A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Evangelhos: Ensinamentos fundamentais de Jesus

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Evangelhos: Ensinamentos fundamentais de Jesus"— Transcrição da apresentação:

1 Os Evangelhos: Ensinamentos fundamentais de Jesus
EVANGELHOS E ATOS As Narrativas da vida de Jesus e o Nascimento da Igreja Primitiva Os Evangelhos: Ensinamentos fundamentais de Jesus Unidade II

2 Introdução Estudaremos, nesta unidade, mo primeiro capítulo sobre os ensinamentos fundamentais de Jesus proferidos em suas pregações; no segundo sobre os segredos do Reino; o terceiro capítulo têm o título de “Aprendendo com Jesus”; no quarto trataremos sobre seu ministério na Judéia e por último aprenderemos sobre o ministério de Jesus na Peréia e arredores e também sua viagem a Jerusalém.

3 Capítulo 1: Ensinamentos Fundamentais de Jesus
Ao começar a explicar os princípios do Seu reino e a condenar a religião adulterada, cheia de legalismo, autoritarismo e tolerância ao pecado, Jesus irritou grandemente os líderes religiosos do judaísmo. 1.1 – O Sermão do Monte O sermão de acordo com alguns estudiosos, foi realizado possivelmente num monte próximo ao mar da Galiléia diante de uma volumosa multidão (Mt 4.25), proveniente de vários lugares.

4 Capítulo 1: Ensinamentos Fundamentais de Jesus
1.2 – As bem-aventuranças Podemos definir “ Bem-Aventurança” como a felicidade proveniente do céu. Poderíamos entender que seriam bem-aventurados aqueles que seguissem os parâmetros estabelecidos por Deus. 1.2.1 – O sal e a Luz 1.2.2 – A Lei e os Profetas 1.2.3 – Os paradoxos do reino 1.2.4 – As boas obras e a oração 1.2.5 – Buscai primeiro o Reino de Deus 1.2.6 – Lealdade a um Só Senhor 1.2.7 – Pedir, Buscar e Bater 1.2.8 – Os três exemplos comparativos

5 Capítulo 1: Ensinamentos Fundamentais de Jesus
1.3 – A reação da multidão Jesus findou o seu sermão, e a reação da multidão foi de tremendo entusiasmo, e ficaram admirados de sua doutrina. Outrossim, notaram que Ele ensinava com autoridade e não como os escribas.

6 Capítulo 2: Os Segredos do Reino
A parábola é uma narrativa que expõe um pensamento sob forma figurada e foi muito utilizada por Jesus para ensinar os segredos do Reino de Deus aos discípulos. 2.1 – As lições do Reino de Deus Os “segredos” do Reino de Deus são esclarecidos pelas parábolas que Jesus reparte com os seus discípulos, mas somente aqueles que foram transformados pelo Espírito Santo e são, agora, filhos e súditos desse reino compreenderão as suas explicações.

7 Capítulo 2: Os Segredos do Reino
2.1.1 – Os Filhos das bodas, O pano novo e o vinho novo 2.1.2 – O Semeador 2.1.3 – O grão de mostarda e o fermento 2.1.4 – O cuidado de Deus pelos perdidos – A ovelha perdida – A dracma perdida – O filho pródigo 2.1.5 – O bom samaritano

8 Capítulo 3: Aprendendo com Jesus
Jesus Cristo, o Deus que se fez homem de ética singular, que marcou e continua marcando indivíduos de múltipas culturas com o seu exemplo de uma vida plenamente centralizada em Deus, reconhecido como grande pedagogo até por pessoas não cristãs. 3.1 – Quem é o maior no Reino dos céus? Para responder à indagação de seus discípulos sobre qual seria o maior no Reino dos céus, Jesus chama uma criança e declara que somente aquele que se tornasse como uma dessas poderia entrar nesse Reino.

9 Capítulo 3: Aprendendo com Jesus
3.2 – Considerações e respeito às crianças Jesus tinha grande afeto pelas crianças da Palestina, algo ausente em grande parte de outros rabinos e mestre daqueles dias. Quem, portanto, tomar essa atitude de valorizar essas “crianças”, estará também, recebendo a Cristo e se aliando a Ele no amor a elas. 3.3 – O Constante perdoar O apóstolo Pedro perguntou a Jesus: “Senhor, até quantas vezes pecar meu irmão contra mim, eu lhe perdoarei? Sete vezes?”. Pedro citou o numero sete por se tratar de um número maior que os rabinos ensinavam ( três). Jesus respondeu que ele deveria perdoá-lo, não sete vezes, mas setenta vezes sete, indicando assim que o perdão é ilimitado.

10 Capítulo 3: Aprendendo com Jesus
3.4 – O casamento e o divórcio O Messias disse que somente a infidelidade ou a prostituição justificariam o divórcio. Assim, não só o homem que, sem justificativa, abandonasse sua esposa e se casasse com outra mulher, seria acusado de adultério, mas também aquele que se casar com a mulher abandonada. 3.5 – A riqueza O jovem rico pensava que guardar todos os mandamentos de Deus já seria suficiente para a vida eterna. Mas quando Cristo tocou no assunto das suas riquezas, ele demonstrou que o seu coração era consagrado aos seus muitos bens, entristeceu-se, retirou-se e perdeu a oportunidade de ganhar a vida eterna.

11 Capítulo 3: Aprendendo com Jesus
3.6 – Espírito Compassivo Tiago e João indignaram-se com os samaritanos, perguntaram a Jesus se Ele queria se fizessem como Elias, chover fogo do céu para consumir aquelas pessoas que lhes recusaram pousada. 3.7 – A aptidão para o Reino No caminho para Jerusalém, Cristo disse a uma pessoa segue-me. Ela lhe replicou que o seguiria, mas que primeiro queria voltar a sua casa para enterrar seu pai.Jesus respondeu: “Ninguém que lança mão do arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus.”

12 Capítulo 4: O ministério em Judéia
Neste capítulo abordaremos Jesus: a fonte de águas vivas, a luz do mundo, e o Bom Pastor; a missão dos setenta discípulos; o sinal de Jonas; o farisaísmo e a reivindicação de Jesus quanto a sua deidade. 4.1 – A fonte de águas vivas Jesus foi ao Templo e aproveitando-se do ritualismo judaico em que os sacerdotes traziam águas do tanque de Siloé num jarro de ouro e a derramavam sobre o altar, começou a ensinar o povo que Ele era a fonte dessa água viva.

13 Capítulo 4: O ministério em Judéia
4.2 – A luz do mundo Jesus (Jo 8.12) disse aos fariseus que era a luz do mundo e que quem o seguisse não andaria nas trevas. Mas teria a luz da vida. O Mestre estava ensinado que por ser essa Luz, traria direção e orientam-lhe que o Seu testemunho era falso (Jo 8.13). 4.3 – O Bom Pastor Jesus assim traçou analogias a fim de mostrar que Ele faria de tudo para resguardar, proteger e salvar os que lhe seguiam como fiéis ovelhas do seu rebanho.

14 Capítulo 4: O ministério em Judéia
4.4 – Missão dos setenta discípulos A missão daqueles apóstolos era levar as boas novas ao povo e prepará-lo para a visita do Messias. O Senhor primeiro ressalta a necessidade de obreiros para a sua obra e ainda lhes adverte sobre as adversidades que iriam passar . 4.5 – A acusação de blasfêmia contra Jesus Após expulsar um demônio de um homem mudo, muitos se maravilharam, mas alguns ousaram dizer que Cristo havia feito o milagre através de Belzebu, o príncipe de demônios; outros pediram que Ele desse um sinal do céu.

15 Capítulo 4: O ministério em Judéia
4.6 – O real motivo de felicidade Jesus ao finalizar Seu discurso, uma mulher em meio à multidão emociona-se e diz: “Bem aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que mamaste.” Sua resposta foi imediata (Lc 11.28). Com essa resposta, o Salvador queria deixar claro que ele não queria elogios, mas sim obediência, e que o principal motivo de alguém se alegrar era o de receber a Palavra de Deus e guardá-la no coração.

16 Capítulo 4: O ministério em Judéia
4.7 – O sinal de Jonas Assim como Jonas escapou milagrosamente da morte, uma figura da ressurreição, Jesus levantaria da sepultura. A grande diferença está em os ninivitas crerem na pregação de Jonas, mas agora aquela geração maligna recusava-se a crer na pregação de Jesus.

17 5.1 – O lamento de Jesus sobre Jerusalém
Capítulo 5: Ministério em Peréia e Arredores e Sua Última Viagem à Jerusalém Jesus se deslocou, após sua estada em Judéia, à região de Pereia (Jo 10.40). A expressão “além do Jordão” significa que o Senhor foi até a Pereia e áreas adjacentes. 5.1 – O lamento de Jesus sobre Jerusalém Jesus, antes de ir para Jerusalém viajou pelas aldeias e povoados de Pereia, por aproximadamente três meses, ensinado que a porta para o Reino de Deus era estreita e que poucos conseguiram passar por ela.

18 Capítulo 5: Ministério em Peréia e Arredores e Sua Última Viagem à Jerusalém
5.2 – O emprego correto de dinheiro Jesus, ainda em Pereia, ensinou aos seus discípulos, por meio de uma parábola, a importância do uso do dinheiro. Essa parábola é uma das mais difíceis de ser interpretada na Bíblia, mas apresentaremos aqui uma interpretação mais ortodoxa. Nessa parábola, Ele conta a história de um senhor rico e seu administrador desonesto (Lc ).

19 Capítulo 5: Ministério em Peréia e Arredores e Sua Última Viagem à Jerusalém
5.3 – O homem rico e Lázaro, o mendigo Jesus, em Lucas ( ), conta uma história acerca das riquezas e ganância que alguns alegam não se tratar de uma parábola, mas de um relato verídico. 5.4 – A cura de dez leprosos Jesus, ao encerrar o seu trabalho em Pereia, iniciou a sua volta a Jerusalém, mas, antes, passou por Samaria e Galiléia (Lc 17.11). E, numa aldeia dessa região, dez leprosos, a certa distância, obedecendo às imposições da lei, rogaram em alto tom de voz, que Cristo tivesse misericórdia deles.

20 Capítulo 5: Ministério em Peréia e Arredores e Sua Última Viagem à Jerusalém
5.5 – A segunda vinda do Filho do Homem Ao questionarem Jesus sobre quando o reino viria, os fariseus, possivelmente, estavam realmente interessados em saber a resposta, pois haviam ouvido Jesus ensinar várias vezes sobre o reino de Deus, e a verdade é que estavam aguardando a vinda desse reino, do Messias, só que suas conclusões teológicas sobre o estabelecimento do mesmo estavam deturpadas.

21 Capítulo 5: Ministério em Peréia e Arredores e Sua Última Viagem à Jerusalém
5.6 – A última anunciação de Sua paixão A frase verbal “há de ser entregue” (Lc 18.32), em grego, expressa a permissão divina para esse acontecimento. Contudo, os seus seguidores, não percebiam o que Ele realmente estava falando e suas mentes continuavam nebulosas. 5.7 – A Conversão de Zaqueu Talvez um dos personagens mais conhecidos do Novo Testamento, Zaqueu, um homem rico, chefe de publicanos (coletor de impostos para o Império Romano), em Jericó, desejando conhecer Jesus, foi ao seu encontro.

22 Capítulo 5: Ministério em Peréia e Arredores e Sua Última Viagem à Jerusalém
5.8 – Resumo Vemos, então, a compaixão de Jesus àqueles que moravam além do Jordão ou em uma região que até aquele dia não tinha sido privilegiada por uma visita dele. Cristo foi aos carentes da Peréia e ministrou as suas necessidades, curou um homem com hipocrisia (Lc ) e discursos. E, depois disso, começou a sua viagem de volta a Jerusalém, passando por Samaria e Galiléia.


Carregar ppt "Os Evangelhos: Ensinamentos fundamentais de Jesus"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google