A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES"— Transcrição da apresentação:

1 CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES
ANÁLISE DA PROPOSTA CURRICULAR CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES

2 A rede pública estadual de Educação Profissional tem se consolidado como política pública de estado, hoje temos 355 estabelecimentos, em 184 municípios com 53 cursos que ofertam Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Formação de Docentes.

3 Para o ano de 2014, o foco para a Educação Profissional no estado serão ações de excelência. Como norteadores dessas ações teremos 4 indicadores: Gestão Educacional, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Avaliação e Infraestrutura e recursos pedagógicos.

4 GESTÃO EDUCACIONAL Uma das ações a discussão do currículo. Neste cenário, estamos sugerindo que os estabelecimentos de ensino organizem seus tempos e espaços escolares para discutir o Currículo, representado na Educação Profissional Técnica de Nível Médio - pelos Planos de Curso e na Formação de Docentes - pela Proposta Curricular.

5 ORIENTAÇÕES PARA ANÁLISES
DOS CURRÍCULOS

6 1. Aspectos pedagógicos:
O direito do aluno em aprender; O trabalho como princípio educativo; A pesquisa como princípio metodológico; A constituição legal dos Eixos Tecnológicos; O perfil estabelecido para o curso; A legislação vigente pertinente da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e da Formação de Docentes; A forma disciplinar materializada nos planos de curso para a Educação Profissional e Proposta Curricular da Formação de Docentes;

7 h) Sobreposição de conteúdos entre as disciplinas.
i) A matriz curricular é parte integrante do Plano de Curso ou Proposta Curricular, e não deve ser analisada separadamente. 2. Aspectos administrativos/operacionais: Alteração de nome de disciplina (caso seja identificado a necessidade de alteração de nome da disciplina consultar o DET se já não existem nomes próximos); Atendimento a legislação vigente quanto a carga horária das disciplinas e total do curso;

8 PLANO DE CURSO – CURSOS TÉCNICOS
É a organização de um conjunto de matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição educacional, durante o período de duração de um curso. Segundo Vasconcellos (1995, p. 117), esse tipo de plano é a "sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade". 

9 PROPOSTA CURRICULAR FORMAÇÃO DE DOCENTES
É um construto histórico o que reflete as transformações decorrentes da organização e econômica, política e legal de uma sociedade em um determinado momento. Socialmente determinada, ela implica que a sua elaboração e pratica sejam concretizadas em processos educativos que correspondem ás finalidades sócio-educativas derivadas da realidade social e do desenvolvimento científico-tecnológico.

10 ENCAMINHAMENTOS Os Núcleos Regionais e as escolas terão até o dia 13 de dezembro de 2013 para realizar suas contribuições por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no link.

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22 PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Estabelecimento: Município: Forma Integrada Implantação gradativa a parti do ano: Turno: Carga Horária: Módulo: 40 Organização: Seriada DISCIPLINAS Séries Hora/Aula Hora T P 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 TOTAL: 25 4.000 3.333 Estágio Profissional Supervisionado Obs: Em cumprimento a Lei Federal n.º de 2005 e a Instrução 004/10 SUED/SEED, o ensino da Língua _______________, será ofertado pelo Centro de Língua Estrangeira Moderna – CELEM no próprio estabelecimento de ensino, sendo a matrícula facultativa ao alunos.

23 PROPOSTA DE MATRIZ CURRICULAR ENSINO MÉDIO SUBSEQUENTE
Estabelecimento: Município: Forma Subsequente Implantação gradativa a parti do ano: Turno: Carga Horária: Módulo: 20 Organização: Semestral DISCIPLINAS Semestres Hora/Aula Hora T P 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 TOTAL: Estágio Profissional Supervisionado

24 Propostas de momentos para estudo:
Formação e Ação (04/11); Hora-atividade concentrada; Grupos de estudos; Outros espaços e tempos que as escolas definam; Reunião com DET/NRE (de 29/11 – 14:00 – local a confirmar);

25 Inscrições no Sistec; Divulgação dos cursos; Prazo para entrega a Relação dos Alunos com CGM e Formulário de Abertura de Turmas – prazo 19/11 ou antes; Turmas subsequentes envio do Formulário e Relação de alunos – prazo 15/01/14; Cuidar com datas dos Atos Legais; Notas Fiscais.


Carregar ppt "CURSOS TÉCNICOS DE NÍVEL MÉDIO E FORMAÇÃO DE DOCENTES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google