públicos de modo a influenciar uma comunidade a fazer o que só o seu subconsciente se apercebe. Por exemplo os supermercados. Hoje em dia com o uso cada vez mais intenso da internet os músicos perdem lucro na venda das suas composições com downloads ilegais. Com a diversidade de tipos de música que existem, há alguns que quase “obrigam” os ouvintes a “consumir” a música aos altos sons. Sons estes que são prejudicais à saúde (ouvidos). Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

6 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho
As origens da música na sociedade: Origem do Fado Uma explicação popular para a origem do fado de Lisboa remete para os cânticos dos Mouros, que permaneceram no bairro da Mouraria, na cidade de Lisboa após a reconquista Cristã. A dolência e a melancolia, tão comuns no Fado, teriam sido herdadas daqueles cantos. Origem do rap  A origem do rap remonta à Jamaica, mais ou menos na década de 1960 quando surgiram os sistemas de som, que eram colocados nas ruas dos guetos jamaicanos para animar bailes. Origem e carácter da música indígena A maioria dos povos indígenas associa sua música ao universo transcendente e mágico, sendo empregada em todos os rituais religiosos. Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

7 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho
Efeitos biológicos e emocionais da música: De facto, a música é muito poderosa, mas de onde será que vem esse poder? Muito desse poder vem das frequências de certos sons encontrados nas músicas, que como têm um valor de hertz parecido ao encontrado em alguns constituintes do nosso corpo, nos tornam num diapasão natural, fazendo-nos ressoar. Há uma relação cíclica entre o estado de espírito e a música que o sujeito está a ouvir no momento. No caso dos inquéritos, havia elementos que afirmavam que era a música que ditava o estado de espírito, e havia em quase igual medida elementos que diziam que era o estado de espírito que ditava a música que ouviam. Olhemos a obra “Musicofilia” de Oliver Sachs. Este psicólogo conceituado sempre tomou a música como uma grande “arma” psicológica, capaz de curar/maltratar pessoas. Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

8 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho
Inquéritos Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

9 Análise Inquéritos 10º Ano
Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

10 Análise Inquéritos 11º Ano
Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

11 Análise Inquéritos 12º Ano
Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

12 Análise Inquéritos – Pergunta de Resposta Aberta
Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho

13 Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho
Conclusão Contra algumas expectativas, acabámos por realizar o que tínhamos calendarizado. Conseguimos realizar inquéritos, analisar os mesmos, formular gráficos, efectuar pesquisas e ainda concretizar um infográfico. Dizemos “contra algumas expectativas”, porque a inclusão do Ricardo criou um pequeno impasse ao nosso trabalho, na altura de lhe atribuir um subtema. Contudo, foi apenas um problema efémere, pois com uma pequena sessão de brainstorming, chegámos ao subtema: “Origens da Música na Sociedade”. Esperamos solenemente realizar no próximo período tanto quanto fizemos neste. Escola Secundária c/ 3º Ciclo EB Dr. Joaquim de Carvalho


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