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Informática Na Educação:

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1 Informática Na Educação:
RICARDO HOLMER HODARA Informática Na Educação: ASSINATURA COGNITIVA E DISPOSITIVO DE RELEVÂNCIA EM PROCESSOS ATENCIONAIS NOS CONTEXTOS DE HIPERMÍDIA ADAPTATIVA Exame de qualificação ao doutorado em Informática na Educação RICARDO HOLMER HODARA Informática Na Educação: ASSINATURA COGNITIVA E DISPOSITIVO DE RELEVÂNCIA EM PROCESSOS ATENCIONAIS NOS CONTEXTOS DE HIPERMÍDIA ADAPTATIVA Exame de qualificação ao doutorado em Informática na Educação ORIENTADORA: ROSA VICCARI CO-ORIENTADORA: MARGARETE AXT

2 TEORIA DA RELEVÂNCIA  1. Aprendizado social implica comunicação e linguagem 2. Comunicação implica atos de fala 3. Atos de fala (virtuais ou reais) dependem de intuições de relevância para que haja o adequado restauro da intenção comunicativa (suposta no contexto) e para o enriquecimento dos contextos internos da mente do sujeito (aprendizado social). 4. Sem intuir relevância não há atos de fala  5. Sem atos de fala não há aprendizado social ou exercício da linguagem

3  TEORIA DA RELEVÂNCIA  Ex: mostrar cigarro x acenar mãos enfaticamente Uma suposição é mais relevante quando apresenta um menor custo de processamento para uma dada expansão de contexto. Ou seja, a relevância da suposição é diretamente proporcional ao conjunto de efeitos contextuais obtidos. Assim, um maior número de efeitos contextuais na unidade de tempo (representativa de custo de processamento) implica em maior relevância. Quando o custo aumenta e os efeitos de expansão contextual não aumentam, a relevância diminui. Quando o custo aumenta e aumenta também a expansão dos efeitos contextuais, a relevância permanece constante, em equilíbrio precário. Quando o custo aumenta pouco e os efeitos contextuais obtidos aumentam muito, a relevância aumenta muito. A relevância não é quantitativa, mas comparativa.

4 Teoria Cognitiva da Atenção & Teoria do Processamento da Informação
Atenção é seletiva Atenção possui gargalos de informação Atenção varia de indivíduo para indivíduo Atenção está ligada tanto à processamento consciente quanto processamentos automáticos Atenção depende de contexto Atenção depende de novidade (em contexto) Atenção é processo cognitivo “superior” não apenas sensorial Atenção interfere no processamento da linguagem  ATENCÃO ALTERA TEMPO NECESSÁRIO A PROCESSAR A MESMA INFORMAÇÃO  Ex: um silogismo qualquer seguido de pergunta. Sócrates etc Se Sócrates fosse Pelé (...) então Pelé é imortal?

5 Hipermidia adaptativa (Brusilovsky) Possíveis aplicações da descoberta
“Hipermídia Adaptativa (HA) é a área da ciência da computação que se ocupa do estudo e desenvolvimento de sistemas, arquiteturas, métodos e técnicas capazes de promover a adaptação de hiperdocumentos e hipermídia em geral às expectativas, necessidades, preferências e desejos de seus usuários.” (Brusilovsky, 1996). Tecnicamente, Brusilovsky identifica cinco tipos de suporte à navegação adaptativa: 1.“guia direto de links” – Dispositivo de Relevância Determinístico* 2.“ordenamento adaptativo de links” – Dispositivo de Relevância Probabilístico* 3.“registro adaptativo de link” – Assinatura Cognitiva (*agente Perfil do Usuário) 4.“ocultamento adaptativo de link” – Aplica Agente Perfil do Usuário (+/- atento) 5.“ mapa adaptativo de links” - *Dispositivo Relevância Probabilístico Mapeável * Agente de recuperação de informação (em rede de agentes humanos)

6 Um dos trabalhos de Patrícia Maier, relativamente ao problema de cognitive overload da HA, sugeriu a essa tese a necessidade de que o sistema de HA saiba, de alguma forma, como o sujeito cognitivo processa informação no sentido de realmente aperfeiçoar o agente perfil do usuário.

7 Nossa hipótese se resume num estudo de correlação empírica entre tempo de navegação (associado ao CPL - Custo de Processamento Linguistico) x número de hiperlinks não redundantes visitados num contexto novo, por nós associado aos EC (efeitos contextuais) através de uma tela de hipertexto por nós criada e desconhecida do sujeito (garantido a novidade de suposições para cade mente através de uma técnica por nós desenvolvida, de saturação de hiperlinks na forma de neoletos) x padrão atencional individual obtido por teste cognitivo consagrado.

8 Exemplo do que pensamos encontrar

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10 Instrumento teste criado para navegação em HTML e _JAVASCRIPT por mim programado, explicações sobre neoletos, log de mensuração em tempo real, saturação de hiperlinks, independência de conteúdos, dependência de contexto, contexto garantidamente novo. Ou seja, todos os links não stop words deverão saturar o texto, e sempre na forma de neoletos. A frequência de clicagem nos links, assim como o total dos mesmos, tempo gasto e redundância serão medidos em tempo real por trás do navegador. Antes de realizar o teste, o sujeito não deve saber o que está sendo medido. Quais métodos de tratamento do acne vulgaris ainda são considerados científicos? O pó de masganê sempre foi aceito como forma tanto popular quanto científica de tratamento do acne, pois, juntamente com o elixir de Ereba, a pedra de Atobá e o pó de Avelac seco, apresentavam eficácia terapêutica. (…)

11 Teste de atenção versão brasileira do teste de Montreal adaptado do Toulose-Piéron

12 Modelo Semi-experimental e estatística.
Quantitativo Qualitativo. Análogo não paramétrico de MANOVA. (Análise múltipla de variância). Diversas aplicações do teste de Friedman. Ex: Somos obrigados a apenas comparar, pois nossa estatística não é paramétrica. Se trabalhássemos com PET, SPECT, fMRI etc poderíamos medir e comparar dados intervalares (consumo de açucar etc) e categoriais e usaríamos estatística paramétrica. População-alvo: alunos, estagiários, voluntários do PGIE, UFRGS ou outros cursos. Variedade de formações é desejável. Adultos. Tempo de aplicação: 30 minutos (teste da PA) mais tempo de navegação (livre). Tamanho da população: de acordo com tamanho de efeito mínimo de valor (aceitável=1%-5% do PA). N=20 sujeitos cognitivos.

13 De modo geral, podemos afirmar que sistemas multiagentes, inteligentes, e voltados ao diálogo heurístico com o aprendiz, não podem deixar de fazer deduções sobre o processamento mental e intenções do agente interlocutor humano. Assim sendo, é certo que os sistemas futuros deverão ser capazes de extrair informação do sujeito como o faria um outro ser humano ou mesmo um “psicólogo prático”: através da dedução dos parâmetros cognitivos do outro agente, e através da interação, buscando-se intuir relevâncias de sorte a enriquecer contextos, desambiguar mensagens e restaurar implicaturas. Modernamente, a psicologia evolucionária ou neodarwiniana, define inteligência em termos maquiavélicos: algo ou alguém parece tanto mais inteligente quanto mais é capaz de predizer meus passos, intenções, crenças, ações ou pensamentos. Ou seja, nossos sistemas terão que ser capazes de compreender o usuário, e isso passa, necessariamente, pela descoberta empírica do que torna tal ou qual conjunto de contextos em hipermídia mais ou menos relevante nesse processo de interação entre agentes.

14 Fórmula de Salton para cálculo de relevância pela popularidade das palavras. Aplicação pura da TPI.
N=1000, distribuição homogênea – relevância = 0 N=1000, distribuição concentrada – relevância = 0 idem Problema: a própria variação de concentração carrega informação! N=1000,DF(w)=1000, imaginemos que para mim é relevante assim mesmo e que devo navegar todos os nós que contém uma palavra-alvo por documento! Ou que devo navegar pela página estranha que possui 1000 palavras iguais! Ou ainda, que o número de palavras-alvo supere o número de documentos que as contém (log(negativo)) Conclusão: Fórmula de Salton é um meio falho de obter relevância na navegação, sendo útil para amostras homogêneas apenas.

15 Sugestão de um dispositivo de relevância como agente recuperador
de informação, em rede educacional massiva, em plataformas multiagente, a partir das noções básicas aqui expostas:

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17 Primeiro teste empírico com eventual corroboração empírica da Teoria da Relevância. Primeiro modelo empírico testável de relevância, associando padrões de desempenho controlável (em hipermídia) com uma propriedade mental individual (padrão atencional) e princípios lógicos de relevância supostos. Primeira tentativa de enriquecer a hipermídia adaptativa com recursos híbridos dessas duas áreas.

18 FIM


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