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Lançamento PHARMACY PRO 7 Uelbes Mattos Gerente Comercial.

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1 Lançamento PHARMACY PRO 7 Uelbes Mattos Gerente Comercial

2 A EMPRESA

3 ( Application Lifecicle Management )
TECNOLOGIA Desenvolvimento Modelo ALM ( Application Lifecicle Management ) ( Gerência de Requisitos ) Manutenção Têndência de Mercado Sugestões de Clientes (buscar conhecer e documentar as necessidades do usuário e seus pleitos de satisfação). Disponibilidade Tecnológica Exigências Fiscais

4 PRODUTOS C&S Pharmacy Central Pharmacy Pro 7 Ph Central Ph Loja Loja 1
Matriz Ph Central Retaguarda Frente de Loja Televendas

5 TECNOLOGIA

6 TECNOLOGIA Linguagem de Programação Banco de Dados Open Source
( Delphi 7 ) Banco de Dados Open Source Firebird Ambiente Operacional (Servidor) Linux

7

8 Regras de competitividade
no cenário atual. 1 – Como está o mercado 2 – Problemas do segmento 3 – Habilidades e capacidades tornam a empresa singular AGORA ? AMANHÃ ? 4 – Bases das suas vantagens competitivas 5 – Concorrentes 6 – Origem das margens 7 – MIX de produtos 8 – Quem são os Clientes

9 O novo perfil das drogarias
 Novas exigências na administração de uma drogaria.  Auto serviço, televendas, vendas de produtos de conveniência, entregas em domicícilio  Novos recursos tecnológicos adequados à modernidade  Novas regras de competitividade e rentabilidade do negócio  Clientes mais exigentes  Como ingressar e ter sucesso nessa nova era ?

10 FOCO DE VENDAS DO PHARMACY
ESTOQUES CREDIÁRIO ATENDIMENTO AO CLIENTE

11 DESAFIOS Análise dos estoques
-   Quando os produtos são cadastrados, eles recebem a classificação “L” (lançamento) e ficarão com esta classificação durante 4 períodos (semanas) até que ele tenha um histórico de venda. Produtos que não são vendidos durante 12 períodos receberão a classificação “N” (venda zero) Neste caso, estes produtos não entrarão mais na sugestão de reposição. Caso voltem a vender o sistema os classificará de acordo com sua venda -          Basicamente a classificação é feita pela capacidade de giro e/ou pela participação na composição do faturamento     Existem duas tabelas no Pharmacy que fazem o controle destas classificações A classe volume classifica os produtos de acordo com o seu giro. A classe valor é a responsável pela classificação dos produtos de acordo com sua participação no faturamento. -   Motivos:   Sazonalidade e propaganda: A propaganda médica é muito agressiva e rápida, ela muda o receituário muito facilmente e nos outros produtos, existe a propaganda em revistas e televisão; -          Lançamentos quase diários de novos produtos concorrentes mais modernos, em novas apresentações, genéricos, etc. Solução:    O Pharmacy é, com certeza, a melhor ferramenta de gestão de estoques para drogarias e tornou possível estes instrumentos de gestão desde suas primeiras edições, além de adequá-los a realidade do negócio drogaria, também colocou o assunto numa linguagem de fácil entendimento para o segmento. -    Seja de uma loja ou de uma rede de drogarias, o perfil de estoques é modificado quase diariamente. Cada produto tem uma classificação ABC, que muda o tempo todo. Em função disto são necessárias mudanças semanais nos critérios de compra, armazenagem e precificação dos produtos. -   Você sabia ? * 5% dos itens  50% de faturamento * 15% dos itens  35 % de faturamento Ou seja , * 20 % dos itens  85% de faturamento -   Você sabia ? * 40% dos itens  15% de faturamento * 40% dos itens  0 % de faturamento Ou seja , * 80 % dos itens  15% de faturamento

12 ( em muitos itens faltam estoques e em outros sobram).
DESAFIOS Nível dos estoques X Faltas :  Comprometimento de até 30% da real capacidade de vendas por falta de produtos ou mix inadequado.  Perdas de produtos por validade, quando compra-se além do necessário.  Níveis de estoques muito distorcidos da real capacidade de vendas das drogarias, ( em muitos itens faltam estoques e em outros sobram). Motivos:  Número médio de itens numa drogaria no Brasil é de 6.000  Não existem informações atualizadas e confiáveis sobre o desempenho de cada produto  Capital de giro X estocagem de produtos de baixo giro (70% dos itens vendidos em drogarias);       

13 SOLUÇÃO O Pharmacy é um sistema especializado para gestão dos estoques em farmácias e drogarias. A partir do registro de cada venda, semanalmente gera-se um histórico detalhado das 12 últimas semanas de cada produto. Com essas informações, o sistema calcula a DEMANDA MÁXIMA para cada produto, ou seja, a quantidade ideal a ser mantida na prateleira, sem excessos e sem faltas ... Com Pharmacy você fica sabendo quem é campeão de estoque ou de prateleira

14 -     O comprador ainda define o padrão de duração do estoque, ou seja, o número em dias de estoque de trabalho ( ET ) (para suportar as vendas normais) e estoque de segurança ( ES ) (para suportar alguma eventualidade) que ele quer trabalhar, de acordo com o perfil de abastecimento X giro de cada produto;’ -     O cálculo da Demanda Máxima é automática e os índices gerenciais são atualizados semanalmente. - O comprador também determina qual o ponto de pedido de um produto, ou seja, quando um produto entrará na sugestão de compras do sistema. Existem várias condições: ( X ) produto sob encomenda (só é comprado através de inclusão manual em pedido de reposição); ( D ) reposição da diferença entre estoque e demanda máxima; quando o estoque estiver a 70% ou a 50% da demanda máxima; quando estiver no estoque de segurança ou quando o estoque estiver zerado;

15 modificar sua administração
Como o Pharmacy pode modificar sua administração 1 -Administrar produto a produto. não falta nenhuma informação sobre o produto . Nada falta, nada sobra 2 - Acertar o mix de produtos segundo seu ponto de venda ( Shopping, Centro, Bairro, Avenida, Galeria) 3- Tecnologia que só a C&S detém garante o estoque ideal  o valor ideal é o que corresponde com a demanda de cada produto – ( DM = Qtd de um produto para que eu esteja abastecido dele por 1 período que eu determinar ). 4 – Como conhecer a demanda? Sabendo o nº de consumidores / período de compras. 5 – Porque é o melhor gerenciamento? porque a tecnologia de fazer essa conta não é qualquer um que faz isso, requer um conhecimento. 6 – Qual é o produto que nunca falta nas farmácias que NÃO USAM o PHARMACY ? R –“ESTAMOS EM FALTA”, toda farmácia que não usa PHARMACY tem esse “ produto “ 7 – Qual é o produto que nunca falta nas farmácias que USAM o PHARMACY ? R –“PERFEITAMENTE”, toda farmácia que USA PHARMACY tem esse “ produto “ 8 – ECF x TEF  Outros programas informatizam sua loja para o fisco ganhar dinheiro PHARMACY informatiza sua loja para VOCÊ ganhar dinheiro.

16 DRUGSTORE - DESAFIOS  - MOTIVO  - SOLUÇÃO 
Com o advento do “drugstore” , foi preciso uma especialização da gestão, variando a mesma conforme departamento e seção de cada produto. - MOTIVO   Nos últimos anos, as drogarias têm ampliado em muito o MIX de produtos. Com a expansão das vendas desse novo MIX, nasceu uma preocupação para o gestor da drogaria: como compor gôndolas atraentes, sem formar estoques acima das necessidades ? - SOLUÇÃO    O Pharmacy passou e passa por modificações constantes para a devida adequação ao advento do “drugstore”. Para cada grupo de produtos, existe uma política diferente de abastecimento, armazenamento e composição de gôndolas. Para cada uma, o usuário encontra no Pharmacy as melhores ferramentas: Curva ABC Estoque ideal; Índice de faltas; Inventário; Redução de perdas por validade; Reposição; Análise dos estoques; Cadastro de produto por departamento, seção linha e vários outros agrupamentos

17 GERÊNCIA POR PRODUTO Seção Linha Classe Departamento Medicamento
Perfumaria Mercearia Higiene Bebidas Genéricos Beleza Fermentados Benazepril Captopril Enalapril Destilados Tratamento Anti-Hipertensivos Maquilagem Enlatados Psicotrópicos Fraldas Éticos Geriátricas Infantil

18 CAPTOPRIL 2 ANTI-HIPERTENSIVO LISTA NEGATIVA NÃO EXIGE RETENÇÃO

19 -  Visualização Gráfica da relação do Estoque Real (20) X Estoque Ideal (04)

20 - Esta área do cadastro do produto é destinada à fotografia do produto
- Esta área do cadastro do produto é destinada à fotografia do produto. Esta imagem estará disponível na tela de vendas no balcão e no televendas e também pode ser associada à imagens de produtos que podem ser oferecidos como venda adicional (diurético) , lista de promoções, receitas etc...

21 ATUALIZAÇÃO DE PREÇOS - DESAFIO
1 -As drogarias não informatizadas ou informatizadas com sistema sem um mecanismo eficaz para atualização de preços sofrem com vários problemas relacionados à precificação de seus produtos: - Manter os preços dos produtos controlados pelo governo atualizados; - Precificar os produtos não controlados pelo governo; - Criar uma política de preços competitivos sem perder dinheiro. - MOTIVO   1 - Não dispor de informações e métodos confiáveis sobre de seus custos. - SOLUÇÃO    Atualização através de arquivos fornecidos pelo principaisdistribuidores e revistas de preços (disquete ou Internet); - No momento da entrada de mercadorias; - Através de atribuição percentual para todos os produtos ou determinado grupo; - Através de listagem, manualmente.

22 PEDIDOS - DESAFIO 1 - Compra-se muito mais do que realmente é necessário, comprometendo o capital de giro e aumentando as faltas dos produtos de maior giro e maior participação no faturamento 2 - Desempenho do comprador: Inexistência de instrumento eficaz para verificar se há produtos com nível de estoque abaixo ou acima da demanda e com isto medir o desempenho em compras - MOTIVO   1 - Processo de compras é bastante rudimentar / Desconhecimento do desempenho de cada produto quantidade alta de produtos de baixo giro / Estoque mínimo 2 - Todos os profissionais de uma empresa, precisam de indicadores de resultados. - SOLUÇÃO    1 - Com o Pharmacy, a qualquer momento do dia, o comprador conhece as necessidades de reposição de produtos pelos critérios que definir e só senta com o fornecedor para negociar. Poderá listar a reposição de um produto, produtos de um determinado fabricante, produtos de maior giro, de maior participação no faturamento, produtos para uma eventual promoção, etc. 2 - Com o Pharmacy, compradores e diretores passam a ter ferramenta eficaz para aferir o desempenho em compras. Por meio da totalização da demanda e do estoque é possível analisar quais os produtos que estão com seus estoques fora do padrão.

23 - O pedido pode ser feito manualmente de forma simples e rápida
-  O pedido pode ser feito manualmente de forma simples e rápida. Todos os dados da nota são informados na mesma tela -  Pode-se usar preço de custo ou de vendas e ainda atualizar os preços no sistema quando da entrada na NF -  A inclusão pode ser feita pelo código PH, cod de barras, cod do distribuidor contido na NF ou pelo nome. -  O desconto pode ser em % ou em R$ -  Para os pedidos feitos por cod de barras, pode-se escolher a digitação da quantidade ou não. Este recurso possibilita a redução de erros a zero. -  A alteração ou inclusão dos itens pedidos pode ser feita antes ou depois da chegada dos produtos.

24 -  Será levado em conta : Demanda X estoque -  O pedido pode ser feito de forma automática. Basta a definição prévia dos critérios de pesquisa. O PHARMACY faz todo o trabalho duro. X Duração dos estoques X Opção de Demanda.

25 Itens do Pedido  Uma relação com todos os itens do pedido estará disponível para ser manipulada. Pode-se alterar quantidades e preços, excluir itens, exporta-lo para a distribuidora conveniente, importar espelho da nota fiscal, receber a relação dos produtos que estão em falta naquela distribuidora e exportar novamente para outra distribuidora. O usuário do PHARMACY só fica em falta de produto se houver desabastecimento no mercado. Tudo isso de forma prática, rápida e econômica  Com PHARMACY o gestor passa a repor estoques e após 12 semanas de uso, tem total capacidade de não comprometer nunca mais de 2% da sua real capacidade de venda. A correção dos estoques para níveis ideais vai variar, em tempo e em esforços, de acordo com a qualidade dos estoques antes da informatização.

26 GESTÃO DE VENDAS Convênios Clientes Preferenciais PBM À Vista Cartões

27 Convênio ( Empresa )

28 CONVÊNIOS - CENÁRIO  Atualmente 50% das vendas das drogarias, em média, são à prazo. O mercado já sinalizou há bastante tempo a tendência de crescimento continuado das vendas a crédito (em especial para os medicamentos), sejam destinadas para funcionários de empresas conveniadas, de associações, de governos ou para clientes preferenciais (fiado) Vender (quase sempre a preço cheio)  entregar  fechar fatura  receber Ter convênio era quase um favor que se fazia para as empresas.

29 - Tendências  Era assim  não é mais
CONVÊNIOS - Tendências  Era assim  não é mais - Existe disputa predatória pelos convênios entre farmácias ? ( GUERRA ) - Exige-se maior nível de prestação de serviços e de diferenciais competitivos para atender este mercado ? Entrega, descontos, posto avançado dentro das empresas, flexibilidade para pagamento (concorrência com o parcelamento do Cartão de Crédito ) - Administrar convênio deixa de ser um simples fechar fatura e receber no fim do mês. - PHARMACY é muito mais que um gerador de lista, é um aliado. Oferece muitos diferenciais:

30 - Tendências  Era assim  não é mais
CONVÊNIOS - Tendências  Era assim  não é mais - PHARMACY: Flexibiliza negociações Melhora a prestação de serviços Protege o empresário A empresa continua competitiva. - Diferentes tabelas de desconto possíveis para um mesmo produto, - Diferentes formas de atender que o mercado exige (parcelamento, refinanciamento, entrega ) - Reflete perfeitamente as negociações: drogaria / empresa - PHARMACY REPRESENTA UMA PROTEÇÃO PARA SUA EMPRESA

31 -  Para atender as exigências do mercado, o PHARMACY dispõe de um conjunto sofisticado, mas de fácil manipulação, de parametrizações que permitem definir praticamente todos os tipos de regras comerciais. -   O processo de emissão é simples e oferece várias opções -   Possibilidade de parcelamento das vendas para clientes cadastrados com a opção de pagamento da primeira parcela à vista ou não; Imprime o cupom de débitos com informações detalhadas das parcelas no plano de pagamento;

32 -   Os demonstrativos e boletas podem ser configurados de diferentes formas: totalizado por cliente, totalizado por cliente e cupom, totalizado por cliente, cupom e produto, opção para cálculo de juros para pagamento até o dia atual ou para uma data futura, informada pelo usuário

33 -   Na tela de atendimento define-se os produtos através de código de barras, nome ou código PH, descontos que podem ser automáticos ou manuais, a navegação poder ser feita pelo mouse ou somente pelo teclado através de teclas de atalho.

34 -   O acesso ao cadastro da empresa é simples, rápido e fácil

35 -   O acesso aos dados do cliente é rápido e pode ser feito de 5 formas diferentes :
Código do cartão, CPF, telefone, Matrícula na empresa conveniada, Nome

36 -   As informações financeiras da negociação, como descontos, acréscimos etc, estão disponíveis na tela do atendimento de forma organizada e resumida.

37 -   Uma tela de segurança trás as informações resumidas que foram gravadas no servidor. Esta tela é a garantia que a venda foi gravada com segurança.

38 FECHAMENTO DE CONVÊNIOS
-    Após o fechamento, o PHARMACY fornece uma riqueza de detalhes: * Dados da conta recebimento que foi gerada e implementada no fluxo de caixa como recebimento previsto e ainda não realizado. -    Após o fechamento, o PHARMACY fornece uma riqueza de detalhes: * Relação detalhada de todos os clientes daquela empresa que compraram no período fechado. -    Após o fechamento, o PHARMACY fornece uma riqueza de detalhes: * Relação de todas as saídas e produtos movimentado por cada cliente no período fechado. Essas informações estarão disponíveis no extrato demonstrativo. -    Após o fechamento, o PHARMACY fornece uma riqueza de detalhes: * Relação de clientes e valores movimentados individualmente. -    Após o fechamento, o PHARMACY fornece uma riqueza de detalhes: * Quantidade de saídas no período * Unidades vendidas * Valores e descontos praticados -    O PHARMACY fornece uma relação com das empresas com fechamento previsto para as datas configuradas no campo “indicadores “. Para cada empresa selecionada no campo à esquerda, aparecerá uma série de informações no detalhe à direita. Esse procedimento visa evitar erros e re-trabalho. -    O processo é simples e seguro -   O fechamento pode ser feito para uma ou várias empresas ao mesmo tempo. É possível antecipar ou adiar a data dos fechamentos de acordo com conveniências (solicitação da empresa, finais de semana, feriados etc)

39 EMISSÃO DE BOLETAS -    Os fechamentos das contas, a emissão de extratos e a boleta de cobrança para envio aos clientes são feitos de acordo com a necessidade das partes: 15 dias, 30 dias, etc. -   Antes da impressão é possível configurar preferências e visualizar os dados que serão impressos. -  A emissão de boletas é individual por cliente e por empresa. Para conforto dos clientes, muitas drogarias adotam este recurso. Após o fechamento do convênio, o usuário poderá emitir boletas de cobrança ou demonstrativos. - Constam na boleta:   A razão social da drogaria; O valor a pagar e a data de vencimento; - É detalhado ainda o valor de correção diária, multa, quitação mínima, informações sobre contas já vencidas e não quitadas, emissão de comprovantes para pagamento.

40 Preferencial ( Fiado )

41 CLIENTES PREFERENCIAIS
Gerência de clientes que se equipara ao gerenciamento de cartão de crédito. É muito mais que uma ficha de compras do período  porque tem cliente a cliente  a vida dele ( Perfil ), ( DBM ), ( CRM ) Gera a base de dados Telemarketing ativo  plano de fidelização Possibilita o cartão próprio  identificação da drogaria)

42 -    O PHARMACY permite que se configure negociações diferentes para cada perfil de venda
-    O vendedor preenche os campos de acordo com o que foi negociado com o cliente na hora da venda. A forma de pagamento contempla inúmeras possibilidades -    O PHARMACY gera as parcelas com as datas programadas e acréscimo financeiro ( quando previsto ). -    Define-se a Modalidade de Pagamento a ser trabalhada -    Neste caso, o NÚMERO DE PARCELAS é definido pelo vendedor na hora do atendimento, devendo respeitar o limite máximo de 6 X -    A forma de buscar o cliente e a Modalidade de Pagamento é a mesma para todas as vendas. -    Exemplo de venda para clientes que podem comprar fiado e pagar em até 6 vezes com a 1ª parcela para 10 dias.

43 REFINANCIAMENTO A partir da conta gerada pela venda, é
O Nº de parcelas originará novas contas que podem ser ajustadas nos valores e vencimentos A partir da conta gerada pela venda, é possível fazer a quitação integral, parcial ou REFINANCIAR REFINANCIAMENTO

44 o controle é feito através de contas recebimentos, ao efetuar
uma venda, ela se transforma em uma conta recebimento. É possível trabalhar com fechamentosde períodos (similar ao cartão de crédito )ou aniversário de cada conta

45 FECHAMENTO DE PREFERENCIAIS
-    Como nos convênios, o sistema de fechamento é simples, rápido e seguro -    O PHARMACY fornece uma relação com as Modalidade de saída com fechamento previsto para as datas configuradas no campo “indicadores “. Para cada seleção no campo à esquerda, aparecerá uma série de informações no detalhe à direita. Esse procedimento visa evitar erros e re-trabalho.

46 PBM

47 PBM  Conceito : Plano de Benefício de Medicamentos - Como Funciona :
PBM Credencia : =Vários Laboratórios =Vários Planos de saúde =Várias Drogarias =Vários Beneficiários ( funcionários de empresas ) Proposta => ( Exemplo ) administrar a saúde de todos os empregados do Mc Donald´s. Ü O rémedio é vendido com X% de desconto para os funcionários. Ü O plano de saúde credenciado oferece X% de desconto ( prescreverá o remédio de laboratórios credenciados). Ü O laboratório vende p/ drogarias credenciadas com preço diferenciado Ü Dividi-se o dinheiro que sobra entre PBM e empresa ( que pode repassar ao empregado )

48 PBM CONSEQUÊNCIA DESTE EXEMPLO :  O beneficiado parou de decidir onde comprar o remédio. O Mc Donald´s e a PBM é quem decidem: o Remédio, a Farmácia e o Plano de saúde - Pharmacy é o programa que compatibiliza com a PBM. O cliente Pharmacy está em condições de firmar o convênio com PBM e não perder dinheiro. - A proposta é formar uma grande rede de pequenas drogarias em todo Brasil. - A C&S está muito atenta a esse assunto. Estamos negociando com todas - A PBM só juntou o SH grande - tem que ser SH grande para estar neste mundo. -Tudo que se pensa em convênio, fiado e PBM  PHARMACY TEM

49  Todos estão previstos no PHARMACY
PREVEMOS TODAS AS POSSIBILIDADES - Quer vender : =Convênio? =Fiado? =PBM?  Todos estão previstos no PHARMACY Porque? A C&S se propõe a fazer tudo que muitos tentaram e não conseguiram. Vinculamos o produto ao cliente no atendimento, no mesmo lugar ( Balcão -Televendas ). Não é um registrador de saída  é um gerador de negócios => porque permite análise do histórico de Produtos X Clientes X Formas de Pagto X Desconto x Compras periódicas. Melhor gerenciamento  Ganhar $

50 Televendas

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53 GERÊNCIA POR ATENDIMENTO
Balcão Checkout Televendas

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57 -    O PHARMACY disponibiliza o perfil do cliente na tela de atendimento.

58 -    O Perfil do cliente é composto de informações análíticas
informações sintéticas Relação das vendas (cupons ) Relação dos produtos Valor das compras nos últimos 15 , 30, 60, 90, 180 e 360 dias -    O perfil ainda mosta a relação de produtos pelo nome fantasia (marca)

59 - classe terapêutica, ou seja, para que serve este produto
-    classe terapêutica, ou seja, para que serve este produto. Por exemplo, se alguém usa analgésico, antibiótico etc

60 -  Linha Genérica ou princípio ativo, ou seja, de que é composto este produto. Por exemplo, se alguém usa captopril ou capotem etc

61 - A consulta pode ser feita a partir do princípio ativo, no caso dos medicamento
- Se o produto já estiver na tela, pode-se solicitar a relação dos genéricos e similares ou produtos de marcas. -    O produto pode ser acessado pelo princípio ativo ou classe teratêutica

62 -    O mesmo conceito é usado para a classe terapêutica

63 -    Neste exemplo aparece uma relação de todos os produtos da classe terapêutica do AAS ADULTO, poderia aparecer também todos os genéricos e similares deste produto

64 - Da relação de produtos selecionados, ainda podemos ordenar por qualquer das colunas disponíveis.
Neste exemplo, informaremos ao cliente qual produto é mais barato, ordenando pelo preço

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67 FIM

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