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Morte e ressurreição Pr. Diogo Cavalcanti - CPB.

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Apresentação em tema: "Morte e ressurreição Pr. Diogo Cavalcanti - CPB."— Transcrição da apresentação:

1 Morte e ressurreição Pr. Diogo Cavalcanti - CPB

2 Finalmente, retornando ao Brasil, que pretende fazer?
Monteiro Lobato — Que pretendo fazer? [...] Contemplar o umbigo e preparar-me num convento para a viagem final. O meu cavalo está cansado, querendo cova — e o cavaleiro tem muita curiosidade em verificar pessoalmente se a morte é virgula, ponto e virgula ou ponto final. Fonte:

3 Gn 2:7

4 “O homem, porém, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está
“O homem, porém, morre e fica prostrado; expira o homem e onde está? Como as águas do lago se evaporam, e o rio se esgota e seca, assim o homem se deita e não se levanta; enquanto existirem os céus, não acordará, nem será despertado do seu sono” (Jó 14:10-12).

5 João 11:11 “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu [kekometai], mas vou para despertá-lo [exypnusō].” Deuteronômio 31:16 “Disse o Senhor a Moisés: Eis que estás para dormir [shokhēv] com teus pais...” shakhav – deitar-se koimaiomai – dormir exupnizō – despertar do sono, acordar

6 Sobre a morte Morte: Inexistência que implica em inatividade e inconsciência (Ec 9:5, 6, 10; Sl 115:17; 146:4). Cristo reverte a morte: Ele tem poder criador (Jo 1:1-4) e autoridade para ressuscitar (Jo 5:21). Como Cristo ressuscita: “Tomando-a pela mão, disse-lhe, em voz alta: Menina, levanta-te! Voltou-lhe o espírito, ela imediatamente se levantou, e ele mandou que lhe dessem de comer (Lc 8:55). “Clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora!” (Jo 11:43).

7 Ressurreição e juízo “[...] todos os que se acham nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão: os que tiverem feito o bem, para a ressurreição [anastasin] da vida; e os que tiverem praticado o mal, para a ressurreição [anastasin] do juízo” (Jo 5:28, 29). “Muitos dos que dormem [miyyshene] no pó da terra ressuscitarão [yāqitsu], uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno” (Dn 12:2). anastasis – levantar-se , levantar-se de novo yāshen – dormir qits – levantar-se

8 Sobre a ressurreição Haverá ressurreição: Jesus combateu falsas teologias da morte (Mt 22:23; At 17:32; 23:8; 1Co 15:12). Imortalidade: “não podem mais morrer” (Lc 20:36, 38). Duas ressurreições e a recompensa final (Jo 5:28; cf, Dn 12:2). Quando: “No último dia” (Jo 6:39, 40; 11:24; 12:48; cf. 2Tm 2:18). Como: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá” (Jo 1:1-4; 8:54-55).

9 O processo de reversão da morte é a RESSURREIÇÃO Jesus e a Bíblia não falam de uma passagem para outra dimensão

10 Sobre o inferno – Hadēs Dois termos gregos para o lugar de punição dos ímpios: hadēs e gehenna. Tecnicamente, Jesus não usou a palavra inferno (latim: infernum, “mundo inferior”, sob influência grega). É uma tradução do gr. hadēs, correspondente ao heb. she‘ôl. Problema: justos e ímpios vão para o hadēs. She‘ôl: 65 vezes no AT, sendo 34 delas traduzida na ARA 2ª ed. como “sepultura”, “morte”, “sepulcro” e “cova”, e 31 vezes como “abismo”, “inferno” (12), “além” e “reino dos mortos”. She‘ôl ou hadēs – termo poético para a sepultura, no AT. Em relação a Jesus: Sl 16:10; cf. At 2:27 – “não deixarás a minha alma na morte [she‘ôl / hadēs].”

11 Sobre o inferno – Gehenna
De Gê Hinnon, “Vale de Hinnon”. Foi o lugar onde os reis Acaz e Manassés sacrificaram crianças a Moloque (2Cr 28:3; 33:6). Devido a esse crime hediondo, a partir do profeta Jeremias, esse vale ficou marcado como um lugar de punição, o “vale da matança” (Jr 7:32, 33; 19:6), um símbolo da punição final. Jesus usou essa palavra simbolicamente, sem explicar detalhes sobre o tempo e o lugar da punição.

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14 Jesus conquistou a morte
1 Coríntios 15 – “Irmãos, venho lembrar-vos o evangelho que vos anunciei” (v. 1). “Evangelho” = Morte de Cristo pelos nossos pecados e, especialmente, Sua ressurreição. Garantia da nossa ressurreição: “Se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé” (v. 17). “Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo Ele as primícias dos que dormem” (v. 20).


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