A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ciclo de Reuniões APIMECs/ABAMEC Bradesco 2003.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ciclo de Reuniões APIMECs/ABAMEC Bradesco 2003."— Transcrição da apresentação:

1 1 Ciclo de Reuniões APIMECs/ABAMEC Bradesco 2003

2 2 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia A Agenda APIMEC Bradesco 2003

3 3 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia

4 4 Highlights de Resultados Resultado Bruto da Intermediação Financeira 1S021S03 % 3.3574.58936,7 R$ Milhões Lucro Líquido (3.738) (3.738) (4.455) (4.455)19,2 Receitas de Prestação de Serviços 1.7862.093 17,2 Despesas de Pessoal e Administrativas Resultado Operacional Resultado não Operacional 1.1561.99972,9 (10)(777)7.670,0 9041.02713,6

5 5 Evolução dos Ativos 154,5 142,8 110,1 94,9 80,3 39,6% 37,3% 40,3% 41,0% 41,3% 34,3% 41,0% 40,4% 35,6% 34,3% 0 20 40 60 80 100 120 140 160 19992000200120021S03 R$ Bilhões Ativos Totais TVM e Aplicações Interfinanceiras Carteira de Crédito

6 6 R$ 52.576 Milhões Grandes Empresas 44,4 PME 28,6 1S02 Pessoas Físicas 27,0 Carteira de Crédito PME 29,2 Grandes Empresas 43,6 Pessoas Físicas 27,2 R$ 53.048 Milhões 1S03 % %

7 7 * Fonte: Banco Central do Brasil * Fonte: Banco Central do Brasil Qualidade da Carteira Bradesco Privado * Financeiro * Ratings AA-C / Carteira de Crédito 91,1 90,8 87,5 90,2 89,5 1S021S03 86,7 %

8 8 52.576 (6.518) (2.461) (1.572) 42.025 3.992 7.031 53.048 R$ Milhões Crédito Total no 1S02 CréditosLiquidados Baixas contra Provisão Apropriação de Receitas e Variação de Saldo dos Devedores do 1S02 Saldo dos Devedores Remanescentes do 1S02 Créditos Oriundos de Aquisições (BBV) Novosdevedores Crédito Total no 1S03 -12,4%-4,7%-3,0%20,1% 7,6% 13,4% 0,9% Movimentação da Carteira entre 1S02 e 1S03

9 9 Rating AA - C D - H TOTAL Devedoresremanescentes desde 1S02 Carteira de Crédito no 1S03 NovosDevedores entre 1S02 e 1S03 entre 1S02 e 1S03 Novos Devedores por Aquisição entre 1S02 e 1S03 (BBV) 37.49989,2 4.526 10,8 42.025100,0 6.60694,0 425 6,0 7.031100,0 3.72793,4 265 6,6 3.992100,0 47.83290,2 5.216 9,8 53.048100,0 R$ Milhões % Evolução da Carteira de Crédito em 1 Ano %

10 10 2T023T024T021T032T03 Provisão Específica Provisão Genérica Provisão Excedente 3.529 3.8183.6654.1093.902 63,2% 48,8% 55,7%53,0% 49,8% 28,6%33,2% 29,6% 8,2% 19,9% 11,1% 13,8%20,6% 31,3% Provisão para Crédito R$ Milhões

11 11 Tipo Pessoa Física Pessoa Jurídica Total Geral Saldo1S02 14.209 38.367 52.576 9,4 3,0 4,7 PerdaLíquida% 14.406 38.642 53.048 Saldo1S03 11,8 6,2 7,7 PDD% 1,26 2,07 1,64 Índice de Cobertura Margem para Cobertura de Perdas R$ Milhões

12 12 Recursos Captados 140,2 120,6 100,1 89,5 75,0 40,5% 46,7% 41,0% 40,8% 46,3% 59,5% 53,3% 59,0% 59,2% 53,7% 0 20 40 60 80 100 120 140 160 19992000200120021S03 Total de Recursos Captados Depósitos Totais Fundos e Carteiras Administradas R$ Bilhões

13 13 À Vista 43,2 36,5 1S03 20,3 Poupança A Prazo % À Vista 42,8 37,2 Interfinanceiro 1S02 19,7 0,3 Poupança A Prazo % Abertura dos Depósitos

14 14 BRAM Institucionais Corporate Private Perfil dos Clientes Rede 40,5 % 47,2 7,0 2,9 Outros 2,4 Ativos Administrados R$ Bilhões 49,9 70,0 1S021S03 Fonte: ANBID Clientes e Ativos Administrados 1S03

15 15 Melhor Administradora de Recursos pela Revista Exame FGV - Fundação Getúlio Vargas 20022003Critério BRAM Varejo Alavancados Ações Multiriscos Renda Fixa Atacado Cambiais Fundos 5 Estrelas Varejo Alavancados Ações Multiriscos Renda Fixa Atacado Cambiais Fundos 5 Estrelas 1º 5º 2º 10º 6º 4º 11 1º 5º 2º 10º 6º 4º 11 1º 2º 4º 5º 6º 19 1º 2º 4º 5º 6º 19

16 16 2000 20012002 1S03 Alavancagem 8.189 10.875 15.922 14.396 7.55912.0988.72810.027 630 2.147 4.369 3.824 R$ Milhões Excedente do PL PL Mínimo Obrigatório

17 17 Mínimo Obrigatório Nacional - 11% Mínimo Obrigatório Internacional - 8% Alavancagem 11,9% 13,8% 15,8% 14,5% 2000200120021S03 Índice de Basiléia Bradesco

18 18 US$ Bilhões 6,2 6,5 1S021S03 2,0 2,7 1S021S03 9,8%12,2% Área Internacional US$ Bilhões Fonte: Banco Central do Brasil MarketShare 21,4%19,1% MarketShare Exportação Importação

19 19 1.248 1.200 1.225 868 1.587 19992000200120021S03 Área Internacional US$ Milhões Emissões Externas

20 20 Seguros, Previdência e Capitalização Auto / RE 18,7 Prêmios Totais: R$ 4,3 Bilhões Saúde26,6 Capitalização9,9 Vida e Previdência 44,8 Provisões Técnicas: R$ 15,2 Bilhões % Provisões Técnicas: R$ 22,7 Bilhões Prêmios Totais: R$ 5,7 Bilhões % 1S02 1S03 Capitalização9,7 Auto / RE 17,0 Saúde22,2 Vida e Previdência 51,1

21 21 Grupo Segurador Índice Combinado Ampliado Índice Combinado 104,8 100,3 102,3 102,0 106,9 99,1 94,6 95,4 91,8 96,7 19992000200120021S03 %

22 22 1S03 Diversificação de Receitas Resultado da Intermediação - Financeiras Resultado da Intermediação - Financeiras 54,1% 54,1% Resultado da Intermediação e Operacional - Seguros 14,7% Conta Corrente 7,6% Rendas de Cartão 5,9% Cobrança 4,2% Administração de Fundos 3,6% Outras Receitas de Prestação de Serviços 6,0% Operações de Crédito 3,9%

23 23 Funcionários X Índice de Eficiência Funcionários X Índice de Eficiência 78,1 74,4 65,7 65,8 63,5 57,7% 60,5% 54,3% 54,6% 55,6% 50 55 60 65 70 75 80 19992000200120021S03 Índice de Eficiência Funcionários Milhares

24 24 2 o Grau 33% Superior 66% Outros 1% Formação Recursos Humanos 1S03 Idade Média - 32,4 anos Tempo Médio - 9,6 anos

25 25 Treinet: Início em 2000 203 Mil Participantes até o 1S03 203 Mil Participantes até o 1S03 * Investimentos Anualizados Investimento em Treinamento 100,0 170,6 217,6 288,2 352,9 1999200020012002 1S03 * Índice Base 100

26 26 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia

27 27 Rentabilidade 17,1% 18,6% 22,2% 17,4% 16,3% 1,4% 1,4% 2,0% 1,3% 0,0 5,0 10,0 15,0 20,0 25,0 19992000200120021S03 0,0 1,0 2,0 3,0 4,0 5,0 ROA ROE 1,4%

28 28 Valor de Mercado 1,4 1,4 1,8 2,5 2,3 13,3 17,4 16,2 15,1 15,8 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 19992000200120021S03 5 10 15 20 R$ Bilhões Valor de Mercado Preço / Valor Patrimonial (PN)

29 29 Liquidez * ONs + PNs ** ADRs Equivalentes em PNs 23.481 25.648 19.746 13.313 11.781 5.103 36.794 37.429 24.849 20.433 11.275 0 5.000 10.000 15.000 20.000 25.000 30.000 35.000 40.000 19992000200120021S03 R$ Milhares Bovespa * NYSE ** Total Volume Médio Diário 6,1%5,8%13,9% Participação nos Índices Ibovespa IBX 50 IGC

30 30 Remuneração aos Acionistas 856 779 849 947 633 4,1% 6,3% 5,2% 5,6% 6,5% 0 200 400 600 800 1.000 19992000200120021S03 R$ Milhões Retorno em Dividendos Dividendos Pagos e Provisionados Dividendo Mínimo estatutário de 30% Dividendo mensal desde 1970 Majoração do Dividendo mensal em 20% em março de 2003

31 31 Aumentos de Capital Aumento de Capital por Subscrição Preço da Subscrição (R$) - A Valor de Mercado (R$)* - B Ganho Potencial Subscrição – (B)/(A) % Subscrito pelos Acionistas R$ Milhões 199920002002 4667,0011,9170,1%94,64017,5010,6842,4%95,45017,509,8331,1%95,1 * Média das Ações ON e PN

32 32 Reaplicação de Dividendos desde 1984 Compra de Ações Programada via SANA desde 1993 Início das Operações via SANA em 1993 Compra Mensal Programada via Agências desde 1994 Fomento ao Pequeno Investidor

33 33 2 Conselheiros Independentes com Reconhecimento Internacional Comissão de Divulgação e Certificação Governança Corporativa em 2003 Código de Ética

34 34 190 296 1S021S03 615 610 1S021S03 Reuniões com Analistas Contatos Telefônicos + 56% 906 Atendimentos a Analistas no 1 S03 -0,8% Governança Corporativa

35 35 ESTATÍSTICAS 2003* Novidades RI *Dados referentes ao 1S03 Governança Corporativa Site de Relações com Investidores

36 36 Prêmios

37 37 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia

38 38 Agências PABs e PAEs Correspondentes Total de Pontos de Venda 3.3621.9362.885 8.183 21.491 ATMs Rede de Atendimento Maior Rede Privada de Atendimento do Brasil

39 39 13,8 Milhões 6,5 Milhões 28,7 Milhões 8,9 Milhões 2,7 Milhões Clientes de Contas Correntes de Cartões de Crédito de Contas Poupança de Segurados de Quotistas de Fundos

40 40 Banco Private Clientes Bradesco Corporate Banco Prime Bradesco Empresas Bradesco Consórcios Banco Postal Finasa Bradesco(Varejo) Segmentação

41 41 Início em: Público Alvo: Missão: Apoio/Parceria dos Bancos BBVA, BES e UFJ 1999 Empresas com mais de R$ 180 milhões de faturamento anual (1.159 Grupos presentes no País) Atender às necessidades dos clientes, desenvolvendo um relacionamento de longo prazo de forma ética, criativa e em equilíbrio com os interesses dos acionistas

42 42 Vendas / Originação: Consultoria / Distribuição: - Corporate: 21 Setores - Agribusiness: Açúcar, Álcool e Café - Asian Desk: Empresas com Capital Asiático - Euro Desk: Empresas com Capital Europeu - Mercado de Capitais e Operações Estruturadas

43 43 Head Count: Diferenciação: - Originação: 87 RMs - Estruturação: 60 analistas / consultores - Número de Grupos por RM: 8 - Melhor Banco de Relacionamento (PIF-USP) - Maior Penetração no Mercado-alvo: 79% (PIF-USP) - Cash Management (Líder) - Entre os 3 Maiores do Mercado de Capitais

44 44 Início em: Público Alvo: Quantidade de Gerentes de Relacionamento: 35 Agências Empresas 70 Agências, 400 Gerentes de Relacionamento e 18 mil Clientes Empresas com Faturamento entre R$ 15 e R$ 180 Milhões por ano 250 Estrutura: Principais Objetivos Propostos: 2002

45 45 Início em: Público Alvo: Gerentes: São Paulo e Rio de Janeiro Completo Portfolio de Produtos e Serviços tanto na Área Interna como Externa Pessoa Física com mais de R$ 1 milhão em Investimentos 70 Estrutura: Atuação: 2000

46 46 Início em: 2003 Início em: 2003 Público-Alvo: - clientes com renda a partir de R$ 4 mil ou com investimentos a partir de R$ 50 mil Público-Alvo: - clientes com renda a partir de R$ 4 mil ou com investimentos a partir de R$ 50 mil Gerentes de Relacionamento: 561 Gerentes de Relacionamento: 561 Estrutura: 110 agências (220-230 no final de 2004) Estrutura: 110 agências (220-230 no final de 2004) Produtos e Serviços Diferenciados: Produtos e Serviços Diferenciados: consultor on-line de investimentos site de internet exclusivo serviço de courrier

47 47 Rede de Agências Banco Postal Call Center ShopFácil Parcerias Estratégicas DistribuidoresFabricantes Convênios e Acordos Revendas e Lojas de Veículos Redes de Lojas Conveniadas Parcerias Estratégicas Clientes Correntistas e Não Correntistas Clientes do Ponto de Venda Base de Clientes Financiamento ao Consumo

48 48 Financiamentos CDC FINAME LEASING FINAMELEASING Veículos Novos e Usados Veículos Novos e Usados Caminhões e Tratores Caminhões e Tratores Máquinas e Equipamentos Máquinas e Equipamentos Bens de Consumo e Serviços Bens de Consumo e Serviços Consumo e Produção

49 49 8.183 de Pontos de Vendas Nichos 14.336 Pontos de Venda Assistidos 1 Milhão de Clientes Administrados Base de Clientes Segmentados (Agilidade e Escala) Especialização em Produtos Customizados Foco nos Pontos de Venda e Entendimento do Mercado Diferenciais Estratégicos Diferenciais Estratégicos

50 50 Produto1SO2 LEASING 16,5% 1SO3 16,6% BNDES 13,7% 15,3% CDC 15,7% 18,8% Participações de Mercado

51 51 Consórcio Início das Vendas em Janeiro de 2003 R$ 1 bilhão de Faturamento 31.000 Cotas Vendidas e 841 Contemplados Evolução do Faturamento R$ Milhões 1.010,5 810,4 599,0 388,5 196,1 0 200 400 600 800 1.000 1.200 Jan/03Fev/03Mar/03Abr/03Mai/03Jun/03

52 52 Banco Postal Perfil da Renda (R$) 59,2% 19,0% 12,2% 6,0% 3,6% 240 241 - 400 401 - 800 801 - 1600 > 1601 Público-Alvo = 45 milhões de pessoas Milhares Contas-Correntes (Acumulado) 582 432 310 213 99 0 100 200 300 400 500 600 700 Jun/02Set/02Dez/02Mar/03Jun/03

53 53 Serviços Captação de Cobrança e Recebíveis X PIB Captação de Cobrança e Recebíveis X PIB 21,3% do PIB 132,0 169,8 1SO21SO3 +28,6% 22,9% do PIB R$ Bilhões Pag For + 43,9% 133,7 92,9 1S021S03 R$ Bilhões 52,4 45,5 1S021S03 Arrecadações + 15,2% R$ Bilhões

54 54 Faturamento no 1S03 de R$ 4,7 bilhões ( +24,5% comparado com o 1S02) 16% de Market Share dos cartões Visa e Mastercard ( 14% em junho de 2002) 22,6% de evolução na Base de cartões ( R$ 394 milhões de Receita de Prestação de Serviços) Participação de 39% na Visanet Cartões de Crédito

55 55 Cartões de Débito Faturamento no 1S03 de R$ 2,7 bilhões ( +61,5% no ano) Base de 30,4 milhões de unidades (crescimento de 3,9 milhões em 1 ano) Crescimento do Ticket Médio: +40,8% (migração de talão de cheque)

56 56 Investimentos em Tecnologia 4,9 44 48 150 84 548 573 695 797 408 285 613 509 227 215 768 844 1.252 1.560 777 0 500 1.000 1.500 2.000 19992000200120021S03 Telecomunicações Informática Infra-Estrutura Total R$ Milhões

57 57 1S03 Transmissão Eletrônica 14,6 Canal Telefônico 12,5 Débito Automático 1,9 Internet Banking 9,6 Auto Atendimento 43,8 Agências 17,6 Mais de 82% de Transações Eletrônicas Utilização de Canais %

58 58 2 Sites: Santa Cecília Santa Cecília Osasco Osasco 68 Praças com Telefones de Acesso Local Derivação para Derivação para Atendimento Humano nos Sites Santa Cecília e Osasco e Osasco 2,7 Milhões de Usuários Atendimento Eletrônico: 76,1% das Transações R$ 2,6 Bilhões em Operações Canal Telefônico

59 59 1.444 máquinas 7,0 milhões de Transações 850 máquinas 3,6 milhões de Transações 2.656 máquinas 16,5 milhões de Transações 13.959 máquinas 80,6 milhões de Transações 2.582 máquinas 9,3 milhões de Transações Centro-Oeste Norte Nordeste Sudeste Sul Rede de 21.491 Máquinas 5.845 Pontos Assistidos no Território Nacional R$ 90,7 Bilhões em Operações ATMs

60 60 R$ 14,8 Bilhões em Operações 5,3 Milhões de Clientes Ativos 41,4% dos Clientes PF dos Clientes PF11% dos Clientes PJ dos Clientes PJ Internet Banking

61 61 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia

62 62 Fonte: * BNDES (dados até Julho de 2003) * * Banco Central do Brasil(dados até Junho de 2003) Fomentar o Crédito R$ 1,9 bilhão 11,3% em Financiamentos Imobiliários de Participação de Mercado ** em Financiamentos Rurais 16,8% R$ 4,0 bilhões de Participação de Mercado ** em Repasses do BNDES 14,8% de Participação de Mercado * R$ 1,2 bilhão

63 63 Pessoa Física Possuir Saldo Médio Inferior a R$ 1.000 Microempreendedores Não Possuir Empréstimos Superiores a R$ 10.000 Recursos Alocados R$ 220 Milhões Canais de Distribuição Prioritariamente 201 Agências Pioneiras e 919 Correspondentes do Banco Postal Pessoa Física Máximo R$ 500, Prazo de 4 a 12 Meses e Taxa de 2% a.m. Microempreendedores Máximo R$ 1.000, Prazo de 4 a 12 Meses e Taxa de 2% a.m. Prestação Mínima R$ 20 Fomentar o Crédito Exigências da Resolução 3109 Política Bradesco no Microcrédito

64 64 1,6 2,4 2,1 1,8 1,7 156,6% 103,4% 95,0% 116,4% 159,1% 0,0 0,5 1,0 1,5 2,0 2,5 3,0 19992000200120021S03 Impostos e Contribuições Pagos e Provisionados Impostos e Contribuições Pagos e Provisionados / Lucro Líquido Impostos x Lucros R$ Bilhões

65 65 Um Projeto do Tamanho do Brasil Núcleos de Formação de Mão-de-Obra Rural Escolas da Fundação Bradesco Distrito Federal Proporcionar a formação educacional de crianças, jovens e adultos, sobretudo aos mais carentes, através da instalação de Unidades Escolares em regiões de acentuadas desigualdades socioeconômicas Proporcionar a formação educacional de crianças, jovens e adultos, sobretudo aos mais carentes, através da instalação de Unidades Escolares em regiões de acentuadas desigualdades socioeconômicas

66 66 R$ 112,1 milhões Aplicados em 2001 Principais Números R$ 123,3 milhões Aplicados em 2002 R$ 128,9 milhões Previstos para 2003 39 Escolas Atendendo todos os Estados Brasileiros 103.322 Alunos Assistidos em 2002 105.152 Alunos Previstos para 2003 91,0% dos Alunos Pertencem à Comunidade

67 67 Mais de 15 Anos de Apoio ao Esporte 1988 - Basquete Feminino 1993 - Vôlei Feminino 1996 - Iniciação Esportiva para Crianças e Formação Esportiva para Jovens e Meninas Equipes Femininas de Basquete e Vôlei em Todas Categorias (Equipe Adulta apenas de Vôlei) Estrutura Atual 160 Atletas 81 Núcleos de Formação Esportiva que atendem 4.300 Meninas de 10 a 15 anos

68 68 Apoio a Cultura Reforma do Teatro TUCA – Pontifícia Universidade Católica (PUC) Reforma da Basílica do Santuário de Aparecida do Norte Restauração da Catedral da Sé VI e VII Edições do Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita Publicação e distribuição de Livros em Braile (Fundação Dorina Nowill) Orquestra Sinfônica Brasileira

69 69 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia

70 70 O Bradesco Gestão de Riscos e Compliance possui Diretoria Estatutária atuando de Forma Independente das Áreas Operacionais, de Crédito e de Negócios Eleito o melhor Banco da América Latina em Gestão de Riscos, no ano de 2002, pela Global Finance Promover e viabilizar a gestão integrada e transparente dos Riscos e Controles inerentes às atividades da Organização, zelando pela conformidade dos processos de forma independente e consolidada Missão

71 71 1 – Risco de Mercado e Liquidez 1 – Risco de Mercado e Liquidez 2 – Risco de Crédito 2 – Risco de Crédito 3 – Risco Operacional 4 – Compliance Responsabilidades

72 72 Política conservadora, com limites definidos pela Diretoria Executiva Metodologia: VaR (Nível de Confiança = 97,5%) Visão Consolidada Risco de Mercado Acompanhamento da Liquidez dos Instrumentos Financeiros utilizados, incorporando possíveis impactos no Modelo de VaR Acompanhamento da Liquidez dos Instrumentos Financeiros utilizados, incorporando possíveis impactos no Modelo de VaR

73 73 Risco de Crédito Monitorar os Ativos e o Processo de Crédito Desenvolver e aprimorar Modelos de mensuração de Risco de Crédito Avaliar o Retorno Ajustado ao Risco de Crédito, permitindo a Alocação de Capital Adequada ao Risco

74 74 Implementar o Modelo Avançado (AMA) Administrar Riscos por Área de Negócio Proporcionar maior Competitividade decorrente da Eficiência Operacional Obter menor Impacto na Alocação de Capital Risco Operacional

75 75 Compliance Assegurar a conformidade com Leis e Regulamentos Avaliar a efetividade dos Controles em Relação aos Riscos Garantir a Transparência e a Qualidade das Informações Monitorar e analisar as Transações Financeiras, sob o Prisma da Prevenção à “Lavagem” de Dinheiro, com Base em Sistema Proprietário Garantir conformidade à Política e Normas Corporativas de Segurança da Informação

76 76 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia

77

78 78 A Agenda APIMEC Bradesco 2003 Principais Destaques Investidores Sociedade Gestão de Riscos Clientes Estratégia

79 79 Ambiente Econômico Incorporações Segmentação Governança Corporativa Aquisições Eficiência Operacional

80 80 Ambiente Econômico Incorporações Segmentação Governança Corporativa Aquisições Eficiência Operacional

81 81 Ciclo de Reuniões APIMECs/ABAMEC Bradesco 2003


Carregar ppt "1 Ciclo de Reuniões APIMECs/ABAMEC Bradesco 2003."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google