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Pesquisa em Saúde na Internet e Medline

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Apresentação em tema: "Pesquisa em Saúde na Internet e Medline"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa em Saúde na Internet e Medline
Curso Copyright 2000 Renato Marcos Endrizzi Sabbatini, Campinas, Brazil Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução por quaisquer meios, no todo ou em parte, na forma de textos, imagens ou qualquer outro recurso eletrônico ou impresso. O aluno regularmente inscrito neste curso pode baixar uma única cópia para visualização em seu computador local, vetada qualquer forma de redistribuição ou comercialização, conforme as leis internacionais de direitos autorais. Pesquisa em Saúde na Internet e Medline

2 Tópicos do Curso Procurando informação na Internet
Informação médica profissional na Internet Pesquisa bibliográfica na Internet

3 O que é a Internet e como funciona
Parte I O que é a Internet e como funciona

4 Endereços Simbólicos na Internet: O Domínio
nodo O “host” é o nome simbólico de uma máquina específica em uma rede maior. Por exemplo, a máquina de “www”, na rede de computadores do Universo On-Line. O tipo de domínio, também chamado de domínio de segundo nível, é atribuido geralmente de acordo com o tipo de domínio (por exemplo, COM para empresas, EDU para universidades, etc.). Finalmente existe o domínio de primeiro nível, que corresponde ao país onde está registrado (mas não necessariamente, hospedado), o nome de domínio completo. Os EUA são o único país dispensado desse sufixo final, mas é opcional o uso de .US. Existem muitas combinações possíveis entre os componentes dos nomes. rede domínio de segundo nível domínio de primeiro nível IP: Endereço numérico que corresponde ao endereço simbólico Ex,: para mail.uol.com.br o IP é

5 Domínios de Primeiro Nível
edu entidade educacional com empresa/companhia gov entidade governamental org organização não governamental mil entidade militar net administração da rede ar, br… domínio do país med, odo, cjb.. Outros domínios novos no Brasil

6 Correio Eletrônico: Endereço
conta nodo domínio país O endereço de padronizado para a Internet tem dois componentes separados pelo sinal de arroba A primeira parte é o nome da conta de registrada no servidor de mail. Pode ser o nome da pessoa, por exemplo. A segunda parte é o nome completo do domínio onde está rodando o programa servidor de mail. Existe apenas uma conta de para cada endereço completo, mas uma pessoa pode ter várias contas, desde que tenham nomes distintos (de conta ou de servidor).

7 Uniform Resource Locator URL
O Que É a URL? Um Formato de Endereço para a WWW: Uniform Resource Locator URL Um endereço tipico de um recurso ou documento hipermidia na WWW tem os seguintes componentes: identifica o protocolo a ser utilizado (no caso, HTTP) Host: é o nome simbólico do computador que contém o recurso desejado. Diretório: é a pasta ou área dentro do disco do Host onde se encontra o recurso desejado. Pode ter vários níveis, separados por barras (/) Arquivo: é o documento propriamente dito, que pode ser um texto codificado em HTML, uma imagem isolada, etc. Normalmente usa-se a extensão HTM ou HTML para explicitar um arquivo desse tipo. Host Diretório Arquivo Protocolo

8 O Software Cliente do WWW (Browser)
Menu ferramentas Endereço Área de exibição Status O browser tem uma estrutura formada por um menu de opções e funções, uma barra contendo acesso a diversas ferramentas identificadas por ícones, e uma área de visualização, onde aparece o documento hipermídia recuperado do servidor. Comumente existem duas outras barras, a que permite digitar-se o endereço URL do recurso desejado, e uma barra inferior que mostra o status da transferência do arquivo pedido. O Netscape e o Internet Explorer, os dois browsers mais usados, são muito similares. No entanto, cada browser tem peculiaridades como aparência da janela e dos botões, recursos multimídia, etc.

9 Navegação na WWW Microsoft Internet Explorer Barra de menu
Barra de ferramentas Endereço de acesso Microsoft Internet Explorer

10 O Que É um Link (“Elo”) ? É uma frase ou palavra, usualmente de uma cor diferente ou sublinhado, que permite pular para outros sites ou páginas no mesmo computador ou em outras computadores. Normalmente o que se faz é "clicar" o mouse em cima da frase ou palavra. Normalmente o link aparece no hipertexto visualizado pelo browser como um texto de cor diferente e/ou sublinhado (por exemplo, a palavra Editorial no exemplo da esquerda). No entanto, pode estar em texto normal, ou ainda ser uma imagem (como no exemplo da direita). Você sabe que um texto ou ícone é um elo ou link quando o cursor passa sobre ele e se transforma no ícone de uma mão.

11 Formatos de Dados Comuns
Visualizado por: Tipo ASCII Browser TXT HTML HyperText Markup Language Browser HTM SGML Standard Generalized Markup Language Aplicações Auxiliares SGM PostScript Aplicações Auxiliares PSP Os formatos de dados/textos mais comuns existentes hoje na Web são mostrados aqui. O mais simples é o texto não formatado simples (chamado de ASCII, ou American Standard Code for Information Interchange). Este e o texto simples formatado por HTML podem ser visualizados diretamente por qualquer browser, em qualquer versão. Existe também uma versão mais complexa da linguagem de marcação, chamada SGML, que já necessita de um aplicativo auxiliar. Outros formatos de texto de alta qualidade são o Adobe PostScript, o Adobe PDF e o padrão RTF (Rich Text Format) e o formato DOC do MS Word. Todos esses necessitam de um plug-in para poderem ser visualizados pelo browser. PDF Portable Data Format Aplicações Auxiliares PDF RTF Rich Text Format Aplicações Auxiliares RTF

12 Formatos de Imagens na Web
Visualizado por: Tipo GIF Graphic Interchange Format Browser GIF JPEG Journalist’s Photo Experts Group Browser JPG PNG Portable Network Graphics Browser PNG Este slide mostra os principais tipos de formatos de imagens mais utilizados na Web. Os arquivos do tipo GIF podem ser formatados na forma de animações gráficas (GIFs animados). PCX, TIF, BMP Aplicativos Auxiliares ---

13 Como Funciona o Streaming?
Cliente Servidor Como funciona o streaming? O servidor envia um arquivo de áudio e/ou video na forma de pequenos pacotes, em série. Ao invés de esperar que todo o arquivo binário chegue ao cliente para começar a ser visualizado/tocado, o plug-in no browser cliente já os vai visualizando/tocando à medida que vão chegando (execução contínua). Existem vários formatos streaming: RealVideo, RealAudio, MS MediaPlayer, VXTreme, etc. Visualização contínua dos pacotes de áudio e/ou video Envia arquivo de audio e/ou video em pacotes pequenos e seriais

14 Softwares Clientes para IRC
Existem centenas de softwares disponíveis para chats e mensagens instantâneas baseadas no protocolo IRC. Os mais conhecidos são o ICQ, o Yahoo! Messenger e o AOL Messenger, que têm em conjunto algumas dezenas de milhões de usuários. Esses programas ficam rodando em “background” enquanto a pessoa trabalha no computador, e mensagens instantâneas ou convites para participar de chats ocorrem em tempo real. É uma verdadeira mania, que tem um grande impacto para a educação, pois são ótimos para montar cursos on-line sem grandes investimentos. Para conseguir: ICQ Yahoo! Messenger AOL Messenger

15 Como Procurar Informação na Internet
Parte II Como Procurar Informação na Internet

16 Necessidade de Mecanismos de Busca
A Internet e a Web são extremamente dinâmicas, crescem continuamente, e os recursos estão localizados de forma distribuída (milhões de servidores) Essa biblioteca desorganizada, no entanto, pode ser totalmente indexada, graças à tecnologia, e qualquer palavra de qualquer documento podem ser localizados em poucos segundos Verdadeira revolução na disseminação e organização do conhecimento humano

17 Como Procurar Informação na Internet
Índices Contém listas de todas as palavras existentes em documentos na Web, e onde elas ocorrem (URLs). Permite a busca por combinações de palavras-chave. Operação automática. Catálogos Contém listas de sites e home-pages da Web, categorizadas por assuntos e sub-assuntos. Operação semi-automática (necessário submeter) Bancos de Dados

18 Índices: Mecanismo de Busca
É um software que opera através da Web, baseado em um grande índice O índice é construido por softwares automáticos (robôs ou spiders) que varrem continuamente a Internet, buscando páginas e recuperando todas as palavras, imagens, etc. O usuário pode especificar palavras para realizar a busca. O software do mecanismo investiga a ocorrência das palavras-chave no índice, combina os resultados e devolve uma lista de URLs para o usuário Imprescindíveis para achar informação na Internet.

19 Mecanismo de Busca - Ordenação
A ordenação dos resultados de uma busca obedece a critérios de relevância: argumento encontrado no TITLE da página proximidade entre os argumentos no texto número de ocorrências dos argumentos de pesquisa argumentos em negrito ou em fonte maior popularidade da página (número de links que apontam para ela)

20 Tipo de Mecanismos – Índices Genéricos
AltaVista ( ) Excite ( ) FAST ( ) Google ( ) HotBot ( ) Infoseek ( ) Northern Light ( ) Radar UOL ( Radix (

21 Tipo de Mecanismos – Índices Especializados
Os índices especializados não se preocupam em indexar toda a Web (focam sua busca dentro de um assunto definido, uma área geográfica ou tipo de recurso). Os índices especializados são, na maioria das vezes, mais eficientes do que os mecanismos tradicionais

22 Mecanismos de Busca Especializados em Medicina
Medical World Search MedHunt MedScopio (Brasil) Doctor Miner (Brasil)

23 Estratégia de Busca Formule uma questão e seu escopo.
Ex: “quais são os tratamentos usados para demência associada à AIDS?” Identifique os conceitos importantes dentro da questão (palavras chave). Ex: “AIDS”, “tratamento”, “demência” Considere possíveis sinônimos e variações das palavras chaves. Ex: “SIDA”, “terapia”, etc.

24 Pesquisa Booleana Usa as palavras AND, OR, NOT (operadores booleanos) para expandir e limitar as buscas Usa lógica matemática desenvolvida por George Boole no século XIX Permite combinar os termos de pesquisa. Mais úteis em buscas complexas Obtém resultados mais específicos

25 Pesquisa Booleana - Proximidade
NEAR, ADJ, FOLLOWED BY - alguns sites permitem que você encontre páginas com as palavras de busca próximas uma da outra por um número x de palavras (evita-se encontrar documentos em que estas palavras aparecem sem ligação entre elas). Ex: cpi NEAR narcotráfico

26 Outras Estratégias de Busca (1)
Adição “+” antes de uma palavra chave ou frase obriga que ela apareca entre os resultados relevantes. Ex: +AIDS +AZT tratamento Subtração “-” elimina dos resultados as páginas que contêm a palavra chave ou frase. Ex: +AIDS –AZT tratamento Frase exata (entre aspas): Ex.: “Adib Jatene” Prefixos: “*” pesquisa todas as palavras chave com a raiz antes do asterisco. Ex.: abdom*

27 Pesquisa Booleana: Uso de Parênteses
Os operadores lógicos AND, OR, NOT, NEAR, etc., podem ser combinados usando parênteses A ordem de precedência é: NOT, AND/NEAR, OR Exemplos: (AIDS or SIDA) and (treatment or therapy) AND NOT AZT Cognitive near (disturbance or alteration or change) “Renato Sabbatini” AND (intelig* or cognit*)

28 Tipo de Mecanismos - MetaBuscadores
Não possuem índices próprios Submetem as perguntas formuladas a vários indexadores da Web, coletam os resultados obtidos, fazem uma formatação, eliminando resultados duplicados e geram uma listagem final. Adotam um mínimo denominador comum na forma como as pesquisas são submetidas.

29 Tipo de Mecanismos - MetaBuscadores
Profusion: MetaCrawler: Brasil : MetaMiner ( ) Programas em seu computador que realizem metabuscas (gratuitos). Ex: Copernic WebFerret (

30 Catálogos ou Diretórios
Funcionam de forma diferente dos Índices. Organizados hierarquicamente por assuntos A busca e organização das informações é feita por seres humanos e somente a home page de um site é indexada Possuem um mecanismo de busca interno por palavras-chave Podem ser genéricos ou especializados

31 Exemplos de Catálogos Genéricos
Yahoo ( LookSmart ( Open Directory ( Brasil: Cadê ( Yahoo Brasil: Achei! ( IVOX ( )

32 Catálogos Especializados em Medicina
Medical Matrix: MedWeb Plus: Achoo! HealthAtoZ: CliniWeb: Medline Plus: Catálogos de especialidades ou áreas específicas de medicina e saúde. Metacatálogo: Harding MetaIndex

33 Usos, Vantagens e Desvantagens: Índices
São bons para pesquisas muito específicas, com várias palavras-chave e assuntos bem definidos Geralmente retornam número grande de URLs Muito poderosos, mas não discriminam qualidade Critérios de relevância pouco inteligentes, facilmente enganados Pegam todas as páginas de um site Podem ser usados para buscar outros tipos de arquivos São atualizados com maior rapidez

34 Usos, Vantagens e Desvantagens: Catálogos
São bons para achar sites maiores ou mais genéricos, dentro de um contexto Geralmente tem resultados mais restritos, mas deixam de fora muitos URLs relevantes Critérios de relevância ausentes ou determinados por seres humanos Pegam somente a página principal do site Atualização menos freqüente

35 Outros Recursos de Busca (2)
TITLE - pesquisar por título do documento Ex: “TITLE:American Heart Association” HOST - traz páginas indexadas de um site. Ex: “HOST: URL - traz páginas que contém este parâmetro no texto de sua URL. Ex: URL:microsoft LINK - identifica todas as páginas que possuem um link definido para o parâmetro. Ex: “LINK:

36 Outros Recursos de Busca (3)
Pesquisando dentro dos resultados (search within): os mecanismos permitem que você faça uma pesquisa mais detalhada utilizando somente os resultados obtidos na primeira pesquisa; Páginas similares: realiza nova busca com as palavras-chave de um documento obtido em uma busca anterior Outras páginas no mesmo site Limitação: por data, idioma, região do mundo, domínio (COM, BR, etc.)

37 Outros Recursos de Busca (4)
Linguagem Natural: pode-se fazer consultas utilizando frases ou perguntas em linguagem natural, ou seja, como se estivesse perguntando a outra pessoa. Altavista, AskJeeves, Google Ex: Why women crave chocolate ? Ex: Where can I find pathology images? Ex: When the microscope was discovered? Ex: What are the foods with high fiber content? Ex: What is the best soccer team?

38 Fazendo Pesquisas Bibliográficas pela Internet
Parte III Fazendo Pesquisas Bibliográficas pela Internet

39 Tipos de Fontes Bibliográficas
Fontes primárias Contém trabalhos originais com conhecimento original e publicado pela primeira vez pelos autores Fontes secundárias Contém trabalhos não originais e que basicamente citam, revisam e interpretam trabalhos originais Fontes terciárias Contém índices categorizados de trabalhos primários e secundários, com ou sem resumo

40 Bases de Dados Bibliográficas
Para Acesso Individual Em CD-ROM ou disquete Para Redes On-Line Dedicadas Fitas magnéticas ou CD-ROMs Em Redes Públicas (Internet e outras) Acesso gratuito Acesso pago

41 Alguns Endereços na Internet
MEDLINE PubMed BioMedNet BIREME

42 Estratégias de Pesquisa
Usando palavras livres do texto do autor Vantagens: facilidade e rapidez de uso Desvantagens: perda de trabalhos devido à sinonímia, etc. Usando palavras de vocabulário padronizado (tesauro): MeSH Vantagens: evita sinonímia, conceitos hierarquizados Desvantagens: mais trabalhoso e demorado, problemas com vocábulos ainda não padronizados

43 Estratégias de Pesquisa
Uso de palavras-chave (descritores) Uso de modificadores (categorias, como diagnóstico, terapia, prognóstico, complicações, etc.) Uso de limitadores (data e tipo de publicação, idioma, tipo de trabalho, etc.) Busca por autores, instituições e geografia Busca por título de revista Buscas avançadas (por campo, combinações variadas, etc.)

44 Funções do Site de Pesquisa
Como selecionar e visualizar referências Como armazenar temporariamente referências achadas Como lembrar pesquisas já feitas Como fazer e refinar uma pesquisa interativa Como gravar e imprimir Como exportar as referências para um software de fichamento Como acessar versões on-line do texto completo Como solicitar cópias pela Internet

45 Etapas de uma Pesquisa Bibliográfica
Determinação de um “ponto de partida” Levantamento e fichamento das citações relevantes Aprofundamento e expansão da busca. Uso de publicações terciárias Seleção das fontes a serem obtidas Localização das fontes e obtenção Leitura, sumarização e redação

46 Ficha Bibliográfica Autores Título
Fonte (revista, livro, anais, etc.), com dados completos de referência (volume, ano, páginas, etc.) Palavras-chave Outros dados: tipo de publicação, idioma, autoria do resumo, UID (número de identificação na base de dados), etc. Resumo e comentários Identificação de localização do original (separata, biblioteca, estante, URL, etc.)

47 Formato de um Registro MEDLINE
UI AU - Banks WA AU - Akerstrom V AU - Kastin AJ TI - Adsorptive endocytosis mediates the passage of HIV-1 across the blood- brain barrier: evidence for a post-internalization coreceptor. LA - Eng MH - Cytoskeleton/metabolism MH - Endocytosis/*physiology MH - HIV Envelope Protein gp120/*metabolism MH - HIV-1/*metabolism PT - JOURNAL ARTICLE CY - ENGLAND AB - HIV-1 induces the AIDS dementia complex and infects brain endothelial and glial cells. Because the endothelial cells comprising the blood- brain barrier (BBB) do not possess CD4 receptors or galactosylceramide binding sites, it is unclear how HIV-1 negotiates the BBB. […] AD - Veterans Affairs Medical Center and Tulane University School of Medicine, New Orleans, LA 70146, USA. SO - J Cell Sci 1998 Feb;111 ( Pt 4):533-40

48 Endereços de Projetos de Publicação On-Line
Highwire Press Bioline E*pub SciELO


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