A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Curso Técnico em Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Curso Técnico em Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Curso Técnico em Meio Ambiente
Subsequente - Noturno

2 Perfil Profissional do Egresso
O Técnico em Meio Ambiente é o profissional capaz de: Apresentar comportamento ético e moral nas questões relativas à interferência do homem e suas ações no meio ambiente; Propor e executar programas de educação ambiental; Conhecer a complexidade e a fragilidade dos ecossistemas; Conhecer, interpretar e aplicar a legislação ambiental; Conhecer os fundamentos da dinâmica do meio ambiente relacionando-os com outras áreas do saber; Avaliar os processos de produção no intuito de identificar e implementar procedimentos para minimização e reciclagem de resíduos; Coletar amostras de água, ar, resíduos sólidos e solo, interpretando os resultados de análises físicas, químicas e biológicas; Realizar o tratamento de águas, efluentes líquidos, emissões atmosféricas e resíduos sólidos e sua disposição adequada; Auxiliar na elaboração de estudos de impacto ambiental (EIA/RIMA); Auxiliar na elaboração e implantação de sistemas de gestão ambiental.

3 Possibilidades de Atuação
O Técnico em Meio Ambiente poderá atuar em: Instituições públicas e privadas, além do terceiro setor Estações de tratamento de resíduos Unidades de conservação ambiental Atividades específicas: Coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais. Colaborar na elaboração de laudos, relatórios e estudos ambientais. Auxiliar na elaboração, acompanhamento e execução de sistemas de gestão ambiental. Atuar na organização de programas de educação ambiental, de conservação e preservação de recursos naturais, de redução, reúso e reciclagem. Identificar as intervenções ambientais, analisa suas consequências e operacionaliza a execução de ações para preservação, conservação, otimização, minimização e remediação dos seus efeitos.

4 Perfil do Curso O Curso Técnico em Meio Ambiente será desenvolvido com a carga horária de horas/aula (900 horas/relógio), distribuída em 2 semestres letivos, sendo acrescidas 400 horas/aula (300 horas/relógio), destinadas ao estágio supervisionado obrigatório, previsto no projeto pedagógico do curso. O curso Técnico em Meio Ambiente contempla disciplinas que agregam ferramental acadêmico científico para aprimorar o letramento, a compreensão e a produção técnica, bem como disciplinas que objetivam proporcionar conhecimentos básicos sobre as questões ambientais. Os componentes curriculares específicos tratam de aspectos relativos à preservação e conservação ambiental, da implementação de sistemas de gestão ambiental, da otimização quanto ao uso de recursos e do controle e tratamento de efluentes líquidos, ar e resíduos sólidos.

5 Representação Gráfica

6 O Estágio Supervisionado
O estágio curricular é parte integrante e obrigatória para a obtenção do diploma de Técnico em Meio Ambiente, constituindo-se em etapa fundamental na formação do aluno, integrando a formação profissional e o mercado de trabalho. Os critérios estabelecidos para a realização do estágio curricular estão em acordo com a Lei de 2008: o aluno poderá iniciar o estágio após ter concluído com aproveitamento o primeiro semestre do curso e estiver matriculado e cursando as competências de um dos semestres subsequentes; o estágio poderá ser realizado em instituições e empresas públicas e privadas, incluindo a própria Instituição. O Estágio Curricular é prática pedagógica realizada sob orientação de professor e supervisão da instituição pública ou privada que acolhe o estudante. É o professor orientador que realiza a avaliação do estágio baseado no acompanhamento contínuo do aluno através de documentos de avaliação definidos pelo próprio curso e aprovados pelo Conselho da Escola. Nos casos em que o aluno não atinge os objetivos do estágio o mesmo deve ser realizado novamente, após realização de matrícula.

7 Como Participar do Processo Seletivo
Realização das inscrições pela Internet, através do site 05/12/2010 Realização da prova objetiva Formas de ingresso 16 vagas: nota do ENEM 2010 16 vagas: prova do IFRS Mais informações no EDITAL Nº 26 ( Veja mais em:


Carregar ppt "Curso Técnico em Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google