A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ria slides Nascer! Quando está grávida a mãe é o refúgio e a defesa do bebé. Ele desenvolve-se em segredo, no interior do corpo dela. Será uma longa espera:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ria slides Nascer! Quando está grávida a mãe é o refúgio e a defesa do bebé. Ele desenvolve-se em segredo, no interior do corpo dela. Será uma longa espera:"— Transcrição da apresentação:

1

2 Ria slides Nascer! Quando está grávida a mãe é o refúgio e a defesa do bebé. Ele desenvolve-se em segredo, no interior do corpo dela. Será uma longa espera: nove meses. Durante nove meses, o bebé elaborou-se lentamente. Como um botão de rosa, no seu envoltório verde.

3 Ria slides Como uma avelã, na sua casca. Como uma castanha, no seu ouriço. Como um fruto. Como um pintainho, no seu ovo. Lentamente, misteriosamente, em silêncio, cresceram-lhe braços e pernas, como os peixes-cabeçudos que se tornam pequenas rãs.

4 Ria slides Eis que se formam pequeno rosto, as pálpebras, as narinas… Dedos róseos, com as suas unhinhas, surgem as mãos como estrelas. E por vezes até nascem cabelos. O bebé encontra-se bem aquecido, aconchegado durante todo esse tempo tão perto do coração da mãe, que nunca mais estará tanto.

5 Ria slides Está todo dobrado, quase parece uma bola; no entanto à vontade, como num berço fofo ou num tapete de espuma, pois a bolsa onde se encontra está cheia de líquido. E na verdade, encontra-se aí como um peixe na água!

6 Ria slides À medida que o bebé aumenta, vai aumentando também o ventre da mãe: é que o pequenino precisa de lugar!

7 Ria slides Não pode comer é claro. Também não pode respirar pelo nariz ou pela boca. Mas durante esses nove meses recebe tudo o que precisa para se alimentar e para viver, por meio de um canal que o liga à mãe – o cordão umbilical.

8 Ria slides Finalmente, ao fim de nove meses de espera, quando já está bastante forte para vir ao mundo e viver, o bebé nasce. Como uma flor que faz rebentar gomo verde, para abrir as pétalas ao Sol!

9 Ria slides Como crisálida que se transforma em borboleta e estende as asas matizadas para fora do casulo sedoso! Como um passarinho pipilante que quebra a casca do ovo. Quanto ao bebé. Escorregará lentamente para fora da bolsa que o contém.

10 Ria slides Abre os olhos à luz: e, porque eles nunca tinham visto, é esse o seu primeiro olhar. Ainda não distingue bem as coisas, mas há-de habituar-se depressa. Nasceu um novo pequeno ser!


Carregar ppt "Ria slides Nascer! Quando está grávida a mãe é o refúgio e a defesa do bebé. Ele desenvolve-se em segredo, no interior do corpo dela. Será uma longa espera:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google