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Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2012 (ENADE 2012)

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Apresentação em tema: "Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2012 (ENADE 2012)"— Transcrição da apresentação:

1 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2012 (ENADE 2012)
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes 2012 (ENADE 2012) Seminários ENADE 2012 Brasília – DF; Junho/2012

2 O ENADE no contexto do SINAES
SEMINÁRIO – ENADE 2012 O ENADE no contexto do SINAES ENADE Legislação Operacionalização Instrumentos de avaliação e análise de resultados ENADE 2012 – Portaria Normativa MEC no 6/2012 [Portaria Normativa MEC no 40/2007, em sua atual redação]

3 Constituição da República Federativa do Brasil – 1988
Garantia de padrão de qualidade (art. 206, inciso VII) Cumprimento das normas gerais da educação nacional (art. 209, inciso I) Autorização e avaliação de qualidade pelo poder público (art. 209, inciso II) Melhoria da qualidade de ensino (art. 214)

4 Lei no. 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB)
Art. 9o - A União incumbir-se-á de: [...] V - coletar, analisar e disseminar informações sobre a educação; VI - assegurar processo nacional de avaliação do rendimento escolar no ensino fundamental, médio e superior, em colaboração com os sistemas de ensino, objetivando a definição de prioridades e a melhoria da qualidade do ensino; VII - baixar normas gerais sobre cursos de graduação e pós-graduação; VIII - assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, com a cooperação dos sistemas que tiverem responsabilidade sobre este nível de ensino; IX - autorizar, reconhecer, credenciar, supervisionar e avaliar, respectivamente, os cursos das instituições de educação superior e os estabelecimentos do seu sistema de ensino.

5 LDB Art. 45. A educação superior será ministrada em instituições de ensino superior, públicas e privadas, com variados graus de abrangência ou especialização Art. 46. A autorização e o reconhecimento de cursos, bem como o credenciamento de IES, terão prazos limitados, sendo renovados, periodicamente, após processo regular de avaliação.

6 Número de IES – Brasil - Evolução – 2000-2009
Panorama da Educação Superior (Censo da Educação Superior -2010) 2.377 Instituições de Educação Superior IES (11,7% - públicas) matrículas (25,8% em IES públicas; 14,6% EAD) cursos de graduação (31,3% em IES públicas) Número de IES – Brasil - Evolução – Fonte: Resumo Técnico- Censo 2009/Censo da Educação Superior/MEC/INEP/DEED 2010 278 IES públicas 2.099 IES privadas

7 Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
- SINAES - Instituído pela Lei no , de 14 de abril de 2004 (Lei do SINAES) Assegurar processo nacional de avaliação das instituições de educação superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos seus estudantes, nos termos do art. 9o, VI, VIII e IX da LDB.

8 SINAES AVALIAÇÃO DE IES AVALIAÇÃO DE CURSOS AVALIAÇÃO
DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO OBJETIVOS DA AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO OS RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DE IES, DE CURSOS E DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES CONSTITUEM-SE REFERENCIAL BÁSICO PARA REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.

9 - Avaliação das IES Objetivo: identificar o perfil da instituição, sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando diferentes dimensões institucionais. Na avaliação institucional, são usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais a auto-avaliação e a avaliação externa in loco, constituída por visitas de comissões de especialistas.

10 - Avaliação dos cursos de graduação
Objetivo: identificar as condições de ensino oferecidas aos estudantes, em especial as relativas ao perfil do corpo docente, às instalações físicas e à organização didático-pedagógica. São usados procedimentos e instrumentos diversificados, dentre os quais as visitas in loco por comissões de especialistas das respectivas áreas do conhecimento.

11 - Avaliação do desempenho dos estudantes
Objetivo: aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do curso de graduação, suas habilidades no que se refere às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Realizada por meio da aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE.

12 Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior CONAES
Submete anualmente à aprovação do Ministro de Estado da Educação a relação dos cursos a cujos estudantes será aplicado o ENADE. Propõe e avalia dinâmicas, procedimentos e mecanismos da avaliação institucional, de cursos e de desempenho dos estudantes

13 REGULAÇÃO, SUPERVISÃO E AVALIAÇÃO
- Atos administrativos autorizativos de funcionamento de IES e de cursos de graduação. SUPERVISÃO: - Conformidade da oferta de educação superior no sistema federal de ensino com a legislação aplicável. AVALIAÇÃO: Referencial para os processos de regulação e supervisão da educação superio

14 - ENADE: Objetivos básicos
Contribuir para a avaliação dos cursos de graduação por meio da verificação das competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, em consonância com características do perfil profissional da área; Aferir o desempenho dos estudantes no que se refere ao uso, síntese e integração de conhecimentos adquiridos ao longo do curso; Possibilitar aos cursos o acompanhamento dos resultados de suas ações pedagógicas; Avaliar comparativamente a formação oferecida pelas IES aos estudantes das respectivas áreas avaliadas.

15 - Aplicado periodicamente a estudantes das áreas e cursos superiores de tecnologia selecionados a cada ano, garantida uma nova aplicação em tais áreas em um prazo máximo de três anos. - É admitida a utilização de procedimentos amostrais. Desde 2009, o Enade tem sido censitário. Em 2012, somente os estudantes concluintes participam da prova.

16 - Constitui-se componente curricular obrigatório dos cursos de graduação.
Será inscrito no histórico escolar do estudante somente sua situação regular em relação ao ENADE, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC, na forma estabelecida em regulamento. - É vedada a identificação nominal do resultado do estudante avaliado. - O resultado individual é fornecido exclusivamente ao estudante.

17 - A inscrição dos estudantes habilitados ao ENADE é responsabilidade do dirigente da IES.
- A não-inscrição de estudantes habilitados pela IES poderá ensejar a aplicação das sanções previstas na legislação, como, por exemplo, a suspensão temporária de abertura de processo seletivo de cursos de graduação.

18 ENADE – Principais aspectos
Legislação básica: Lei no , de 14/04/04 – Institui o SINAES e dá outras providências Portaria Normativa MEC no 40, de 12/12/2007, em sua atual redação – Institui o e-MEC, o Cadastro e-MEC de IES e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, Basis e ENADE Portarias de designação de Comissões Assessoras de Área Portarias de diretrizes para a prova – por área avaliada ENADE 2012: Portaria Normativa MEC n.º 6, de 14/03/2012 - Edital CERES/BNI/INEP n.º 2, de 02/05/2012

19 ENADE - OPERACIONALIZAÇÃO
BASE NORMATIVA ELABORAÇÃO DAS PROVAS DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS IMPRESSÃO, DISTRIBUIÇÃO E RECOLHIMENTO DAS PROVAS PREPARAÇÃO BNI APLICAÇÃO E CORREÇÃO ELABORAÇÃO DE DIRETRIZES E MATRIZES DE AVALIAÇÃO RELATÓRIOS/RESULTADOS

20 2. ENADE – Principais aspectos (cont.)
O ENADE é desenvolvido com o apoio técnico das Comissões Assessoras de Área. As Comissões são compostas por professores de IES públicas e privadas, buscando contemplar as diversas regiões do País. Atribuição principal: definir as diretrizes para as provas do Enade e especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE (matrizes de avaliação).

21 Diretrizes para a prova
Objetivos da prova Exemplo: Biologia (Portaria Inep no 215/2011, art. 4o) “A prova do Enade 2011, no componente específico da área de Biologia, terá por objetivos avaliar a aprendizagem e o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos, competências e habilidades, e o perfil profissional constantes nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas e na legislação profissional conforme o constante na Lei n° 6.684, de 03 de setembro de 1979, Decreto n° /1983, Resolução CNE/CES nº 02/2002, Resolução CFBio nº.213/2010; Resolução CFBio 227/2010.”

22 Características do perfil profissional
Exemplo: Pedagogia (Portaria Inep no 215/2011, art. 5º) “I - compreender o contexto sociocultural, político, econômico e educacional dos processos educativos escolares e não-escolares; II - reconhecer e respeitar as diferenças socioculturais, as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais e afetivas dos estudantes nas suas relações individuais e coletivas para propor alternativas para sua atuação profissional; III - compreender a formação profissional como um processo contínuo de auto-aperfeiçoamento e de domínio teórico-investigativo do campo da educação; IV -compreender as abordagens do conhecimento pedagógico e conteúdos que fundamentam o processo educativo na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental; (...) IX - reconhecer e respeitar a diversidade étnico-racial, religiosa, de gêneros, classes sociais, necessidades especiais, escolhas sexuais e faixas geracionais, entre outras.

23 Objetos de conhecimento específicos da área
Recursos a serem mobilizados (Competências/Habilidades) Exemplo: Matemática (Portaria INEP no 223/2011, art. 6º) “I - ler e interpretar textos e expressar-se com clareza e precisão; II - interpretar e utilizar a linguagem matemática com a precisão e o rigor que lhe são inerentes; III - estabelecer relações entre os aspectos formais e intuitivos da Matemática; (...) VII - utilizar diferentes representações para um conceito matemático, transitando por representações simbólicas, gráficas e numéricas, entre outras.” Objetos de conhecimento específicos da área Exemplo: Zootecnia (Portaria INEP no 232/2010, art. 7º) d) Planejamento e execução de projetos de formação de pastagens, produção e conservação de forrageiras distribuídos nos seguintes conteúdos programáticos: fundamentos e técnicas de forragicultura e pastagem; fisiologia vegetal; botânica; fertilidade de solos; máquinas e implementos agrícolas; análise econômica; ecologia e gestão ambiental; topografia; manejo e conservação do solo e da água; sistemas agrosilvopastoris; nutrição mineral de plantas e conservação de forragens.

24 R1 R2 R3 R4 P1 OC-3 P2 P3 OC-2 P4 OC-1 OC-4,8 P5
MODELO DE MATRIZ DE PROVA P = Características do perfil profissional R = Recursos (competências/habilidades) OC = Objetos de conhecimento R1 R2 R3 R4 P1 OC-3 (d, gráfico) P2 P3 OC-2 (f) P4 OC-1 OC-4,8 (f, tabela) P5 Item 1: P1 – R3 – OC-3, difícil, usar gráfico Item 2: P3 – R4 – OC -2, fácil Item 3: P4 – R3 – OC-4,8, fácil, usar tabela

25 Banco Nacional de Itens (BNI) - ENADE
Edital de Chamada Pública Elaboradores/Revisores Banco Nacional de Itens (BNI) - ENADE Convocação Capacitação Elaboração e revisão de itens Comissões Assessoras de Área Revisores de Língua Portuguesa Comissão de Assessoramento Técnico (CAT/BNI-ENADE)

26 Fluxo dos itens - Modelo
ELABORAÇÃO BNI – ENADE Fluxo dos itens - Modelo REVISÃO/HOMOLOGAÇÃO CAA REVISÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA REVISÃO FINAL (CAT/BNI-ENADE) REVISÃO TÉCNICO- PEDAGÓGICA - Pagamentos via AAE Termo de Compromisso e Sigilo BNI INEP - BNI web BNI - ENADE COOORDENAÇÃO DO BNI-ENADE INEP/DAES/CGENADE

27 Exemplos de itens de prova - Enade 2010

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33 - Instrumentos de avaliação e questionários aplicados:
Prova 10 questões de Formação Geral (8 questões de múltipla escolha e 2 questões discursivas) 30 questões do Componente Específico da área avaliada (27 questões de múltipla escolha e 3 questões discursivas) Questionário de percepção sobre a prova

34 Questionário do Estudante
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) -Instrumentos de avaliação e questionários (cont.) Questionário do Estudante Busca levantar, junto aos estudantes, informações socioeconômicas e acadêmicas (preenchimento via Internet) Questionário destinado ao Coordenador Busca reunir informações que contribuam para a definição do perfil do curso (coletado nos quinze dias subseqüentes à prova via Internet).

35 Principais relatórios
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Principais relatórios Relatórios de IES Traz informações detalhadas acerca do desempenho geral dos cursos avaliados de uma IES. Relatórios de Curso - Apresenta informações detalhadas sobre o desempenho dos estudantes na prova e resultados do questionário de impressões sobre a prova e do questionário do estudante (QE). Disponíveis em:

36 Relatórios-Síntese de Área
2. ENADE – Principais aspectos (cont.) Principais relatórios (cont.) Relatórios-Síntese de Área Apresenta resumidamente os resultados nacionais ENADE em cada área avaliada no Exame. Boletim de Desempenho do Estudante Apresenta a nota detalhada obtida pelo estudante e quadros comparativos de seu desempenho. Relatório de regularidade junto ao ENADE (presença) Apresenta os estudantes em situação regular junto ao ENADE.

37 BOLETIM DE DESEMPENHO DO ESTUDANTE

38 ENADE 2010 - Relatório Síntese de Área – Índice de discriminação

39 INFORMAÇÕES QUE FAZEM PARTE DO RELATÓRIO DO CURSO - EXEMPLOS

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46 Conceito Enade Calculado para o curso da IES, localizada em um município, considerada uma área de avaliação. A nota do curso inclui o desempenho dos alunos nas provas de formação geral e componente específico.

47 NF = 0,75 x NC,CE + 0,25 x NC,FG Conceito ENADE
O conceito final de um determinado curso é a média ponderada da nota padronizada dos concluintes no componente específico e da nota padronizada dos concluintes em formação geral, conforme a expressão abaixo: NF = 0,75 x NC,CE + 0,25 x NC,FG Onde: N  média padronizada; C  concluintes; CE  componente específico e FG  formação geral Para mais detalhes, consultar “Nota Técnica - Conceito ENADE”, disponível em:

48 As informações geradas a partir do ENADE são usadas por diversos públicos:
• Instituições de educação superior (dirigentes, coordenadores e estudantes) que podem usar as informações para, por exemplo, analisar questões pedagógicas e reorientá-las – se for o caso; • Secretarias do MEC que cuidam da regulação e supervisão da educação superior (Secretaria de Educação Superior, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica e Secretaria de Educação a Distância); • Gestores públicos – podem usar os dados para orientar ações e políticas públicas educacionais; • Pesquisadores - usam os dados em seus trabalhos acadêmicos; • Sociedade em geral – as pessoas buscam, nas informações colocadas a sua disposição, elementos para conhecer melhor um curso de seu interesse.

49 3. ENADE 2012 Portaria Normativa MEC no 6, de 14/03/2012
Serão avaliados pelo ENADE 2012 os estudantes dos cursos que conferem diploma de - Bacharel em: ADMINISTRAÇÃO; CIÊNCIAS CONTÁBEIS; CIÊNCIAS ECONÔMICAS; COMUNICAÇÃO SOCIAL; DESIGN; DIREITO; PSICOLOGIA; RELAÇÕES INTERNACIONAIS; SECRETARIADO EXECUTIVO e TURISMO - Tecnólogo em: GESTÃO COMERCIAL; GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS; GESTÃO FINANCEIRA; LOGÍSTICA; MARKETING e PROCESSOS GERENCIAIS.

50 Expectativa: 550 mil concluintes 8,8 mil cursos 1,2 mil municípios
ENADE 2012 Expectativa: 550 mil concluintes 8,8 mil cursos 1,2 mil municípios

51 Início: 13h – horário oficial de Brasília
Data e horário da prova do ENADE 2012 De 18 de novembro de 2012 Para 25 de novembro de 2012 Início: 13h – horário oficial de Brasília

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54 OBRIGADO! Webster Spiguel Cassiano
Pesquisador-Tecnologista em Informações e Avaliações Educacionais Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES Coordenação-Geral do ENADE Setor de Rádio e TV Sul 701 - Q. 3 - Bl. M - Ed. Dário Macedo - 4º andar  Asa Sul - Brasília - DF Telefone:  ;


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