A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO"— Transcrição da apresentação:

1 A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
ABNT – NBR: 14724 Pesquisa em Alimentos I Profa. Jean Márcia Oliveira Mascarenhas

2 Pré-textuais 1.1 CAPA: é a proteção externa do trabalho, normalmente padronizada pelos curso (Fig. 1). 1.2 FOLHA DE ROSTO: é a folha que apresenta os elementos essenciais à identificação do trabalho (Fig. 2). 1.3 VERSO DA FOLHA DE ROSTO: ficha catalográfica. 1.4 FOLHA DE APROVAÇÃO: autor, título, aprovado em ... , nome do orientador, banca examinadora.

3 1.5 DEDICATÓRIA (opcional): a critério do autor.
1.6 AGRADECIMENTO(op.): é interessante que sejam feitos agradecimentos a pessoas e instituições. 1.7 SUMÁRIO: relação das principais divisões do trabalho na ordem em que aparecem no texto. 1.8 LISTA DE ILUSTRAÇÕES (op.): localiza-se após o sumário, em página própria. Relaciona figuras, tabelas, quadros e gráficos, fotografias na ordem em que aparecem no texto, indicando o número, o título e a página onde se encontram. Se houver poucas ilustrações de cada tipo, todas podem ser colocadas em uma página só.

4 1.9 LISTA DE SIGLAS, ABREVIATURAS E SÍMBOLOS: devem ser ordenadas alfabeticamente, seguidas de seus significados. Usar uma nova página para cada lista. 1.10 RESUMO: é a apresentação resumida, clara e concisa do texto, destacando-se os aspectos de maior interesse e importância. Deve ser redigida de forma impessoal, não excedendo 500 palavras. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. 1.11 ABSTRACT: é a tradução para uma língua estrangeira do resumo.

5 Textuais Introdução: Parte inicial onde deve constar a delimitação do assunto estudado, objetivos, justificativa (situar o tema). Desenvolvimento: Parte principal que contém a exposição ordenada e estruturada do assunto, do método, das discussões. Conclusão: Fechamento do trabalho baseado nos objetivos e hipóteses propostos no trabalho.

6 Pós-textuais Referências
Apêndice (op.): texto ou documentos Elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação Anexo(op.): texto ou documento não elaborado pelo autor a fim de complementar sua argumentação Glossário (op.): consiste numa lista em ordem alfabética de palavras ou expressões técnicas de uso restrito.

7 Figura 1 : Modelo de capa para trabalhos acadêmicos

8 Figura 2: Modelo de folha de rosto

9 E COMO APRESENTAR UM TRABALHO CIENTÍFICO
Você sabe como?

10 1. Qual é seu tema ?

11 Apresentando Com Estilo
1. O que quero dizer ? 3. O que não sei sobre o assunto ? 4. Como ensaiar a apresentação ?

12 Quais as regras da apresentação ?
Duração permitida apresentação 10min/20/40/50. sessão de perguntas 10min. Recursos audio-visuais disponíveis Características da sala

13 2. Como devo dizer ? Estruture as idéias centrais no resumo Título
Introdução Objetivos Métodos Resultados Conclusões

14 Preparando Apresentação
Use um programa de slides do tipo PowerPoint . Preferentemente use fonte arial, 24 a 32 para o corpo e 40 a 60 para o título de cada slide. Calcule em média 2 min. por slide. Use cores com contraste adequado entre fundo e texto. Se necessário, use negrito para aumentar o contraste. Seja criativo, mas escolha cores e insira ilustrações com cuidado

15 Quantos slides preciso?
1) Título 2) Introdução a 3 3) Objetivos a 2 4) Métodos a 3 5) Resultados a 5 6) Conclusões a 2 7) Total a 15

16 Organize seus resultados...
E pense...

17 Qual a melhor seqüência para os resultados?
Pelas etapas de execução Do mais simples ao mais complexo Do descritivo ao analítico Pela ordem dos objetivos

18 ENSAIE!

19 Acerte uma velocidade de apresentação
que você se sinta bem

20 Revisando Conteúdo dos slides
A justificativa do estudo fica evidenciada na introdução. Há coerência entre objetivos, métodos, resultados e conclusões. Os resultados principais estão adequadamente enfatizados.

21 Revisando Forma dos slides Linguagem Estilo gráfico Número
Visibilidade

22 Organize-se Anote questões relevantes que você precisa estudar.
Anote dados que você poderá precisar no dia.

23 Um dia antes... Local, horário Equipamento Slides/indicador
Anotações, artigos Ensaio final Relaxe

24 O dia! 3 Pontos fundamentais: Chegando cedo.
Apresentando com convicção! Enfrentando a sessão de discussão com serenidade.

25 Chegando cedo! Verifique se é a sala correta.
Cheque a ordem dos slides(Fique com eles) ou das transparências Posicione-se bem: a platéia vê bem a projeção ? Você vê bem a platéia?

26 Apresentando com convicção
Olhe para as pessoas. Acredite, seu assunto é muito interessante. Tranqüilize-se: você se preparou. Se descobrir erros nos slides... Respeite a velocidade do ensaio. Finalize. Por exemplo, “Muito Obrigado”.

27 Imprevistos Em caso de interrupção da projeção
Conclua a narração do slide atual. Enquanto isso, deixe o coordenador ou menbros do grupo resolver o problema Antecipe a informação dos próximos slides em caso de demora.

28 Enfrentando a sessão de perguntas

29 Como você responde Aberto para sugestões/críticas.
Agradecendo boas sugestões/críticas. Admitindo que não sabe a resposta, quando for o caso. Se a pergunta for relevante, aproveite para elogiá-la. Não dando importância para comentários maldosos.


Carregar ppt "A ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google