A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Assessoria Econômica da FEDERASUL PROPOSTA DE ESTUDO: ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Assessoria Econômica da FEDERASUL PROPOSTA DE ESTUDO: ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS."— Transcrição da apresentação:

1 Assessoria Econômica da FEDERASUL PROPOSTA DE ESTUDO: ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS

2 2 Corrupção: Histórico e Definição  A corrupção está presente em sociedades humanas há muito tempo. Referências a sua presença em sociedades da Antiguidade são abundantes.  O termo corrupção cobre uma vasta gama de ações humanas: Uma definição muito usual se refere ao abuso de uma posição no setor público para ganhos privados. Este abuso ocorre quando um funcionário público é subornado; Também ocorre quando agentes privados oferecem propinas para influenciar políticas públicas com o objetivo de auferir ganhos em relação aos concorrentes; Pode ocorrer mesmo na ausência de suborno, como nos casos de nepotismo, roubo de ativos públicos e desvio de receitas públicas.

3 3 Corrupção: Efeitos Nocivos  Há uma vasta literatura demonstrando que a existência de corrupção reduz tanto os investimentos domésticos como os investimentos diretos externos, limitando o crescimento econômico: alguns estudos apontam que o efeito negativo da corrupção sobre o crescimento econômico poderia chegar a 0,5 ponto percentual ao ano.  Além da evidência empírica proporcionada pelo meio acadêmico, já existe, por parte dos empresários, uma clara percepção dos efeitos nocivos da corrupção sobre seus negócios: Pesquisas recentes apontam que 70% das empresas que operam no sul da Ásia, 64% na África e 60% na América Latina reconhecem que a corrupção é um sério obstáculo aos seus negócios nestas regiões.

4 4 Corrupção: Mensuração  Índice de Percepção de Corrupção (IPC) Pesquisas junto a especialistas, consultores ou gerentes de empresas que procuram graduar o nível de percepção de corrupção em vários países; Um dos mais bem conceituados é o Índice da Transparência Internacional: –Calculado anualmente, desde 1995; –Classifica os países em uma escala de zero a 10, sendo os valores mais altos atribuídos a países com níveis de corrupção mais baixos; –No relatório de 2005, o Brasil aparece apenas como o 62 o país menos corrupto do universo de 159 países analisados; –O índice brasileiro é 3,7, muito distante do conceito de corrupção zero e abaixo de seu melhor conceito obtido em 1999 (4,1); –Além disso, o Brasil apresenta um índice de percepção de corrupção superior ao de vários países da América Latina como Chile e Uruguai.

5 5 Classificação dos Países segundo o IPC (2005) Fonte : Transparência Internacional

6 6 Índice de Percepção de Corrupção (2005)

7 7 IPC dos Estados Brasileiros  Objetivo: Avaliar comparativamente o grau de corrupção entre os estados brasileiros baseado em um índice de percepção de corrupção.  Metodologia: Entrevistas; Público-Alvo: executivos de empresas e especialistas no assunto; Critérios básicos da pesquisa: Amostra representativa: os entrevistados devem pertencer a vários setores de atividade de modo a garantir uma visão global do setor privado ; os entrevistados devem ter profundo conhecimento da máquina administrativa de seu estado. Periodicidade: A pesquisa deve ser realizada, de preferência, uma vez ao ano.


Carregar ppt "Assessoria Econômica da FEDERASUL PROPOSTA DE ESTUDO: ÍNDICE DE PERCEPÇÃO DE CORRUPÇÃO DOS ESTADOS BRASILEIROS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google