A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mercúrio SÍMBOLO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mercúrio SÍMBOLO."— Transcrição da apresentação:

1 Mercúrio SÍMBOLO

2 CARACTERISTICAS Distância média ao sol em U.A: 0,39 UA
Distância média ao sol em km: km Período de translação: 88 dias terrestres Período de rotação: 59 dias terrestres Velocidade orbital: km/s Temperatura.: 427 ºC (dia) _ -170 ºC (noite) Diâmetro equatorial: 4878 km Nº de luas: 0 Nº de anéis: 0

3 Composição da sua atmosfera
Sabendo que este planeta é constituído essencialmente por metais, como o ferro, tem uma pequena camada gasosa a envolvê-lo constituída por: Hélio 42% Sódio 42% Oxigénio 15% Outros 1% Por isso, dizemos que é um planeta rochoso.

4 A sua superfície A sua superfície tem um aspecto árido e está cheia de crateras devido á queda de meteoritos, sendo esta a sua principal característica. A superfície de Mercúrio mostra um poder reflector ou Albedo de 7 % , isto é, muito parecido com um lunar. Nota: A maior cratera é Caloris Planitia que tem um diâmetro de 1300km.

5 Pode existir água em Mercúrio?
Podíamos supor que em Mercúrio não pode existir água em nenhuma forma. Tem pouquíssima atmosfera e é extremamente quente durante o dia, mas em 1991 cientistas captaram ondas de rádio vindas de Mercúrio e descobriram algumas invulgarmente brilhantes vindas do polo norte. O brilho aparente do polo norte poderia ser explicado por gelo na superfície ou logo abaixo. Mas é possível haver gelo em Mercúrio? Devido à rotação de Mercúrio ser quase perpendicular ao plano orbital, o polo norte vê sempre o sol um pouco acima do horizonte. O interior das crateras nunca está exposto ao Sol e os cientistas suspeitam que está a uma temperatura inferior a -161 C. Esta temperatura congelante pode ter água provinda de evaporação do interior do planeta, ou gelo trazido para o planeta resultante de impacto de cometas.

6 relevo Mercúrio, ainda geologicamente encontra-se morto há vários milhares de milhões de anos, mas apresenta sinais de ocorrência de grandes manifestações vulcânicas.

7 A origem do nome Mercúrio

8 Observações geofísicas do Mariner 10
Saber mais Observações geofísicas do Mariner 10 DO MARINER 10 SUGEREM QUE O PLANETA DEVE POSSUIR UM GRANDE NÚCLEO DE NIÍQUEL-FERRO, RODEADO POR UMA CROSTA DE SILICATOS. O NÚCLEO CENTRAL DO PLANETA PODERIA ESTAR EM ESTADO DE FUSÃO. O MARINER 10 TAMBÉM MEDIU UM DEBIL CAMPO MAGNETICO CUJA INTENSIDADEÉ DE APENAS 1 % COM RESPEITO AO DA TERRA. SEGUNDO ALGUNS ESTUDIOSOS, ESTARIA PRODUZIDO PELA MAGNETIZAÇAO PERMANENTE DAS ROCHAS QUE SE ENCONTRAM SOBRE O PLANETA.

9 Definições UA( unidade astronómica): serve para medir distâncias no sistema solar, sendo o seu valor de = 1 U.A. Movimento de translação: movimento de um planeta em torno do sol. Movimento de rotação: movimento de um planeta em torno de si próprio.

10 Trabalho realizado por:
Luís Peixoto – Nº 9 Fábio Caramalho – Nº 7 Turma: A Professor: Ano: 7º Carlos Rainha


Carregar ppt "Mercúrio SÍMBOLO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google