A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências Robledo Lima Gil Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Microbiologia e Parasitologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências Robledo Lima Gil Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Microbiologia e Parasitologia."— Transcrição da apresentação:

1 Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências Robledo Lima Gil Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Microbiologia e Parasitologia Disciplina de Estágio Supervisionado II

2 Etapas – Ensino de Ciências Estágio Supervisionado I 68 HORAS Fase de Observação Estágio Supervisionado II 102 HORAS Fase de Observação Fase de Regência 7ª série6ª série5ª série8ª série Escola Sala de Aula

3 Fase de Observação Tem como objetivo a ambientalização dos estagiários com os procedimentos operacionais da unidade escolar para o desenvolvimento estágio supervisionado, bem como a interação com seus educandos. Planejamento (Ensino e Aula)

4 Planejamento 7ª série6ª série5ª série8ª série REALIDADE ESCOLAR REALIDADE DA SALA DE AULA Água, Solo e Ar. Seres Vivos. Corpo Humano. Química e Física.

5 Plano de Ensino Identificação IdentificaçãoEscola:Disciplina: Professor(a) titular: Número de alunos matriculados: Semestre: Número de semanas: Número de aulas: Carga horária total: Carga horária semanal: Horário:Sala:Estagiário(a):

6 Plano de Ensino Objetivos Objetivos Objetivos conceituais: definição dos conteúdos mínimos e seus objetivos; Objetivos procedimentais: definição das atividades metodológicas propostas e seus objetivos; Ex.: trabalhar em grupo; elaborar e testar hipóteses; elaborar sínteses de pesquisas em livros; construir modelos biológicos, etc. Objetivos atitudinais: definição de valores/atitudes a serem alcançados e seus objetivos; Ex.: ser solidário e cooperativo com os colegas; respeitar a opinião dos colegas; atuar de forma responsável frente às questões ambientais, prevenir contra DSTs, etc.

7 Plano de Ensino Cronograma Cronograma Datas e conteúdos a serem trabalhados; Critérios de avaliação Critérios de avaliação Estratégias de avaliação e seus respectivos valores; Referências Referências Que serão utilizadas nas aulas e nas pesquisas para as aulas;

8 Plano de Aula Identificação IdentificaçãoEscola:Disciplina: Professor(a) titular: Número de alunos matriculados: Semestre:Horário:Sala:Estagiário(a):

9 Plano de Aula Objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais Objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais Critérios de avaliação (se houver) Critérios de avaliação (se houver) Estratégias de avaliação e seus respectivos valores; Referências Referências Que serão utilizadas nas aulas e nas pesquisas para as aulas; Observações Observações Referentes ao ocorrido em sala de aula). Reflexões.

10 Fase de Regência Responsabilidade do estagiário; Trabalho coletivo com o professor orientador (universidade) e o professor titular (escola); As atividades para a Fase de Regência consolidam- se na elaboração e execução dos respectivos Planos de Ensino e Planos de Aula em conformidade com o Planejamento de Ensino da unidade escolar onde se efetua o estágio.


Carregar ppt "Estágio Supervisionado II – Ensino de Ciências Robledo Lima Gil Universidade Federal de Pelotas Instituto de Biologia Departamento de Microbiologia e Parasitologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google