A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES."— Transcrição da apresentação:

1 O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES DE ERAS TERRESTRES QUE DENOMINAMOS DE DERIVA CONTINENTAL.

2 1. A TEORIA DAS PLACAS ALFRED LOTHAR WEGENER, DESCREVE NO LIVRO “A ORIGEM DOS CONTINENTES E DOS OCEANOS “ , EM 1915, PROPOS A TEORIA INICIAL EXPONDO OS PRINCÍPIOS BÁSICOS SOBRE A HISTÓRIA DO PLANETA TERRA.

3 No início do Mesozóico assistiu-se a divisão de um supercontinente, chamado hoje de Pangéia. Foi dividido em dois grandes continentes que passaram a ser conhecidos como Laurásia, ao norte, e Gondwana, ao sul.

4 Da ¨GONDWANA¨ E DA ¨LAURÁSIA¨ SURGIRAM OS CONTINENTES ATUAIS.

5 O QUE ACONTECEU NO HEMISFÉRIO NORTE ÁSIA EUROPA PANGÉIA ÁFRICA
AMÉRICA DO NORTE LAURÁSIA ÁSIA EUROPA PANGÉIA ÁFRICA AMÉRICA DO SUL GONDWANA ANTÁRTICA AUSTRÁLIA NO HEMISFÉRIO SUL ÍNDIA

6 PRINCIPAIS PLACAS TECTÔNICAS

7 INSTABILIDADES DAS PLACAS
ATIVIDADE DAS CORRENTES CONVECTIVAS QUE OCORREM NO MANTO SUPERIOR OU ASTENOSFERA, INFLUENCIAM NA ESTABILIDADE DAS PLACAS.

8 CONSEQUÊNCIAS DOS DESLOCAMENTOS
AS PLACAS AO SE DESLOCAREM PROVOCAM INSTABILIDADES TECTÔNICAS, REPRESENTADAS, PRINCIPALMENTE, PELO: VULCANISMO; TERREMOTOS.

9 AS MAIORES AÇÕES VULCÂNICAS DA TERRA OCORREM NO CINTURÃO DO FOGO DO PACÍFICO.

10 ÁREAS INSTÁVEIS COM TERREMOTOS NOS CONTATOS ENTRE PLACAS TECTÔNICAS.

11 TIPOS DE MOVIMENTOS AS PLACAS, AO SE DESLOCAREM, UMA EM RELAÇÃO À OUTRA, APRESENTAM TRÊS TIPOS DE MOVIMENTOS. ESTES TRÊS MOVIMENTOS SÃO:

12 Movimento convergente.
oceânica - continental

13 Continental - continental

14 oceânico - oceânico

15 Movimento divergente A expansão do fundo do mar como na Cordilheira Meso Atlântica ou Dorsal do Atlântico.

16 As principais dorsais oceânicas são: 1. Dorsal do Atlântico 2
As principais dorsais oceânicas são: 1. Dorsal do Atlântico 2. Dorsal do Pacífico

17 Movimento tangencial Caracteriza por ser um movimento paralelo entre as placas. Este movimento também é denominado de falha transformante.

18 Como consequência desse movimento tem-se as instabilidades tectônicas
Como consequência desse movimento tem-se as instabilidades tectônicas. É um contato conservativo entre as placas, pois a litosfera não é criada ou destruída durante o movimento.

19 A Falha de Santo André é o principal exemplo de movimento tangencial ou transformante.

20 RESUMO

21 Os processos tectônicos estudados condicionam estruturas na superfície das terras emersas do planeta. Elas podem ser classificadas em três grandes províncias geológicas,ou seja, com a mesma origem de formação geológica

22 Escudos cristalinos São encontrados nas áreas de consolidação da crosta terrestre mais antiga. Nos escudos mais antigos( arqueano) estão os minerais não metálicos ( granito, argila).Nos mais recentes (proterozóico e início da era Paleozóica) estão os metálicos ( ferro, manganês, ouro).O Brasil possui 36% da superfície de seu território em estruturas de escudo cristalinos e64% de bacias sedimentares.

23 Embora as rochas que constituem os escudos sejam muito antigas, suas formas principais são resultado de fenômenos tectônicos mais recentes, ocorridos entre o Cretácio e o Terciário e pela ação da epirogênese, movimentação tectônica com lento soerguimento e rebaixamento de grandes áreas da crosta. Seu modelado de formas arredondadas resulta do intemperismo e da erosão que se sucederam por diferentes tipos de climas em períodos recentes da história geológica da Terra

24

25 Bacias sedimentares São depressões do relevo preenchidas por fragmentos minerais de rochas erodidas e por sedimentos orgânicos. Carvão mineral, petróleo As principais reservas petrolíferas e carboníferas do planeta datam, respectivamente, das eras Mesozóica ( período cretáceo) e Paleozóica (período carbonífero)

26 Dobramentos modernos Cadeias orogênicas em consequência da movimentação das placas, ocorreu no início do período terciário


Carregar ppt "O PLANETA TERRA É COMPOSTO POR PLACAS TECTÔNICAS, QUE SE ACHAM APOIADAS SOBRE O MANTO, E ASSIM SENDO ELAS SE MOVEM E SÃO INSTÁVEIS E SE DESLOCAM EM IDADES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google