A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva"— Transcrição da apresentação:

1 Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva
Profª Drª. Gladys Amelia Velez Benito

2 Ministério de Educação - MEC
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP O Inep conduz todo o sistema de avaliação de cursos superiores no País, produzindo indicadores e um sistema de informações que subsidia tanto o processo de regulamentação, exercido pelo MEC, como garante transparência dos dados sobre qualidade da educação superior a toda sociedade.

3 MEC - INEP Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.

4 MEC - INEP As avaliações feitas pelas comissões de avaliadores designadas pelo Inep caracterizam-se pela visita in loco aos cursos e instituições públicas e privadas e se destinam a verificar as condições de ensino, em especial aquelas relativas ao perfil do corpo docente, as instalações físicas e a organização didático-pedagógica.

5 DIMENSÕES AVALIADAS NOS CURSOS:
MEC - INEP DIMENSÕES AVALIADAS NOS CURSOS: 1. Organização Didático - Pedagógica 2. Corpo Docente e Tutorial 3. Infraestrutura 4. Legislação

6 Considerações a serem contempladas para a Regulamentação de Curso graduação SC:
Curso sem Diretriz específica a ser seguida pelos cursos SC; Matriz curricular com diversos eixos teóricos da área de Saúde Coletiva, Gestão, Ciências sociais, Políticas públicas, Ciências ambientais, Ciências biológicas, etc.; Práticas, vivências, etc. com diversos enfoques e tendências teóricas; Estágio Curricular Supervisionado presente ou não, com diversa carga horária; Estágios extracurriculares com diversos enfoques;

7 Considerações a serem contempladas para a Regulamentação de Curso graduação SC:
Atividades complementares com múltiplas orientações; NDE – com discussões diversificadas e construções que identificam as áreas de estudo dos docentes do curso; Carga horária total dos cursos diversificada; Produção de docentes; Alunos com participação efetiva para conquista de espaços;

8 Considerações a serem contempladas para a Regulamentação de Curso graduação SC:
Interdisciplinaridade; Flexibilização curricular; Campos de práticas que oportunizem a interdisciplinaridade com o foco na Saúde Coletiva; Profissionais e/ou tutores que oportunizem desenvolvimento de competências de forma processual por grau de complexidade; Definição sobre o que se espera do processo ensino-aprendizagem nos diversos espaços e atividades de ensino, pesquisa e extensão.

9 Considerações sobre a Interdisciplinaridade nos cursos de Saúde Coletiva
Variações da Disciplinaridade; Interdisciplinaridade entre algumas disciplinas; Preocupação com a construção da Interdisciplinaridade.

10 Ponto a ser resolvido: Estabelecer Diretrizes Curriculares Básicas para a formação do bacharel em Saúde Coletiva, isto permitirá assegurar uma linha de área de conhecimento e garantir qualidade na formação do profissional.

11 Contato: gladys.benito@unila.edu.br
Obrigada Contato:


Carregar ppt "Regulamentação dos Cursos de Graduação em Saúde Coletiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google