A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMÉRCIO INTERNACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMÉRCIO INTERNACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 COMÉRCIO INTERNACIONAL
SETOR EXTERNO COMÉRCIO INTERNACIONAL

2 Comércio internacional: procura justificar os benefícios para cada país advindo desse comércio. Os países comercializam entre si devido a diversidade de condições de produção, ou a possibilidade de redução de custos.

3 Teoria das vantagens comparativas: formulada por David Ricardo em 1817, este princípio sugere que cada país deva se especializar na produção da mercadoria em que é relativamente mais eficiente (ou que tenha um custo relativamente menor).

4 Os países exportarão e se especializarão na produção dos bens cujo custo for comparativamente menor em relação àqueles existentes, para os mesmos bens, nos demais países exportadores.

5 TAXA DE CÂMBIO É a medida de conversão da moeda nacional em moeda de outros países (preço da moeda estrangeira – divisa). Determinação da taxa de câmbio -institucionalmente pelas autoridades monetárias (taxas fixas) -funcionamento do mercado (taxas flutuantes ou flexíveis) A demanda por divisas é constituída pelos importadores e a oferta pelos exportadores.

6 Desvalorização cambial: aumento da taxa de câmbio (preço da divisa estrangeira está alto, ou a moeda nacional está desvalorizada. Valorização cambial: queda na taxa de câmbio (moeda nacional mais forte). A taxa de câmbio está relacionada com os preços dos produtos exportados e importados, ou seja, com o resultado da balança comercial do país. Se a taxa de câmbio estiver elevada estimulará as exportações, haverá mais oferta de divisas. Um câmbio sobrevalorizado desistimula as exportações e estimula as importações.

7 POLÍTICA CAMBIAL a)Taxas fixas de câmbio
-Banco Central fixa antecipadamente a taxa de câmbio com a qual o mercado deve operar; -adotado por países com elevadas taxas de inflação; -vantagem: maior controle da inflação; -desvantagem: disponibilizar reservas cambiais que ficam mais vulneráveis a elevação na demanda por moeda estrangeira, que pode ocorrer através de ataques especulativos, pagamentos elevados de dívidas externas (públicas e privadas), tendo que manter elevadas taxas de juros para evitar a saída de reservas; -sistema de bandas cambiais: o Banco Central fixa os limites superior e inferior.

8 b)Taxas flutuantes ou flexíveis de câmbio -determinada pelo mercado, pela oferta e demanda de moeda estrangeira; -Banco Central não é obrigado a disponibilizar suas reservas; -vantagem: defesa das reservas cambiais; -desvantagem: a taxa de câmbio pode tornar-se muito volátil, sujeita as alterações do mercado financeiro nacional e internacional (especulações).

9 POLÍTICA COMERCIAL -alterações nas tarifas sobre importação;
-regulamentação do comércio exterior. A política comercial está sujeita a normas estabelecidas pela OMC (Organização Mundial do Comércio) e o GATT (General Agreement on Tariffs and Trade) que tem como função coibir políticas protecionistas.

10 Fatores determinantes do comportamento das exportações e importações 1)Exportações: preços externos em dólares; preços internos em reais; taxas de câmbio; renda mundial; subsídios e incentivos às exportações. 2)Importações: preços externos em dólares; preços internos em reais; taxa de câmbio; renda e produto nacional; tarifas e barreiras às importações.


Carregar ppt "COMÉRCIO INTERNACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google