A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917."— Transcrição da apresentação:

1 A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917

2 ANTECEDENTES GERAIS: Absolutismo (Czar Nicolau II).
País mais atrasado da Europa. Ausência de liberdades individuais. Igreja Ortodoxa monopolizava o ensino e possuía privilégios. Concentração fundiária Camponeses explorados de forma quase feudal. Poucas indústrias (capital estrangeiro da BEL, FRA, ALE e ING).

3

4 Movimento oposicionista (desde fins do século XIX):
Niilistas (anarquistas) – prática de atentados. Partido Socialista-Revolucionário (1901) – composto por camponeses e intelectuais. POSDR – Partido Operário Social Democrata Russo (1898) – formado por intelectuais.

5 Coroação de Nicolau II

6 A REVOLUÇÃO DE 1905: O ENSAIO GERAL
RUS X JAP* (posse da Coréia e da Manchúria). Crise de abastecimento, inflação, greves “Domingo Sangrento” (jan/1905). Massacre de populares pela polícia czarista (OKHRANA). Insurreições em vários pontos do país (camponeses, outras nacionalidades e militares – Encouraçado Potemkin). Repressão violenta do czar. Manifesto Czarista (outubro) – proposta de regime representativo por meio da DUMA (parlamento).

7 Domingo Sangrento

8

9

10

11 Ana e Olga

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21 A RÚSSIA E A I GUERRA MUNDIAL: Muitos soldados. Táticas antigas
A RÚSSIA E A I GUERRA MUNDIAL: Muitos soldados. Táticas antigas. Comando ineficiente. Pouca aparelhagem. Abastecimento precário. RESULTADO: DERROTAS CONSTANTES

22 RESULTADO... Czar perde o controle sobre o país: incompetência, burocracia dispendiosa e inoperante. Misticismo causa maior descrédito do czar sobre o povo (Rasputin). Crise econômica. Mais de 5 milhões de mortos (guerra, fome, doenças...). Czar é deposto (fev/1917).

23 A REVOLUÇÃO DE FEVEREIRO DE 1917
Revolução menchevique. Fase liberal-burguesa. DUMA (controlada pelo Kadet). Soviete de Petrogrado (controlado pelos Mencheviques e Socialistas-Revolucionários). Garantia das liberdades fundamentais do cidadão: direito de expressão e associação.. A REVOLUÇÃO DE

24

25 Redução da jornada de trabalho (8 horas).
Liberdade de imprensa. Anistia aos presos e exilados políticos e permissão para o regresso dos exilados ao país. Fracassos militares. Kerênsky (menchevique) assume o controle da Duma

26 Lênin retorna do exílio – TESES DE ABRIL: pregava a formação de uma república dos sovietes (comitês políticos formados por operários, soldados e camponeses rebeldes. Defendia também a nacionalização dos bancos e da propriedade particular. Seus lemas principais eram: -“Paz, terra e pão”. “Todo o poder aos sovietes”. Formação da Guarda Vermelha (Trótsky).

27

28

29

30 A revolução de OUTUBRO (1917) E O GOVERNO DE LÊNIN (1917 – 1924):
Bolcheviques no poder. Lênin no comando do país. – Rússia sai da guerra: Lênin agiu rápidamente para retirar a Rússia da 1ª Guerra Mundial. Acordo de paz com a Alemanha (Brest-Litovski): Rússia perde a polõnia, Finlândia , Estônia, Letônia e Lituânia.

31 Trotsky negociando a saída
da Rússia da guerra

32 Reforma agrária - Confisco das propriedades privadas muitas propriedades, num total de 150 milhões de hectares, foram, foram confiscadas dos nobres e da Igreja Ortodoxa, sem nenhuma indenização. Estatização da economia – o novo governo passou a intervir na economia do país, nacionalizando diversas empresas (bancos, fábricas)

33 Guerra civil (1917 – 1921): VERMELHOS (bolcheviques + sovietes + camponeses).* X BRANCOS (mencheviques + latifundiários + Igreja Ortodoxa + czaristas + potências estrangeiras). Comunismo de Guerra: centralização da produção, requisição agrícola forçada, eliminação da economia de mercado. Brancos são derrotados – potências estrangeiras impõe o chamado “cordão sanitário” (isolamento) à RUS.

34 Palácio Imperial transformado em hospital durante a guerra civil

35 NEP (Nova Política Econômica) – 1921 – 1928
Plano de recuperação da economia russa. Introdução de elementos capitalistas (provisórios e parciais), conciliados com base socialista. “Um passo para trás para dar dois passos para frente”. (Lenin)

36 Comércio livre de produtos agrícolas.
Recuperação parcial do país. 1922: país adota o nome de URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Pequenas e médias empresas (até 20 funcionários).

37

38 Liberdade de comércio interno
Liberdade de salários Criação de empresas privadas Empréstimo de capitais estrangeiros

39 real russa foi assassinada
Quarto onde a família real russa foi assassinada 16 de julho de 1918, em Ekaterinburgo, nos Urais.

40 Lênin e Stalin 1919

41 1922 1923

42 FUNERAIS DE LENINE 1924

43 corpo de Lênin

44 PARA VER O MAUSOLEU DE LENIN
RUSSOS FAZEM FILA PARA VER O MAUSOLEU DE LENIN

45 Stalin nos funerais de Lênin

46 Mausoléu de Lênin em 1950

47 Mausoléo de Lênin/2005

48 A disputa pelo poder TRÓTSKY – Revolução Permanente X
STÁLIN – Socialismo em um só país.*

49 O STALINISMO (1924 – 1953): Ditadura totalitária.
Eliminação da oposição. Expurgos, prisões e torturas TRÓTSKY: Assassinado a mando de Stálin no México em 1940.

50 Lênin e Stalin Stalin

51 Funeral da Família Real
da Rússia (1999)

52

53 Nove dos onze corpos remanescentes  do massacre dos Romanovs foram encontrados em 1991 em uma floresta desolada dos Montes Urais, fora de Ekaterimburg. Da família real, dois esqueletos jamais foram encontrados: Alexei, o filho único do czar (circula uma versão que afirma que ele teria sido poupado,  vindo a morrer 1977) e uma filha, que os cientistas acreditam ser Maria.  Isso possivelmente ocorreu porque os assassinos precisaram testar a combustão dos cadáveres, o que foi provavelmente feito com os corpos de Alexei e Maria, porém não com os demais.

54 Os ossos de Anastácia também foram encontrados - segundo os cientistas que realizaram o exame de DNA - junto com os demais. De fato, a localização fora realizada em 1977, por um cinegrafista russo, que porém guardou segredo por temer por sua segurança pessoal. E isso parece coincidir com a demolição da  casa em Ekaterimburg onde os Romanovs foram assassinados. Sessenta anos passados após o assassinato da família real russa e os comunistas ainda reagiam como se tivesse ocorrido no mês anterior!


Carregar ppt "A REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google